terça-feira, 21 de junho de 2011

Dalex - Juvenile , 1981 , street-powerpop








Arriscar em discos que não se conhece às vezes dá bom resultado, exemplo foi um dos últimos singles que adquiri, os Dalex, vinham referênciados como banda punk/powerpop, o que só por si já é um bom ponto de partida. Mas este Ep "Juvenile" de 1981, supreendeu-me pela positiva, com um som forte e sem manhas, com um baixo consistente e directo, uma voz confrontante quase a puxar para o Oi!, 3 peças sonoras que variam entre o punk e o powerpop da rua.

"Juvenile"










segunda-feira, 20 de junho de 2011

Buzzcocks ao vivo em Cascais 1994



Não fugindo muito ao assunto de concertos Punk em Portugal, desta feita, fica o video na integra do concerto dos Buzzcocks em 1994. A única vez que a banda lendária de Manchester pisou os palcos Portugueses, fizeram a primeira parte dos Nirvana.
Para quem queira ver os Buzzcocks, em Setembro vão estar em Espanha.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ramones em Portugal 1980, o que resta do cartaz.




...continuando o assunto "Ramones em Portugal", hoje publico a imagem do que sobrou de um cartaz da pequena tour que os Ramones fizeram em Portugal, se alguém tiver a foto do cartaz completo e quiser pratilhar, rocknoliceu@gmail.com , procuro fotos do cartaz dos Eddie Hot Rods, The Clash, Stranglers 1978 e 1979, etc... concertos new wave/punk em Portugal até 1982.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ramones em Portugal 1980, video



Aqui fica o video rarissimo que mostra os Ramones no backstage e em palco a tocar "Blitzkrieg Bop", tudo aponta para que tenha sido gravado durante o concerto de Cascais. Consegue-se ver por instantes o cartaz do concerto, onde aparece o nome dos Aqui d'el Rock como banda de abertura do concerto no Pavilhão Infante Sagres, algo que acabou por não acontecer,foram os UHF que acabaram por fazer a primeira parte desse concerto e dos outros dois em Cascais.

sábado, 11 de junho de 2011

Marky Ramone, à conversa





Marky Ramone esteve pela terceira vez em Portugal, e voltou a dar uma pequena conferencia antes do concerto, isto porque o mundo da música não é feito só de música.



É de valorizar musicos como Marky Ramone, que não se prendem aos tiques de rock n roll star, e não se importam de perder 30 minutos para dar umas de conversa.




A sala da Fnac estava bem composta, audiência ia desde o teenager ao fã de longa data, e alguns curiosos.




E a conversa não teve só um interlocutor, esteve também presente o vocalista da banda, o Michael Graves(ex. Misfits), Nuno Calado e o ex. vocalista dos Vicious Five.




A conversa decorreu num registo descontraído, com Marky Ramone a ser o principal alvo das perguntas, embora Michael Graves tenha tido também uma intervenção interessante na conversa.





Marky Ramone a certa altura da conversa, revelou que foi o único membro dos Ramones a ir ao hospital falar com Joey, e que este lhe disse para manter viva a chama dos Ramones.
E a conversa girou muito sobre a imprtância dos Ramones na música, o seu legado etc....




Houve tempo ainda para um momento descompressão, quando Marky Ramone arrota, justificando-se com "Nature Sound".




A conversa ficou-se por uns 20 minutos, houve ainda direito a uma pergunta por parte de uma pessoa da audiência, ficou por questionar ao Marky as incidências sobre a única vinda dos Ramones em Portugal, com 3 datas, de certeza que havia qualquer coisa de interessante para ouvir sobre esses 3 concertos em 1980.




Para quem não foi ao concerto e quer saber como foi, tem a review redigida pelo Billy, a ler:



terça-feira, 7 de junho de 2011

4ª feira dia 8 de Junho, Marky Ramone ao vivo e à conversa



Hoje 4ª feira, Marky Ramone regressa a Portugal para um concerto, no St Alquimista, mas antes estará à conversa na Fnac do Chiado, por volta das 18h, uma boa oportunidade para ouvir e trocar umas ideias.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Kadger Jaks - Bills Bills Bills , 1981






Uma das minhas últimas aquisições, foi o single dos britânicos Kadger Jaks, mais um grupo com descendencia directa do Punk. Linhagem essa que detecta-se logo com a música "Bills, Bills", assim de caras, é Ramones.



No lado inverso, a oferta já é outra, "32 Floors" é powerpop com uns toques de pub-rock, notória é a influência das sonoriades da british invasion dos anos 60, uma música na linha de uns Gorillas, Stukas...

"32 Floors"




quinta-feira, 26 de maio de 2011

Concertos: Legion of the Sadists (27 Maio-Loulé) , The Parkinsons (3 e 4 Junho)




Os concertos continuam escassos e de fraca qualidade, mas há excepções, então quem esteja pelo Algarve na 6ªfeira, dia 27 de Maio, tem os Legion of The Sadists(ex. The Sadists) a tocar no bafo de baco em Loulé. O concerto promete já que é a apresentação do novo album, por isso é de esperar energia e provocação a rodos.





