segunda-feira, 16 de maio de 2011

10 Past 7 - Cracking Up , 1983


10 Past 7, banda natural da Irlanda do Norte, executavam uma new wave recheada de powerpop, a música que mais embriaga o ouvido é a "Eileen", powerpop super 3, a letra é que é uma pouco infantil, mas acaba por ter graça. De referir que este foi um dos últimos bons singles editados pela lendária Good Vibrations.



"Eileen"






"Cracking Up"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cartaz Fest Rock Cascais 1980, 999+Skids+Tourists+Original Mirrors+Panchito Hi-Rocker+UHF


Cartaz do única edição do Festival Rock Cascais, 16 de Agosto de 1980, um festival que não teve grande adesão por parte do público, resultando num "pequeno" fracasso comercial, talvez advenha dai a razão da não continuação do festival.

As bandas do cartaz, eram bandas com "alguma" exposição em portugal,duas das bandas já eram "reincidentes" em Portugal, 999 e os Original Mirrors.

Os Original Mirrors, chegaram a estar anunciados para a primeira parte dos Roxy Music, mas o concerto foi cancelado, aos 999 aconteceu o mesmo em 1978, mas com contornos ainda mais exasperantes, é que chegaram a estar no recinto do concerto, mas a banda principal, neste caso os Stranglers, cancelou o concerto.

Ao festival para além dessas duas bandas, foram adicionados os escoceses, Skids, que traziam na bagagem o excelente album "Absolute Game", os Tourists que tinham os 3 primeiros albuns editados em Portugal, e os desconhecidos Panchito Hi-Rockers, que tinha um single no mercado. Para que a festa não fosse toda em inglês, os UHF tiveram a honra de abrir o festival.

Um dado curioso acerca deste festival, existiu a hipotese da inclusão dos Stiff Little Fingers ao festival, em 1980 os SLF viram o seu album "Nobody's Hero" ser editado em Portugal.
Gorou-se a hipotese de ver os SLF em Portugal, se os SLF tivessem tocado no Rock Cascais, teria sido sem duvida um dos maiores acontecimentos Punk em Portugal.

foto de autoria: Nelson

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tranzmitors - Busy Singles, o disco de 2009




O Canadá é um daqueles países a ter em conta a nível musical, não falo da Avril Lavigne nem dos Rush, mas refiro-me a outro tipo de agrupamentos musicais, Modernettes, Pointed Sticks, Bureaucrats (Ingleses emprestados), Teenage Head.....




Com referências desta craveira, não é de admirar que nos dias de hoje, ainda possamos ser presenteados com musica de qualidade ("ó Merton, esquece lá esse floreado da proficuidade do Canadá e vai directo ao assunto.")





Já falei dos Tranzmitors anteriormente, e não será a última vez que falo desta banda, para mim a melhor banda powerpop da última década.





O disco "Busy Singles", é um apanhado dos singles editados pelos Tranzmitors, ao melhor estilo de um best of, mas sem esse peso, uma excelente amostra para todos aqueles que torcem o nariz a bandas novas e que dizem que em 1979 é que era (faço mea culpa).





À primeira audição, a sensação é de teletransporte para ano 1979, onde a melódia é rainha e senhora, com um teclado fluente, guitarras em completa sintónia com o ouvinte, (num genero telepático de discos-pedidos, "era mesmo isso que eu queria ouvir") e uma secção ritmica abrangente o suficiente para dar o toque de classe às composições.




As influências são evidentes, mas não colocam os Tranzmitors numa situação redutora, do genero copy-paste, isto porque os Tranzmitors souberam fazer o devido "refresh", sem nunca negarem o seu "background", para provar isso, estão as covers gravadas, dos White Heat "Nervous Breakdown" e a dos Moondogs "Who's gonna tell Mary".




Foram feitas duas edições, uma em vinil e outra em cd (na versão plástico há mais músicas, os chamados bonus tracks), deixo dois registos para audição.





"Dancing in the front Row"










"We are all alone with you"







quarta-feira, 4 de maio de 2011

Regal Zone - "Factory Girl" EP 1981






Quatro jovens ingleses, faixas etarias a rondar os 17/18 anos, praticavam um powerpop/punk energico, a influência principal eram os The Clash, influência que é notoria no único registo editado pela banda.



