quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

1977.... no Elvis, Beatles or Rolling Stones.

Recentemente foi exibido na BBC um filme/documentário sobre os The Clash, não é "mais" um documentário biografico dos Clash, já que focaliza-se na transição de 1976 para 1977, fazendo-se valer de imagens até agora inéditas dos Clash. Mostra uma banda a dar os primeiros passos, a sentir o pulso de uma nova cena que estava a emergir, o Punk, logo o espectador tem acesso a imagens em bruto do surgimento da maior banda Punk. O filme é polvilhado por várias imagens de arquivo da época, que espelha um pouco o "enviroment" social inglês da época (1976-77). O assunto central do filme é o primeiro concerto de 1977 no Roxy Club, centro nevrálgico do Punk Londrino, que teve pouco tempo de vida (1976-78) mas o suficiente para ter deixado a sua marca, foram 100 dias que cravaram o Punk no centro das atenções. O filme tem o cunho do nosso conhecido Julian Temple, foi ele o autor original das filmagens dos Clash (concerto e bastidores...) que dão sumo ao filme. Em jeito de conclusão este filme é mais um documento a juntar a muitos sobre os Clash e sobre o Punk inglês, essencial.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Urban Cowboys, mais uns....

...que tentaram a sua sorte no mundo discográfico, sem grande sucesso aparente. Poderia compará-los com os.... ou com os... poderia dizer que recordam-me os... para evitar qualquer tipo de discurso repetitivo e rebuscado deixo o registo sonoro do tema "Keys to your Heart", não confundir com o tema dos 101'ers.
O single é de 1983, tem o cunho editorial da SRT, empresa/editora de prestação de serviços que prensou muita boa gente, todos aqueles que ficavam à porta das editoras majors e das indie's mais eminentes.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

The Message, uma mensagem de bom ano de 2015.

De regresso e logo no primeiro dia do ano de 2015, talvez um bom tónico para fazer renascer o blog. É altura de pegar num single que poucos conhecem. Lançando às feras em 1981, o single é obra dos The Message, ilustres desconhecidos, ingleses de gema da zona de Yorkshire. Os The Message foram uma das muitas bandas que utilizaram os préstimos da SRT (editora que merece menção no último numero do O Alfinete) para prensar o disco. O som praticado pelo grupo reflecte a tendência da época, um post-punk competente, com alguns bons rasgos no tema "Empty Promise", fazendo uso das inevitáveis comparações, meto os The Message na mesma sala de aula dos X-Defektors, dos Scars e dos Sabotage. À boa maneira DIY a capa é uma fotocópia num papel bem reforçado, há cópias onde alguns espaços em branco encontram-se pintalgados por caneta de feltro, já vi cópias em que impera o vermelho e noutras o azul. O disco tem o rótulo de raro, há quem peça uma fortuna por um exemplar, mas com alguma perseverança é possível que o encontre perdido no ebay e consiga-o por um preço bem razoável.


Formação dos The Message:


Norman: Guitarra; Dave: bateria; Mazz: baixo; James- voz.
https://www.youtube.com/watch?v=rEr0DPDC8Ro