quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Angelic Upstarts - Still from the Heart, 1982


Sempre foi dificil para as bandas Punk fazerem uma transição para outros estilos de música, lembro-me de poucas bandas que conseguiram fazer essa transição com mestria, em primeiro plano estão os The Clash. Em 1982 os Angelic Upstarts tentaram mudar de "estilo" musical, e por imposição da editora de então EMI, os AU cairam nas garras da pop comestível.


Antes de gravaram o disco "Still from the Heart" o disco mais incaracterístico dos Angelic Upstarts, os AU gravam uma demo com 4 músicas, musicas que eram um pouco o seguimento de "two million voices", mas a editora achou que estavam fora de moda.


O Produtor impingindo pela EMI, foi Steve Levine, produtor que ganhou fama a produzir discos para os Culture Club, o resultado final, foi um emaranhado de musicas de cariz pop reggae, um disco que provocou confusão nos fãs mais acerrimos, e que não atraiu as atenções dos consumistas.

"I Stand Acussed"




Mas nem tudo é mau em "Still from the Heart", faixas que merecem a devida atenção, "Never Say Die", "I Stand Accused" e "Wasted", e quem tenha o CD editado pela Captain Oi!, tem como bonus a demo que precedeu ao album, onde as versões de "Action Man", "Cry Wolf" estão despidas dos arranjos pop, tornando as musicas audíveis para quem goste dos verdadeiros Angelic Upstarts.

"Cry Wold (Demo)"




Resultado os Angelic Upstarts acabam por ser despedidos da EMI, mas a resposta dos Angelic Upstarts não tardou, e em 1983 assinam um dos albuns "maiores" da sua discografia, "Reason Why", talvez o melhor disco dos Angelic Upstarts.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ian North - Neo , 1979

Ian North, ficou conhecido por ter sido o front.man/guitarrista dos Milk'n Cookies, banda glam/powerpop que editou um só LP em 1976. Depois da aventura dos Milk'n Cookies, Ian North ruma a Inglaterra e apanha a explosão do Punk e forma a banda Neo. Nos Neo Ian North tinha como função ser vocalista e baixista, gravaram duas músicas para uma colectanea e um único single em 1978 "Tran-sister".



Finados os Neo, Ian North grava o seu primeiro disco a solo em 1979, "Neo" foi o título escolhido, o disco é composto por dois lados distintos, se no primeira face do disco 7 faixas onde o Punk se sobressaí, embora tenha pinceladas de powerpop e de alguma new wave.


Na outra face dos disco, lado B, a história já é outra, new wave meio cósmica, hard rock sem rumo, baladas sem aprumo, a evitar.
Para finalizar, disco foi lançado em Portugal pela Nova, que era a editora detentora dos direitos da Aura(editora) em Portugal.




http://powerpopcriminals.blogspot.com/2007/08/ian-north-neo-1979-neo-is-1979-powerpop.html

domingo, 9 de janeiro de 2011

Blind Alley Dogs + Albert Fish , concertos "apresentação" CD



Os Blind Alley Dogs(Coimbra) e os Albert Fish vão dar 3 concertos, 14 Porto, 15 Coimbra e 16 Linda a velha. Concertos que servem de apresentação ao CD-split "Friendship", 3 concertos a não perder, entrada 5€ com direito ao CD (foto de baixo é a capa do CD a ser editado).

sábado, 8 de janeiro de 2011

Proto qualquer coisa...



Continuando a vasculhar sobre o "antes" do Punk, hoje publico algumas edições Portuguesas de bandas que tiveram alguma influência no Punk Powerpop.
A começar nos Streak, banda de New York, completamente desconhecida para muitos, mas que em 1972 já davam cartadas no rock'n roll, pode-se dizer que eram primos em primeiro-grau dos New York Dolls. Em portugal só foi editado o 2º single "Bang Bang Bullet", depois do termino dos Streak, nascem os The Arrows.

"Bang Bang Bullet" : http://www.youtube.com/watch?v=fZ1oPOd2tiw



Não saindo do meio Glam, temos os Hector, outra banda "marginal", os Hector executavam um glam-rock que merece nos dias de hoje algum culto. O single "Bye bye bad days" foi editado em Portugal e Angola, ambas as edições tem a mesma capa.