O ep (extended play) de 1981, tem 3 faixas, duas dessas faixas, são do melhor que Inglaterra produziu no campo do powerpop/punk, falo de "Factory Girl" (música que alinhou na colectanea "Teenage Treats vol.6") e da música "Richman Poorman". A 3ª música "Changing Affections" é um bom registo de punk/powerpop, mas não atinge o brilhantismo das outras duas musicas,conclusão, é um pouco estranho é este EP passar ao lado nos blogs da especialidade.





"Richman Poorman" (versão completa)




"Factory Girl" (blog musicruinedmylife , Teenage Treats Vol.6)






terça-feira, 3 de maio de 2011

Onde comprar discos.....

..........nem sempre é fácil encontrar locais na net onde comprar discos, neste caso reedições e edições mais recentes, com preços em conta.


Existe uns quantos mailorders (punk/powerpop) com preços bastante competitivos, um desses mailorders, está sediado em Espanha, Discos Regresivos http://discosregresivos.blogspot.com/ ,

um catalogo composto na sua maioria por discos Punk/Powerpop, onde pode-se encontrar edições da japonesa 1977 Records por 8€ ou reedições da sing sing records por 5€, por exemplo o Lp dos Protex - Strange Obsessions está a venda por 11€ (mais barato que no site da propria editora).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

The Madcatz, ao vivo 5ªfeira 28 Abril, Lisboa, rock'n'roll



Uma sugestão para amanhã, 5ªfeira, concerto dos The Madcatz, no Rock in Chiado, as 23 horas.


http://www.myspace.com/madcatzz



terça-feira, 26 de abril de 2011

Poly Styrene , Zé Leonel


Faleceu uma das figuras mais carismáticas do movimento Punk Inglês, Poly Styrene, vocalista dos X-Ray Spex, detentora de uma voz inconfundivel, Poly e os seus X-Ray Spex foram autores de músicas marcantes, "Oh Bondage Up Yours!" (a música mais conhecida pelo público em geral), "Identity", "Germ Free Adolescents".

E como uma noticia triste nunca vem só, Zé Leonel, ex. vocalista dos Xutos Pontapés e vocalista dos Ex Votos, faleceu na semana passada.


domingo, 24 de abril de 2011

Mabel , "Quem vê caras, não ouve Rock'n'Roll"


O velho ditado "quem vê caras..." podia aplicar-se à banda dinamarquesa "Mabel".
Banda cujo os seus membros ostentavam mullets de fazer inveja a muita gente, olhando para a capa do single de 1978, faziam temer que seria mais uma banda de soft-rock "pimba".

Se o tema título "Boom Boom" confirma as piores suspeitas, tema que representou a Dinamarca no fesival da Eurovisão de 1978.

Voltando o disco, o cenário já é outro, "FBI on the nail", é um cocktail de glam/rock'n'roll com powerpop, uma música que estaria mais bem enquadrada se tivesse sido gravada no período 1974-76.

Quem queira ouvir o single, siga o link: http://musiconvinyl.blogspot.com/2010/06/boom-boom-mabel.html
Como acrescento fica ainda um video:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Exile, 1977 sem taxas




1977, o ano da consolidação do movimento Punk, viu e ouviu um ep de uma banda escocesa, os Exile, uma das primeiras bandas Punk da escócia.


O fragmento em 45 velocidades continha 4 pedaços de Punk/pub-rock. Os Exile são mais uma prova do que o Pub-rock esteve intimamente ligado a explosão do Punk, uma das principais influências para as bandas que começavam a surgir em 1976 e 1977. Até porque muitas bandas conotadas com o Pub-rock renderam-se ao Punk, caso dos Kursaal Flyers.


