quarta-feira, 27 de abril de 2011

The Madcatz, ao vivo 5ªfeira 28 Abril, Lisboa, rock'n'roll



Uma sugestão para amanhã, 5ªfeira, concerto dos The Madcatz, no Rock in Chiado, as 23 horas.


http://www.myspace.com/madcatzz



terça-feira, 26 de abril de 2011

Poly Styrene , Zé Leonel


Faleceu uma das figuras mais carismáticas do movimento Punk Inglês, Poly Styrene, vocalista dos X-Ray Spex, detentora de uma voz inconfundivel, Poly e os seus X-Ray Spex foram autores de músicas marcantes, "Oh Bondage Up Yours!" (a música mais conhecida pelo público em geral), "Identity", "Germ Free Adolescents".

E como uma noticia triste nunca vem só, Zé Leonel, ex. vocalista dos Xutos Pontapés e vocalista dos Ex Votos, faleceu na semana passada.


domingo, 24 de abril de 2011

Mabel , "Quem vê caras, não ouve Rock'n'Roll"


O velho ditado "quem vê caras..." podia aplicar-se à banda dinamarquesa "Mabel".
Banda cujo os seus membros ostentavam mullets de fazer inveja a muita gente, olhando para a capa do single de 1978, faziam temer que seria mais uma banda de soft-rock "pimba".

Se o tema título "Boom Boom" confirma as piores suspeitas, tema que representou a Dinamarca no fesival da Eurovisão de 1978.

Voltando o disco, o cenário já é outro, "FBI on the nail", é um cocktail de glam/rock'n'roll com powerpop, uma música que estaria mais bem enquadrada se tivesse sido gravada no período 1974-76.

Quem queira ouvir o single, siga o link: http://musiconvinyl.blogspot.com/2010/06/boom-boom-mabel.html
Como acrescento fica ainda um video:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Exile, 1977 sem taxas




1977, o ano da consolidação do movimento Punk, viu e ouviu um ep de uma banda escocesa, os Exile, uma das primeiras bandas Punk da escócia.


O fragmento em 45 velocidades continha 4 pedaços de Punk/pub-rock. Os Exile são mais uma prova do que o Pub-rock esteve intimamente ligado a explosão do Punk, uma das principais influências para as bandas que começavam a surgir em 1976 e 1977. Até porque muitas bandas conotadas com o Pub-rock renderam-se ao Punk, caso dos Kursaal Flyers.


Dos 4 temas, destaco a música "Fascist DJ", tema mais tarde incluido na colectanea "Nova Vaga", editada pela Warm Records.
















segunda-feira, 11 de abril de 2011

You - "The Night and Music" 1980

Seguem-se mais uns ilustres desconhecidos, com o nome um tanto banal e sem uma ponta de criatividade, You, pior nome para uma banda acho dificil. Os You gravaram um ep em 1980, 4 faixas que baloiçavam entre o punk e o post-punk, pendiam mais para o baloiço do post. Um género de Wire de marca branca, mas há uma música que consegue prender o ouvido, "Wreckers Song", a malha mais Punk do ep.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Johnny Throttle, Lisboa - reportagem


Estava aqui a pensar numa introdução ao concerto dos Johnny Throttle, e acho que o melhor é começar com a conclusão, e dizer que o concerto da passada 6ªfeira foi um dos melhores concertos de Punk-rock que Lisboa pôde assistir nos últimos tempos. (nota: disse "PUNK-ROCK" não confundir com sucedaneos de origem "duvidosa" do punk)


Com algum atraso, as portas lá se abriram, a banda de abertura os Sick Strippers, conseguiu agitar algum do seu público, com um indie-rock bem tocado.

Mas notava-se já alguma impaciência por parte de certo sector do público, a audiência andava perto das 120 pessoas, para que começa-se a actuação dos aguardados Johnny Throttle.

E passados uns minutos de intervalo, chega a altura de ouvir-se Punk-rock a sério, JT liderados pelo carismático Afonso, sempre em interacção com a linha da frente do público. Foram cerca de 45 minutos de pogo selvagem ao som de 3 acordes, houve ainda lugar a um encore.