"Bye Bye Bad Days": http://www.youtube.com/watch?v=AfTKgAgFzgI



Em terceiro, há os Glitter Band, começaram por ser a banda de suporte ao Gary Glitter, para depois emanciparem-se para uma carreira em nome proprio. Foram editados uma mão cheia de singles em Portugal, um deles foi "Goodbye my Love", o maior sucesso dos GB, mais tarde os The Stiffs gravaram uma cover dessa música.


"Goodbye my Love": http://www.youtube.com/watch?v=3yAQSrlxVJs

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

The Radiators from space: Tv Tube Heart 1977



Em 1978 Portugal assistiu a uma tímida tentativa de "importação" do movimento Punk, por parte da editoras discografias. António Sérgio foi um dos poucos que tentou espicaçar as editoras da altura para não perderem o comboio do "Punk", chegou mesmo a aconselhar editora a editora possíveis discos a editar, conforme o catalogo internacional de cada editora. O que é certo é que as editoras maiores, Valentim carvalho, Phonogram, RCA, CBS não prestaram muita atenção aos artigos de António Sérgio sobre o Punk, artigos com um título sugestivo, "Punkismo".


Enquanto as "majors" andavam a dormir, a Movieplay começou a lançar punk em 1978, pegou no catalogo de uma das editoras mais importantes, a Chiswick, "rival" da Stiff Records, mas com um catalogo mais interessante dentro do domínio Punk. Sem perder tempo a Movieplay, edita a colectânea "Som Chiswick"(colectane que engloba alguns dos principais da Chiswick), o primeiro album dos irlandêses The Radiators "Tv Tube Heart", de outras editoras a Movieplay edita dos The Boys , o single"I don't care" e o primeiro album, o single dos Battersea (banda de Charlie Fawn).



Acerca do album dos The Raditors, uma das primeiras bandas punk da Irlanda, o disco foi editado originalmente em 1977, mas em Portugal só foi editado no final de 1978.

É um disco que é raro de encontrar em Portugal, há duas edições a normal que foi comercializada e a edição promocional. O disco em questão, é um disco que reflecte muito o som punk rock da época, com algumas pitadas de pub-rock, na linha duns Cyanide, Suburban Studs. Do disco dos Radiators realço as músicas, "Roxy Girl", os três singles extraidos do album "Enemies","Tv Screen" e "Sunday World".


"Roxy Girl"

sábado, 25 de dezembro de 2010

Jimmy Edwards & Profile (Sham69) - Nora's Diary 1979



Jimmy Edwards foi mais um a tentar a sua sorte no campo do powerpop, editou alguns singles a solo, um total de 5, o primeiro single foi o "Nora's Diary", lançado em 1979, é considerado o disco mais raro do Jimmy Edwards, é bastante difícil encontrar a edição com capa.


No inicio da sua carreira a solo Jimmy Edwards não esteve sozinho, contou com a preciosa ajuda dos Profile, e quem eram esses tais Profile? nada mais nada menos que os Sham 69, por isso não é de estranhar que o produtor do single fosse o Jimmy pursey, a incursão da Warner Bros no Punk teve muito a mão de Jimmy Pursey, Kidz Next Door, Long Tall Shorty, Angelic Upstarts.


Falando do single, o lado A, Nora's Diary é uma música que não esmorece os ouvidos mais exigentes, enquanto o lado inverso é uma balada, dá ideia que foi para agradar aos gajos da editora, desinteressante.

Jimmy Edwards iria contar com os préstimos dos Profile para o segundo segundo e último single para a W&B, "20 century time".


Mas antes de se lançar numa carreira a solo, Jimmy Edwards fez parte de uma banda, Masterwitch, que editaram um single raro, "Action Replay", a formula usada andava muito pelo punk/powerpop.







segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O antes do Punk, Pub-rock e afins







A publicação de hoje é uma pequena retrospectiva das edições em Portugal de bandas cujo seu domínio andava muito pelo Pub-rock. O pub-rock é por muitos considerado uma das alavancas para o surgimento do Punk-rock.