Dos 4 temas, destaco a música "Fascist DJ", tema mais tarde incluido na colectanea "Nova Vaga", editada pela Warm Records.
















segunda-feira, 11 de abril de 2011

You - "The Night and Music" 1980

Seguem-se mais uns ilustres desconhecidos, com o nome um tanto banal e sem uma ponta de criatividade, You, pior nome para uma banda acho dificil. Os You gravaram um ep em 1980, 4 faixas que baloiçavam entre o punk e o post-punk, pendiam mais para o baloiço do post. Um género de Wire de marca branca, mas há uma música que consegue prender o ouvido, "Wreckers Song", a malha mais Punk do ep.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Johnny Throttle, Lisboa - reportagem


Estava aqui a pensar numa introdução ao concerto dos Johnny Throttle, e acho que o melhor é começar com a conclusão, e dizer que o concerto da passada 6ªfeira foi um dos melhores concertos de Punk-rock que Lisboa pôde assistir nos últimos tempos. (nota: disse "PUNK-ROCK" não confundir com sucedaneos de origem "duvidosa" do punk)


Com algum atraso, as portas lá se abriram, a banda de abertura os Sick Strippers, conseguiu agitar algum do seu público, com um indie-rock bem tocado.

Mas notava-se já alguma impaciência por parte de certo sector do público, a audiência andava perto das 120 pessoas, para que começa-se a actuação dos aguardados Johnny Throttle.

E passados uns minutos de intervalo, chega a altura de ouvir-se Punk-rock a sério, JT liderados pelo carismático Afonso, sempre em interacção com a linha da frente do público. Foram cerca de 45 minutos de pogo selvagem ao som de 3 acordes, houve ainda lugar a um encore.


Agora concluindo, Lisboa carece de noites assim, com verdadeiras bandas de punk-rock.

terça-feira, 29 de março de 2011

The Singles


Uma banda com um nome pouco original, The Singles, até podia ser sinónimo de música de fraca qualidade, mas não é o caso. The Singles eram provenientes da Irlanda do Norte, editaram em 1981 um excelente artefacto em 45 rotações, dois registos em que o powerpop chegar a ter assomos de punk.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Lime Wave, In the Gym



No seguimento do ultimo post, em que falei de uma banda bastante rara os The Form, hoje cabe a vez de falar sobre um dos segredos mais bem guardados do Powerpop Inglês, falo da banda In the Gym, que editaram o ultra raro(para não dizer impossível) single "Don't go slow" em 1981.
Mas para alguns sortudos, ambas as musicas do single, foram incorporadas numa colectanea "Lime Wave" de 1981, editada pela label alemã Woolfe Recs. Uma colectanea que vale pelas duas musicas dos In the Gym (ambas as musicas são de topo), e pelos Spoils of War, banda Oi! na linha de uns Blitz.

"Playing the Fool" - In the Gym

Deixo alguns link relacionados com os In the Gym:
http://www.ballroomglitz.co.uk/INTHEGYM.htm - biografia da banda
http://lowdownkids.blogspot.com/2009/07/in-gym-dont-go-slow.html - mp3 "Don't go slow"

quinta-feira, 17 de março de 2011

The Form - Watch Out, uma pérola perdida do Punk Inglês


Pouco ou nada sei sobre esta banda, os The Form, sei que editaram um ep em 1980, pela Elephant Records, as músicas que compõem este EP, Watch Out, Start Again e London Underground. Se o tema título "Watch Out" na sua parte inicial, lembra-me os Newtown Neurotics,os outros dois temas seguem a mesma linha de punk-rock.

Para ouvir o tema "Watch Out" nada melhor que ir ao blog "Turntable Revolution": http://turntablerevolution.blogspot.com/2010/02/watch-out_04.html

terça-feira, 8 de março de 2011

Paley Brothers, directamente para o salão de festas.


Aqui está um disco que poderia muito bem ser a banda sonora de um filme de Teenagers, passado no final dos anos 70.

Os Paley Brothers, como dá para depreender pelo nome, era uma banda composta por irmãos, neste caso dois, Andy e Jonathan, gravaram um único longa duração em 1978, hoje em dia um disco de culto dentro do espectro Powerpop.

O disco é composto por um sortido fino de músicas, onde pontificam as melódias dos anos 60, a influência dos Beach Boys vem logo à tona. A melhor sequência do album é o lado 2, quando começa a balada "Lovin eyes can't Lie", segue-se o tema mais dançavel "Come Out and Play" e acaba-se a rebolar no chão ao som "Down the Line", uma tripla que dava para por um baile de finalistas ao rubro.

Os Paley Brothers na sua curta carreira chegaram a gravar um tema com os Ramones "Come on Let's go" um tema puramente ramoniano. Com o fim dos PB os dois manos juntaram-se aos Nervous Eaters, banda punk de Boston.