Agora concluindo, Lisboa carece de noites assim, com verdadeiras bandas de punk-rock.

terça-feira, 29 de março de 2011

The Singles


Uma banda com um nome pouco original, The Singles, até podia ser sinónimo de música de fraca qualidade, mas não é o caso. The Singles eram provenientes da Irlanda do Norte, editaram em 1981 um excelente artefacto em 45 rotações, dois registos em que o powerpop chegar a ter assomos de punk.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Lime Wave, In the Gym



No seguimento do ultimo post, em que falei de uma banda bastante rara os The Form, hoje cabe a vez de falar sobre um dos segredos mais bem guardados do Powerpop Inglês, falo da banda In the Gym, que editaram o ultra raro(para não dizer impossível) single "Don't go slow" em 1981.
Mas para alguns sortudos, ambas as musicas do single, foram incorporadas numa colectanea "Lime Wave" de 1981, editada pela label alemã Woolfe Recs. Uma colectanea que vale pelas duas musicas dos In the Gym (ambas as musicas são de topo), e pelos Spoils of War, banda Oi! na linha de uns Blitz.

"Playing the Fool" - In the Gym

Deixo alguns link relacionados com os In the Gym:
http://www.ballroomglitz.co.uk/INTHEGYM.htm - biografia da banda
http://lowdownkids.blogspot.com/2009/07/in-gym-dont-go-slow.html - mp3 "Don't go slow"

quinta-feira, 17 de março de 2011

The Form - Watch Out, uma pérola perdida do Punk Inglês


Pouco ou nada sei sobre esta banda, os The Form, sei que editaram um ep em 1980, pela Elephant Records, as músicas que compõem este EP, Watch Out, Start Again e London Underground. Se o tema título "Watch Out" na sua parte inicial, lembra-me os Newtown Neurotics,os outros dois temas seguem a mesma linha de punk-rock.

Para ouvir o tema "Watch Out" nada melhor que ir ao blog "Turntable Revolution": http://turntablerevolution.blogspot.com/2010/02/watch-out_04.html

terça-feira, 8 de março de 2011

Paley Brothers, directamente para o salão de festas.


Aqui está um disco que poderia muito bem ser a banda sonora de um filme de Teenagers, passado no final dos anos 70.

Os Paley Brothers, como dá para depreender pelo nome, era uma banda composta por irmãos, neste caso dois, Andy e Jonathan, gravaram um único longa duração em 1978, hoje em dia um disco de culto dentro do espectro Powerpop.

O disco é composto por um sortido fino de músicas, onde pontificam as melódias dos anos 60, a influência dos Beach Boys vem logo à tona. A melhor sequência do album é o lado 2, quando começa a balada "Lovin eyes can't Lie", segue-se o tema mais dançavel "Come Out and Play" e acaba-se a rebolar no chão ao som "Down the Line", uma tripla que dava para por um baile de finalistas ao rubro.

Os Paley Brothers na sua curta carreira chegaram a gravar um tema com os Ramones "Come on Let's go" um tema puramente ramoniano. Com o fim dos PB os dois manos juntaram-se aos Nervous Eaters, banda punk de Boston.

"Come Out and Play"


"Ecstasy" 7"

sábado, 5 de março de 2011

The Dazzlers, os "Uk Subs" versão pop!



Que sentido faz, comparar os Uk Subs aos The Dazzlers? bandas que musicalmente estavam em extremos opostos, resposta simples, alguns dos elementos dos Dazzlers integram as fileiras dos Uk Subs, Steve Slack(baixo) e Rob Harper(bateria).
Os Dazzlers editaram uns quantos singles e um longa duração (produzido por Tommy Ramone), o realce vai todo para o single "Lovely Crash", a melhor faixa que os Dazzlers gravaram, um clássico com todas as letras, powerpop que fixa-se nos ouvidos quem nem mel, o lado B é outra boa composição dos Dazzlers.




terça-feira, 1 de março de 2011

Johnny Throttle ao vivo Hoje 6ªfeira Metropolis Club (Picoas) Lisboa

Hoje dia 01 de Abril (6ªfeira) - Lisboa , Metropolis Club - Johnny Throttle(UK-Punk rock), Centro Comercial Imaviz (metro Picoas) - 23horas , 02 de Abril (Sábado) - Loulé , Bafo de Baco Em relação ao concerto de Lisboa, no dia 1 de Abril, 6ªfeira, 23h, Metropolis Club(centro comercial Imaviz, zona Picoas, metro Picoas), Av Fontes Pereira de Melo nº35, entrada 7€ , 1ª parte: Sick Strippers , after-party: Dj Merton, Dj Rotten.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Suzanne Fellini, new wave em chamada em espera.