Portugal criou um certo fervor em volta do pub-rock, com concertos de bandas estrangeiras, os Dr. Feelgood chegaram a vir 2 vezes(os DF chegaram a dizer numa entrevista, que tiveram algum receio em vir tocar a Portugal devido a possíveis desacatos), os Blues Band uma vez, os Pirates com um concerto caótico onde a primeira parte esteve a cargo de Jorge Palma(JP sofreu nesse concerto, o arremesso de todo tipo de objectos, incluso sacos com urina), Wilko Johnson 2 vezes a solo e uma a acompanhar o Ian Dury.
Também houve agitação local com os Go Graal Blues Band, o maior nome do pub-rock português, outras bandas tentaram seguir o rasto dos GGBB, os Tânger, que editaram um único single que resultou num fracasso de vendas, Sui Generis editaram um único single e uma cassette-album em 1982, só para dar uns exemplos.


A nível de discos(Lp e singles) editados em Portugal, houve muito pub-rock e para todos os gostos, para isso ajudou a distribuição de editoras como a Stiff Records, Chiswick, Sonet, em Portugal.
Algumas das bandas que foram editadas, Dr Feelgood, Little Bob Story(França), Blues Band, Wilkon Johnson & The Solid Senders, Nine Below Zero, Chris Spedding, Fabulous Poodles, Herman Brood his Wild Romance(Holanda), Ducks Deluxe, Bijou(França), Mickey Jupp, Sniff'n Tears, Kursaal Flyers, colectanea Southend Rock.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Mobiles, a new wave a metro


Mobiles foram mais um produto que saiu da grande fábrica, New Wave. Com os seus sintetizadores saltitantes, os Mobiles conseguem alcançar o seu maior exito, com o single "Drowning in Berlin", mas o interesse reside no lado B, uma música apelativa e de fácil consumo, "Tiptoe in Paradise". Curioso o facto do single ter sido editado em Portugal com uma capa diferente da edição inglesa.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jubilee,o primeiro filme Punk, 1978


"Jubilee" é considerado o primeiro filme Punk, realizado por Derek Jarman, o elenco de actores é constituido por muitos ilustres, Adam Ant, Toyah, Gene October, Wayne County, Siouxsie.
Ficam umas imagens de uma revista inglesa, com o Adam Ant na capa.








http://www.youtube.com/watch?v=gRL0c_HL2fY

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Powerpop de "Pole Position", JEFFIE GENETIC AND HIS CLONES




A voz não me era estranha, pois está claro, é o mesmo vocalista dos Tranzmitors, num projecto a solo, em que o próprio toca todos os instrumentos, finados os Clones foi tempo de ingressar nos Tranzmitors, banda de proa do powerpop mundial.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Panchito Hi-Rockers - Shake your Dancing Feet - 1980


Panchito Hi-Rockers, foi um projecto liderado por um português, Jorge Fialho que esteve radicado em inglaterra.


No tempo que esteve por Inglaterra, Jorge Fialho chegou a tocar com os Lightning Raiders(banda que integrava os ex. Pistols, Steve Jones e Paul Cook)e com os Pink Fairies.


Editaram o seu primeiro single "Strive to be our hero" em 1980, o som andava muito pelo punk/pub-rock e ska, aconselho a audição do tema "shake your dancing feet". E no mesmo ano tocam em Portugal, no Festival Cascais Rock, partilharam o cartaz com os 999, Skids, Tourists, Original Mirrors e os UHF.


"shake your dancing feet"

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hoje, Noite Punk/New Wave, dia 10 Dezembro(6ªfeira), Disco States - Coimbra


Hoje, 6ªfeira, dia 10 Dezembro, DJ Merton (rock no liceu), discoteca States, Pç. Machado Assis, 22-A, Coimbra.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Passatempo: Chiswick LP + Business CD - Terminou o Passatempo



Já terminou o passatempo, agradeço aos poucos que participaram, mas só tenho um disco para oferecer, senão oferecia aos restantes participantes.


