segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PowerPop : Manual de Sobrevivência , 1ª parte

Eis o manual de sobrevivência do Powerpop para o pessoal que esteja a dar os primeiros passos no mundo Power Pop , e que tenha como ambição ter a maior e melhor colecção de discos de vinil. Em Portugal dá para arranjar um estojo de primeiro socorros PowerPop , por que nos anos 70 o Power Pop mereceu algum apreço por parte das editoras tugas. Das edições portuguesas de vinil , há de tudo , desde o mais banal ao mais obscuro , do melhor que se editou ao pior que alguma vez se pode imaginar.Para ilustrar na perfeição o que se editou por cá , para além das fotos dos discos , ligações para fazer download dos mesmos e uma pequena biografia. Então cá vai :

(5/5)impossivel ; (4/5) mesmo raro ; (3/5) raro ; (2/5) aparece ; (1/5) aos magotes


++++The Records : ------Teenarama 7" 1979 (2/5) Virgin
-----Shades in bed LP 1979(1/5) Virgin http://www.gigasize.com/get.php/-1100028859/The_Records_-_1979_-_St.rar

----Crashes LP 1980(3/5) Virgin
-----Music on Both Side LP 1982(5/5) Virgin

....Os Records banda Inglesa , com ex. membros dos Kuursal Flyers (banda pub rock) , editam o 1ª single "Starry Eyes" em 1979 pela Virgin.Editam o 1ª Lp em 1979 "shades in Bed" do qual é extraido o 2ª single , "teenarama" que alcança algum sucesso.
Os Records não se podem queixar que passaram despercebidos em Portugal , isto por que grande parte da discografia dos Records foi editada em Portugal , se o "Shades in Bed" é fácil de encontrar já não se pode dizer o mesmo do 3º album "Music on Both Sides".



++The Now : ST 1979 Lp Belter (3/5) http://rapidshare.com/files/57610619/ppcnow79now.rar
password: password
----- Can You Fix Me Up With Her 7" 1979 (3/5)

.... The Now , banda com raizes em Nova Iorque , editam o único Lp em 1979 , com excelentes malhas de puro powerpop , dos melhores albuns a serem editados em Portugal.De referir que também foi editado o single suporte ao album.




++The Jags : Evening Standarts LP 1980 Island/Polygram (3/5) http://rapidshare.com/files/36661823/PVAc0048.rar password: PVAcblog

.... The Jags , autores de um dos maiores hits , "back of my hand" , ainda hoje essa malha derrete nos ouvidos , top dos tops.Editam o 1º lp em 1980 "Evening Standarts" , album que teve como pontos fortes os 2 singles , o Back of my hand e o party games. O lp dos Jags editado em Portugal não é muito comum de aparecer , mas com algumas idas às feiras e a lojas de 2ª mão pode ser que sejam bafejados pela sorte.







++++Searchers : ST 1980 LP (3/5) Sire /Nova
http://rapidshare.com/files/53550671/PVAc0179.rar
password:PVAcblog



Love Melodie's LP 1981 (3/5) Sire/Nova

....The Searchers esses mesmos do merseybeat dos anos 60 , mas num registo de powerpop de lagrima facil , depois do estrelato dos anos 60 , os Searchers voltam a ribalta pela mão da Sire , editam dois albuns com relativo sucesso.Em Portugal os dois Lp's da fase powerpiana foram editados , não sendo faceis de encontrar , mas também não se perde muito , excepto o Love Melodies que tem algumas musicas a lembrar o PowerPop que se fazia na altura nos Estados Unidos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

The Speedies : Something on My Mind



Speedies , s.f. : PowerPop de excelência. Prologo , Brooklyn , meados dos anos 70 , liceu , vontade de tocar , influencias nefastas : Punk , Glam , antro : CBGB .
1ª música composta "You need pop" , demonstrava já uma vontade de criar um estilo próprio , quer a nível musical e não só , também em outras vertentes culturais (entre outras coisas , uma imagem vincadamente Pop) , sempre ligado ao mundo do Powerpop .
1º concerto , foi num bar celebre de Nova Iorque , Max's Kansas city em 1978. Cresce o número de fãs , consequentemente , surge a necessidade de materializar a música , gravam o 1º single “Let Me Take Your Foto” , single que granjeou algum sucesso e mais tarde serviu de música de fundo a um anúncio publicitário da gigante HP.