Suzanne Fellini, uma ilustre desconhecida, gravou um elepê em 1980, do lp foi extraído um single orelhudo "Love on the Phone", música confeccionada com todos os ingredientes para ter tocado nas rádios com frequência.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rebellion 2011, este ano é que é


O Rebellion deste ano promete ser o melhor de sempre, talvez se deva a comemoração dos 15 anos de festival, o festival chegou a ser conhecido inicialmente por "Holidays in the Sun" depois "Wasted". Alguns dos nomes já confirmados, são pesos pesados, Cock Sparrer, The Adicts, Damned, The Boys, Anti-Nowhere League, Slaughter and The Dogs, depois há bandas que voltaram às lides rock n rollianas, The Outcasts, Zips, Major Accident. Sem dúvida uma excelente oportunidade para ver e ouvir Punk à séria.
http://www.rebellionfestivals.com/

Fica o video de "Cranked Up Really High" dos míticos Slaughter and The Dogs, um dos melhores concertos, senão o melhor que tive o prazer de assistir no Rebellion 2010.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

HOJE: Festa Punk no Copenhagen- Cais Sodré, dia 19 Sábado


Festa PUNK lisbon's burning, Dj Merton, DJ Billy + DJ Johnny Punk , Sábado dia 19 de Fevereiro, a partir das 23horas até às 04 horas, entrada 1€, Bar Copenhagen, Cais Sodré, Rua de S. Paulo nº8.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Berlin - Over 21 , Dublin Powerpoppers


Os Berlin foram uma de entre muitas bandas que passaram fugazmente pelo mercado discografico, editaram dois singles e deram por terminada as operações.

Eram de Dublin, tiveram "pequenos" pontos altos na carreira, abriram para os The Clash e para os The Jam.

O primeiro single de 1979 "Over 21" foi editado em Portugal, as vendas foram modestas, mas é um disco não se pode considerar raro, um pormenor da edição Portuguesa que salta à vista, é a contracapa, que é diferente da edição Inglesa.
Musicalmente falando o single é composto por duas músicas com algum bom recorte tecnico dentro do powerpop, mas num universo onde pontificaram excelentes bandas de punk powerpop os Berlin perdem-se numa 2 divisão.

"Over 21"

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cartaz, Johnny Throttle, tour 2011 Portugal


Tour Portugal 2011, Johnny Throttle: 31 Março (5ªfeira) - Porto - Armazém do Chá , 1 de Abril(6ªfeira) - Lisboa - Metropolis(centro comercial Imaviz, Picoas) ; 2 de Abril (sábado) , Loulé - Bafo de Baco.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Johnny Throttle em Lisboa , dia 1 de Abril




Pode parecer que é mentira, pelo facto de ser dia 1 de Abril, mas é já uma verdade, Lisboa vai receber os Johnny Throttle no dia 1 de Abril.
O concerto será no Metropolis, e para além dos Johnny Throttle haverá uma banda a fazer a primeira parte e depois do concerto haverá Dj's, um deles será o escriba deste blog, aka Merton.
Por isso dia 1 de Abril será um dia a ter em conta para todos os fãs do bom punk-rock, a não perder, em breve mais novidades. Haverá mais duas datas em Portugal, em Loulé no dia 2 no Bar Bafo do Baco e no Porto Armazém do chá no dia 31 de Março.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Wire - Mannequin , 1977




Em 1978 já com um ano e tal de atraso, começam a surgir no mercado Português as primeiras edições Punk. O single(ep) "Mannequin" dos Wire editado em Portugal em Março de 1978, foi um dos poucos singles Punk a ser editado nesse ano(o single tinha sido editado oficialmente em 1977).

As três faixas que compõem o sete polegadas, foram também editadas no album de estreia dos Wire , "Pink Flag", também alvo da prensagem portuguesa. Curiosidade em relação a edição Portuguesa, prende-se no facto da contracapa ser diferente da edição original. Publico a critica ao single publicada na revista M&S de Abril de 1978.





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Adam & the Ants - Young Parisians , 1978


Mais um "cromo" dificil da caderneta "Punk em Portugal", single de estreia dos Adam & The Ants.
Um single em que as duas faces da rodela, de siamêses não tem nada, lado A musica entediante a puxar para o popularucho. Lado B, "Lady", é o que se pode dizer "a cereja em cima do vinil", punk-rock com certificado.
O single foi editado em Portugal em 1979, com uma capa diferente da inglesa.


sábado, 29 de janeiro de 2011

Entrevista: Rui Mareco - Quartzo



Regressam as entrevistas em exclusivo ao blog, desta feita o entrevistado é Rui Mareco, baixista e vocalista da banda Quartzo, a quem agradeço desde já a entrevista concedida.
Os Quartzo foram autores de um único single de 1982 "Cigana de Pedra", já anteriormente aqui falado, single recomendado pelo Blog.


1- Como é que surgiram os Quartzo? Qual era a formação?