A altura não podia ser mais propicia a um duplo passatempo, o blog "Rock no Liceu" tem para oferecer aos mais atentos, um disco "Som Chiswick" de 1978 e um CD dos Business "No mercy for You".
Para isso basta responder acertadamente a duas questões: a questão relacionada com o disco é a seguinte:
- Diz três bandas que apareçam na colectânea "Som Chiswick"?, facílimo, a resposta está no blog.






Para ganhar o CD dos Business, basta responder a pergunta: - Quantas vezes vieram os Business tocar a Portugal?



Só aceito respostas para o email, rocknoliceu@gmail.com , haverá um vencedor diferente para cada passatempo, o passatempo durará uns dias, até ao seu final todas as respostas serão aceites, os vencedores serão escolhidos aleatoriamente.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Tilt - Só quero o Rock , 7" , 1981


A primeira apresentação dos Tilt ao país foi com o single "Só quero o Rock"/"Neste País", editado em 1981, um dos poucos exemplos de punk-rock feito em Portugal.

"Só quero o Rock"









"Neste País"










Deixo um anúncio promocional de 1982, altura que os Tilt editaram o seu 3º single, "Playboy" pela Materfonis,subsidiaria da Discossete, editora pela qual os Tilt editariam o mini-Lp "Ideias", um disco que soa um pouco a "fim de festa", pop-rock sem grande interesse.

No myspace dos Tilt, pode-se ouvir um inédito dos Tilt, "Século XX", mais uma boa malha.

http://www.myspace.com/rocktilt

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

que puta de música!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Punk rock como deve ser, First Alert, banda Japonesa que não brinca em serviço, , com um tema dedicado ao Johnny Moped.
Estes senhores ainda fazem uma cover dos grandes White Heat, merecem o devido respeito!

Cover dos "White Heat" :

http://www.youtube.com/watch?v=LbMeO64NLmQ&feature=related

Staff , a new wave em gelo




Os Staff foi uma banda que passou despercebida em quase todo lado, inclusive em Portugal, mesmo com este desinteresse todo gerado em redor dos Staff, a banda conseguiu vir a Lisboa promover o seu LP. A banda era constituida por uma americana e dois noruegueses(ex. membros dos Titanic, banda a fugir para o progressivo) e por um basco, um tal de José.


O som praticado por estes 4 artistas, andava muito pela new wave barata com um ou outro toque de rock, um disco que vale 1€, nada mais.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DJ Merton (Rock no Liceu) dia 10 de Dezembro (6ªfeira) Discoteca States - Coimbra


No próximo dia 10 de Dezembro(6ª feira), estarei (Dj Merton) em Coimbra na discoteca States a pôr som.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

uma Raridade: "Som Chiswick" - a cassette, 1978


Depois de já ter falado do disco "Som Chiswick", publico a imagem da cassette audio da compilação "Som Chiswick", uma edição mais rara que o proprio disco em vinil.
Na cassette audio de 1978, encontramos todos as músicas do LP, desde 101'ers (banda de Joe Strummer), The Rings (com o vocalista da banda Pink Fairies, depois da banda desmembrar-se deram origem aos The Maniacs ) , Radio Stars, Jef Hill, Radiators(os irlandeses), Johnny Moped....

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protex: Strange Obsessions Lp - o melhor disco de 2010


Tudo fazia antever que a edição do album "perdido" dos Protex seria bombástica, e confirmou-se, o album "Strange Obsessions" é de longe o melhor disco de 2010 dentro do campeonato Punk/Powerpop, atrevo-me a dizer um dos melhores discos da história do Powerpop.

Foi preciso 30 anos para este album ver a luz do dia, mais vale tarde do que nunca, aliás seria um "crime" deixar-se perder este album, isto porque a editora da altura "Polydor" e a própria banda não ficaram satisfeitos com o resultado final do disco, e por essa razão o disco não foi editado em 1980.
Um pormenor que salta logo ao ouvido, é a produção do disco, a cargo do celebre Chas Chandler(produtor dos Slade), uma produção consistente e coesa, sem falhas.