"Come Out and Play"


"Ecstasy" 7"

sábado, 5 de março de 2011

The Dazzlers, os "Uk Subs" versão pop!



Que sentido faz, comparar os Uk Subs aos The Dazzlers? bandas que musicalmente estavam em extremos opostos, resposta simples, alguns dos elementos dos Dazzlers integram as fileiras dos Uk Subs, Steve Slack(baixo) e Rob Harper(bateria).
Os Dazzlers editaram uns quantos singles e um longa duração (produzido por Tommy Ramone), o realce vai todo para o single "Lovely Crash", a melhor faixa que os Dazzlers gravaram, um clássico com todas as letras, powerpop que fixa-se nos ouvidos quem nem mel, o lado B é outra boa composição dos Dazzlers.




terça-feira, 1 de março de 2011

Johnny Throttle ao vivo Hoje 6ªfeira Metropolis Club (Picoas) Lisboa

Hoje dia 01 de Abril (6ªfeira) - Lisboa , Metropolis Club - Johnny Throttle(UK-Punk rock), Centro Comercial Imaviz (metro Picoas) - 23horas , 02 de Abril (Sábado) - Loulé , Bafo de Baco Em relação ao concerto de Lisboa, no dia 1 de Abril, 6ªfeira, 23h, Metropolis Club(centro comercial Imaviz, zona Picoas, metro Picoas), Av Fontes Pereira de Melo nº35, entrada 7€ , 1ª parte: Sick Strippers , after-party: Dj Merton, Dj Rotten.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Suzanne Fellini, new wave em chamada em espera.


Suzanne Fellini, uma ilustre desconhecida, gravou um elepê em 1980, do lp foi extraído um single orelhudo "Love on the Phone", música confeccionada com todos os ingredientes para ter tocado nas rádios com frequência.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rebellion 2011, este ano é que é


O Rebellion deste ano promete ser o melhor de sempre, talvez se deva a comemoração dos 15 anos de festival, o festival chegou a ser conhecido inicialmente por "Holidays in the Sun" depois "Wasted". Alguns dos nomes já confirmados, são pesos pesados, Cock Sparrer, The Adicts, Damned, The Boys, Anti-Nowhere League, Slaughter and The Dogs, depois há bandas que voltaram às lides rock n rollianas, The Outcasts, Zips, Major Accident. Sem dúvida uma excelente oportunidade para ver e ouvir Punk à séria.
http://www.rebellionfestivals.com/

Fica o video de "Cranked Up Really High" dos míticos Slaughter and The Dogs, um dos melhores concertos, senão o melhor que tive o prazer de assistir no Rebellion 2010.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

HOJE: Festa Punk no Copenhagen- Cais Sodré, dia 19 Sábado


Festa PUNK lisbon's burning, Dj Merton, DJ Billy + DJ Johnny Punk , Sábado dia 19 de Fevereiro, a partir das 23horas até às 04 horas, entrada 1€, Bar Copenhagen, Cais Sodré, Rua de S. Paulo nº8.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Berlin - Over 21 , Dublin Powerpoppers


Os Berlin foram uma de entre muitas bandas que passaram fugazmente pelo mercado discografico, editaram dois singles e deram por terminada as operações.

Eram de Dublin, tiveram "pequenos" pontos altos na carreira, abriram para os The Clash e para os The Jam.

O primeiro single de 1979 "Over 21" foi editado em Portugal, as vendas foram modestas, mas é um disco não se pode considerar raro, um pormenor da edição Portuguesa que salta à vista, é a contracapa, que é diferente da edição Inglesa.
Musicalmente falando o single é composto por duas músicas com algum bom recorte tecnico dentro do powerpop, mas num universo onde pontificaram excelentes bandas de punk powerpop os Berlin perdem-se numa 2 divisão.

"Over 21"

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cartaz, Johnny Throttle, tour 2011 Portugal


Tour Portugal 2011, Johnny Throttle: 31 Março (5ªfeira) - Porto - Armazém do Chá , 1 de Abril(6ªfeira) - Lisboa - Metropolis(centro comercial Imaviz, Picoas) ; 2 de Abril (sábado) , Loulé - Bafo de Baco.