Rui Mareco - Os quartzo surgiram em 1979 com o nome de wk (reis da água). Era uma banda sem objectivos e ninguem sabia tocar. Dois dos elementos o Jorge Pita e o zé Cenoura deviam ter 17/18 anos e andavam a aprender a tocar guitarra com o guitarrista dos roquivários em almada.

O baterista, era o Júlio pessoa completamente surda para a musica mas com grande vontade que acabou por sair dando entrada um baterista de nome Tózé Palhota cheio de rítmo e segurança, pessoa dos seus 25 anos.

Eu era um puto de 13 anos, sem dinheiro para comprar uma guitarra e filho de pais muito pimbas e conservadores em que o expoente máximo da música era o José cid, a Candida Branca Flor ou o trio odemira.

2- Quais eram as principais influências musicais da banda?

RM - A banda tinha várias influencias. Em relaçao Ao Jorge e ao Zé Cenoura eram muito duran duran, assiduos dos bailes de DJs na academia Almadense que só começaram a ouvir outros tipos de música quando eu propunha ou mostrava.
O Tózé era muito mais rockeiro,mais filho da noite e o que ele queria era tocar fosse o que fosse. Eu era um puto que adorava ouvir paco de lucia, Zeca Afonso, Supertramp, Pink floyd, Frank zappa e o mais que tudo Police. Morava na Cruz de Pau e acompanhava sempre gente muito mais velha que eu, malta da pesada e amiga.

3- A banda era da Margem Sul, zona de onde surgiram alguns nomes importantes do rock português, UHF, Roquivarios… essas bandas serviram de alguma maneira de impulso aos Quartzo?

RM - Claro, toda a gente queria imitar os UHF. Qualquer banda queria ser como os UHF, falando de pessoal até aos 20 anos. Era uma bitola a meu ver má mas que toda a gente seguia.

Eu porem nunca segui esse rumo, nem na escrita nem na melodia apesar de que quando oiço as musicas Cigana de pedra e o homem de passagem as ache parecidas com os cavalos de corrida ou a rua do carmo. uma das bandas que me influenciou nessa altura foram os "IODO" e os "Xutos"

4- Mas existiram mais bandas provenientes da Margem Sul que passaram despercebidas, lembraste de mais bandas da vossa zona que tivessem um som mais Rock/New Wave ?

RM - Eu fazia sons com outras bandas e conheci bandas boas mas verdade seja dita não me lembro dos nomes. Na maior parte das vezes as bandas nem tinham nome que ficasse pois era só para um ou dois concertos.

5- Li na folha informativa da RCS, que a banda tocava com instrumentos emprestados, foram tempos difíceis para quem fazia música em Portugal?

RM - Eram tempos difíceis pois a musica dava pouco ou nenhum dinheiro a não ser nos bailes que se ganhava mais ou menos. qualquer porcaria custava um balurdio. O meu pai ganhava 40 contos (200€) por mês e tudo custava mais que isso.

6- Editaram o único single pela RCS, como é que surgiu o interesse da editora? Como é que descreves a relação banda / editora, tiveram apoio da editora?

RM - Respondi a um anuncio num jornal e fomos contactados pelo sr. Rio pedindo se era possivel ouvir um concerto exclusivo para nos poder apreciar. A relação banda/editora não existiu. As unicas condições que nos ofereceram foram 4 discos,um para cada um e mais... não me lembro. Sim t.ive que mudar partes das minhas letras pois tinham uma linguagem um pouco impróprias.

Certas partes finais tive que mudar e trocar por fade-out perdendo muito da mensagem das canções. Penso que gravamos na Rádio triunfo das 14h ás 19horas.Depois do disco gravado não ouve qualquer contacto para promoção ou outra coisa parecida para por o disco na rua. Eu penso que o disco nem veio para a rua , apenas veio pelas mãos da banda que comprou 200 discos a um preço mais em conta fora isso, nada sei.

Deixamos de conseguir contactar a editora simplesmente desapareceram e eu sempre fui posto um pouco à parte pois era o mais novo e quase nada me era perguntado. Desinteressei-me completamente por tudo à cerca deste trabalho.






7- Como é que decorreu a gravação do disco, alguma situação caricata?

RM - A gravação correu "rápida e à pressa".Quando eu ouvi o trabalho final no vinil caiu-me tudo ao chão por causa da má qualidade sonoro apresentada. Situações caricatas foram mais que muitas, tipicas de quem não tem experiencia de estúdio. Enchemos o estúdio com colunas enquanto o pessoal do estúdio almoçava.