O album é composto por 12 músicas, sendo só 4 músicas do conhecimento público, "Don't ring me up", cuja a versão do disco ainda está mais Punk do que a do single, "A Place in your heart" a gravação que consta no album está despido de qualquer arranjo pop, ao contrário da versão do single, estamos perante mais uma jogada Punk-rock de mestre por parte dos Protex.


As outras duas músicas do conhecimento "geral", são a música "I can only dream" que está tal e qual a versão do single, e a música que dá título ao disco, "Strange Obsessions",com um ritmo clashiano, com um solo de guitarra que faz com que qualquer ouvido consiga alcançar o topo do Evarest, um música que povoou os ouvidos daqueles privilegiados que puderam ver o filme "Shellshock Rock", GENIAL.

"Strange Obsessions"




"Night of Action"


As outras 8 composições do album, até agora inéditos, são 8 exemplos, de como os Protex poderiam ter sido uma banda grande à época, se a abertura de "Night of Action" é antologica, já "You don't know me" é puro powerpop com uma vocalização teen, "Look out Johnny" é pogo e mais pogo, acabando em "Forever" música que para mim seria o primeiro single do album.

Um disco com nota máxima, 12 músicas que deixam absorto os ouvidos de qualquer fã de powerpop/punk, e que obrigam a repetidas audições sem qualquer tipo prescrição médica.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rolls Rock , o disco



Rolls Rock, foi um programa de rádio (Rádio Comercial) de autoria de António Sérgio, com inicio em 1980 e fim em 1982. Embora tenha durado só dois anos, foi editado um disco comemorativo do seu primeiro aniversário.
A escolha das bandas para a colectanea "Rolls Rock, ao rubro" não fugia muito aquilo que se ouvia na altura, Punk/New Wave, mais new wave do que Punk.

O disco é composto por 11 faixas, de 9 bandas, de realçar a inclusão dos Corpo Diplomático -"Bombista" e dos The Tights no disco, o resto dos grupos eram grupos mais que óbvios para estarem numa compilação de new wave/punk, Talking Heads, Feelies, Undertones, Plasmatics. Nota ainda para os Dirty Looks, com o excelente tema "12 O'clock High"e o Alex Chilton com a música "Hey Little Child".

Dirty Looks - 12 O'clock High : http://www.youtube.com/watch?v=zi5VPNSnqhk

The Tights - China's Eternal : http://www.youtube.com/watch?v=hmRU8MYgQq0

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festa Punk, Bar Copenhagen dia 27 Novembro (Sábado)


Próxima "Punk 'n'roll party" dedicada a Punk Legion UK 82/GBH , DJ's Billy , Merton.
Dia 27 de Novmebro , Sábado, Bar Copenhagen , Rua S. Paulo nº 8 - Cais Sodré, entrada 1€ , das 23h-04h

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Califórnia terra de Mods, Chardon Square & The Start

Quando se fala de Mod Revival, pensasse logo em Inglaterra e na geração de 79, mas enganam-se aqueles que julgam que só em Inglaterra é que houve bom Mod Revival. No outro lado do Atlântico, assistiu-se a tímida explosão da cena Mod, um pouco mais tardio, e com menos bandas em cartel. Desse rol de bandas Mod, realço duas, provenientes da Califórnia, os Chardon Square e os Start.

Ambas as bandas não primavam pelo rigor estético dos Mods.

Falando dos Chardon Square, emergiram na cena Mod em 1983, editam o primeiro single "65 Film Show" ,com dois registos sublimes, mais na linha punk do que mod. Editam o seu segundo e último registo em 1986 "Lost in the Cartoons", na mesma linha do anterior, registo resoluto e eficaz, salta à primeira audição o punk-pop, mas cirurgicamente nota-se que o Mod revival circulava nas veias dos Chardon Square.


Os Start são talvez a banda mais interessante de toda a cena mod dos States, com um único single, "No Direction", os The Start provam que bem longe de Inglaterra era possível gravar Mod a um nível de topo, as duas músicas do single podem muito bem figurar num qualquer best of de Mod revival.

Start 7" - http://www.kbdrecords.com/2008/03/12/start-no-direction-7/