Os Speedies conseguiram obter certo sucesso , quer fazendo as primeiras partes de bandas já conceituadas como o caso dos , The Jam , dos Undertones ... , tinham alguma aceitação por parte das rádios , chegando a ser transmitido em directo um concerto em Greenwich Village.
2º single , "Something on my Mind" , produzido por Clem Burker (Blondie) , um single de topo , quer lado A quer o lado B , "Time", são dois autênticos clássicos de Powerpop.
Tudo fazia crer que a banda iria despontar a sério , mas em 1981 , a banda é dissolvida.
Em 2005 a música “Let Me Take Your Photo” , fez parte da campanha publicitária a uma máquina fotográfica da HP , tendo "forçado" os Speedies a editar um álbum que reunia músicas antigas incluindo os dois singles anteriormente editados.


Speedies - Time


Speedies - let me take your photo


Speedies - Something on my mind

domingo, 9 de setembro de 2007

Fast Cars : PowerPop made in Manchester



Os Fast Cars , banda de Manchester conterrâneos de uns Buzzcocks (a comparação não foi feita à toa ) , voltam à lide discográfica , com o novíssimo album , "Well.... Started it!" a sair em Outubro.
Novíssimo só pela data , 2007 , porque no que se refere as músicas , estas mantém o selo de garantia vintage 1979 , tendo sido regravados alguns temas dos Fast Cars dos finais de 70 aos quais se juntam novas composições, num total de 11 músicas.
Para quem conheça o álbum anterior dos Fast Cars "Coming... ready or not" , de certeza que não vai ficar desiludido , é de esperar mais uma fornada de malhas de Powerpop com os devidos estilhaços Punk.A edição está a cargo da Detour Records.


http://modworld.free.fr/fastcars1.mp3 - Fast Cars " Kids just wanna Dance" mp3 - um clássico do PowerPop-Punk

domingo, 2 de setembro de 2007

Breaking Glass : Cinema New Wave




Hoje passam 10 anos sobre a morte da Lady Di , e o blog para não passar ao lado dessa efeméride dedica este post ao filme "Breaking Glass"de 1980. Dirão , mas que raio de associação , lady di com o filme Breaking Glass , pois , a ligação não é bem com a lady mas sim com o Dodi Fayed. Dodi Fayed que produziu um dos filmes de maior culto dos anos 80 com fortes ligações ao movimento Punk New Wave. Fortes ligações que se notam logo na Banda Sonora , saltando ao ouvido a excelente voz da Hazel O'connor num album que vai desde a balada mais lamecha "Will You" (mas que não deixa de ser de fino recorte) até a New Wave apunkalhada , "Blackman" , para mim uma das melhores banda sonoras feitas de raiz para um filme e um dos melhores albuns New Wave que se fizeram , qual Lene Lovich qual quê , Hazel O'connor é que é.


Falando do filme , a história centra-se na personagem Kate (interpretada pela Hazel) , que tem como objectivo de vida , seguir uma carreira na música.Por isso arranja um manager , o Danny , personagem essa interpretada por Phil Daniels (já com o quadrophenia no bucho , o homem estava em alta nessa altura para rodar filmes que depois se tornaram filmes de culto nos dias de hoje).
E o filme tem como enredo , todas as etapas musicais de Kate , desde a formação da banda (uma das sequências antológicas do filme , é o casting para formar a banda , onde aparece o Rat Scabies (baterista dos Damned) para ocupar o lugar de baterista , sendo rejeitado).
Continuando a percurso normal de cada banda , o filme retrata os primeiros concertos , outra cena do filme marcante , é um concerto num pub , em que aparecem uns skins dando origem a uma pequena riot. O filme conta ainda com a prestação de outro actor que tinha despontado com o filme Quadrophenia , Mark Wingett.

O filme chegou a passar num canal da tv cabo há uns bons anos , tive a sorte de ter gravado para k7 video , isto porque o DVD é um vê se te avias para arranjar.
Deixo uns quantos videos do filme , o intro , e o smash hit single , Eighth Day (nos bons tempos do canal VH1 , passava regularmente esse clip) , e como adereço ao post fica o cartaz publicitário que apareceu na imprensa portuguesa.