Quando eles chegaram e viram tudo aquilo ouve risos e algumas gargalhadas dissimuladas. Quando ligamos os aparelhos o ruido era mais que muito e acabamos por fazer a gravaçao directa à mesa. O zé cenoura e o Jorge pita não acertavam uma nas guitarras tendo eu feito todo o trabalho de gravação.

Ao fim tivemos que por o material todo na rua pois estava na hora de outros gravarem e não tinhamos transporte para levar a aparelhagem de volta. Coisas que acontecem...


8- O single teve algum feedback, por parte da imprensa e do público?

RM - Da imprensa nunca ouvi nem li qualquer linha que fosse sobre o single. A unica promoção que fiz foi no programa "manhã-manhã", por mera coincidencia,não sei bem a que rádio pertencia.
Marquei uma entrevista pelo telefone com o sr. Julio Isidro e este recusou-se a receber-me e acabei ocupando um espaço de alguem que faltou no programa "manhã-manhã".

9- Chegaram a pensar editar mais algum single? Lembraste de mais músicas que fizessem parte do reportório dos Quartzo, podes dizer alguns dos títulos das músicas?

RM - Não. Eu tinha muitas musicas e muitas ideias na cabeça mas pouco ou nada fizeram em quase 2 anos para me ajudar ou para evoluir. Eu nessa altura vivia sozinho, só vivia da música e tocava noutras bandas que tocavam musicas minhas.
Nessa altura as minhas músicas não tinham nomes mas sim numeros ou simbolos. Rara era aquela que tinha nome. De momento só me lembro de uma que se chamava "Estrela"



10- A nível de concertos, os Quartzo eram uma banda activa? Tens ideia de quantos concertos deram?

RM - Como Quartzo não fizemos nenhum concerto que eu me lembre. Como "WK" sim em algumas escolas de Almada e em certas associações.

11- Momentos marcantes na carreira dos Quartzo?

RM - Sempre tivemos muitas namoradas.



12- O artigo publicado no blog sobre os Quartzo recebeu boas reacções, achas que os Quartzo poderiam ter algo a dizer dentro do panorama musical?

RM - Adorava dizer-te que sim mas é mentira. Todos os elementos fora eu estavam-se bem borrifando para a música e como disse no princípio da minha entrevista apenas eu e o baterista pusemos lá algum som.

13- Tens alguma sentimento nostálgico em relação ao tempo em que estiveste nos Quartzo?

RM - Fora do campo musical tenho pois foram tempos bons e diferentes, já no campo musical nada zero.

14- Depois dos Quartzo, continuaste ligado à música?

RM - Sempre até hoje e se possivel até morrer. Só me sinto eu nesta área.

15- Algum comentário final ?

RM - Tenho pena do azar que tenho tido no meu Pais. Para viver da música em Portugal é preciso ter nome, dinheiro e ser filho de boa gente. É triste dizer isto mas tenho pena de ter voltado.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Angelic Upstarts - Still from the Heart, 1982


Sempre foi dificil para as bandas Punk fazerem uma transição para outros estilos de música, lembro-me de poucas bandas que conseguiram fazer essa transição com mestria, em primeiro plano estão os The Clash. Em 1982 os Angelic Upstarts tentaram mudar de "estilo" musical, e por imposição da editora de então EMI, os AU cairam nas garras da pop comestível.


Antes de gravaram o disco "Still from the Heart" o disco mais incaracterístico dos Angelic Upstarts, os AU gravam uma demo com 4 músicas, musicas que eram um pouco o seguimento de "two million voices", mas a editora achou que estavam fora de moda.


O Produtor impingindo pela EMI, foi Steve Levine, produtor que ganhou fama a produzir discos para os Culture Club, o resultado final, foi um emaranhado de musicas de cariz pop reggae, um disco que provocou confusão nos fãs mais acerrimos, e que não atraiu as atenções dos consumistas.

"I Stand Acussed"




Mas nem tudo é mau em "Still from the Heart", faixas que merecem a devida atenção, "Never Say Die", "I Stand Accused" e "Wasted", e quem tenha o CD editado pela Captain Oi!, tem como bonus a demo que precedeu ao album, onde as versões de "Action Man", "Cry Wolf" estão despidas dos arranjos pop, tornando as musicas audíveis para quem goste dos verdadeiros Angelic Upstarts.

"Cry Wold (Demo)"




Resultado os Angelic Upstarts acabam por ser despedidos da EMI, mas a resposta dos Angelic Upstarts não tardou, e em 1983 assinam um dos albuns "maiores" da sua discografia, "Reason Why", talvez o melhor disco dos Angelic Upstarts.