Na próxima semana, temos os Parkinsons de volta aos palcos, com dois concertos, 3 de Junho no em Loulé e no sábado dia 4 de junho na Caixa Economica Operaria em Lisboa, com os Mata-Ratos a abrir as hostilidades.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eddie Hot Rods, ser ou não ser Punk, eis a questão.






Decerto que já todos estamos fartos de ouvir as bandas rejeitarem influências, catalogações com x e com y, etc... é algo que se percebe, os Eddie Hot Rods foram uma banda que nunca se assumiu como Punk, chegando mesmo a evitar até certo ponto a ligação ao Punk.






Se esse associação foi benefica para os EHR, só eles podem responder, na minha modesta opinião, foi o Punk que catapultou a banda para uma exposição que dificilmente teriam se tivessem ficado pela tribo do Pub-rock.





Aliás aconteceu algo de inédito com os EHR em 1977 foram nomeados pelo NME com uma das bandas mais promissoras na categoria Punk e na categoria Pub-rock.
E falando em 1977, um dos anos mais importantes de toda a história da música, foi um ano bastante activo para os EHR, onde editaram o seu segundo album "Life on the Line" e uma mão cheia de singles.





Vou focar-me no album, "Life on the Line", começando por dizer, que é o "maior" album dos EHR, um disco encorpado, sem grandes desvios, onde a matriz continuava a ser o r&b rock n roll, músicas como "The Beginning Of The End" e "We sing..the cross", são um bom exemplo para entender as raizes dos EHR.


"Ignore them"







"Life on the Line" não se fica só pelo Pub-rock, é um disco que se move com grande destreza dentro do Punk em "Ignore them" e "Life on the Line", se calhar o melhor é dizer pub-rock "disfarçado" de Punk-rock.


"Don't believe your eyes"








Mas além do Punk, também há powerpop de primeira categoria, em "Don't Believe in your eyes" e "Quit Town", duas soberbas faixas, não esquecendo o hit "Do anything you wanna do", palavras para quê, uma daquelas músicas que todos deviam conhecer.






Os Eddie Hot Rods ficam ligados a história do Punk em Portugal, porque foram a primeira banda estrangeira a tocar em Portugal, já lá vão quase 33 anos, foi em 1978, altura em que saiu o album "Life on the Line" cá no burgo, como o devido atraso de 1 ano, o normal.





Para os cromos do vinil, o único aspecto de interesse da edição Portuguesa, é que não é em gatefold sleeve, como as restantes edições dos outros países.






Por fim de referir que 2011 é o ano em que os EHR comemoram os seus 35 anos de carreira, e para festejar, nada melhor que uma tour pela Europa, já têem várias datas marcas, ah claro Portugal não faz parte do roteiro dos EHR, para variar.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ester Zoobes, uma artista com jogo de Synthura


Ester Zoobes, foi mais uma artista desconhecida do meio da new wave, com um único single "Callous World", de 1981, tinha tudo para singrar, mas a concorrencia era feroz.
O tema "Callous World" é um bastante orelhudo, a vocalização lembra-me um pouco a Lene Lovich.
Houve uma pequena divulgação do single pelos média Portugueses, tendo sido feitas duas edições do single "Callous World" com duas capas diferentes.
"Callous World"


segunda-feira, 16 de maio de 2011

10 Past 7 - Cracking Up , 1983


10 Past 7, banda natural da Irlanda do Norte, executavam uma new wave recheada de powerpop, a música que mais embriaga o ouvido é a "Eileen", powerpop super 3, a letra é que é uma pouco infantil, mas acaba por ter graça. De referir que este foi um dos últimos bons singles editados pela lendária Good Vibrations.



"Eileen"






"Cracking Up"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cartaz Fest Rock Cascais 1980, 999+Skids+Tourists+Original Mirrors+Panchito Hi-Rocker+UHF


Cartaz do única edição do Festival Rock Cascais, 16 de Agosto de 1980, um festival que não teve grande adesão por parte do público, resultando num "pequeno" fracasso comercial, talvez advenha dai a razão da não continuação do festival.

As bandas do cartaz, eram bandas com "alguma" exposição em portugal,duas das bandas já eram "reincidentes" em Portugal, 999 e os Original Mirrors.

Os Original Mirrors, chegaram a estar anunciados para a primeira parte dos Roxy Music, mas o concerto foi cancelado, aos 999 aconteceu o mesmo em 1978, mas com contornos ainda mais exasperantes, é que chegaram a estar no recinto do concerto, mas a banda principal, neste caso os Stranglers, cancelou o concerto.

Ao festival para além dessas duas bandas, foram adicionados os escoceses, Skids, que traziam na bagagem o excelente album "Absolute Game", os Tourists que tinham os 3 primeiros albuns editados em Portugal, e os desconhecidos Panchito Hi-Rockers, que tinha um single no mercado. Para que a festa não fosse toda em inglês, os UHF tiveram a honra de abrir o festival.

Um dado curioso acerca deste festival, existiu a hipotese da inclusão dos Stiff Little Fingers ao festival, em 1980 os SLF viram o seu album "Nobody's Hero" ser editado em Portugal.
Gorou-se a hipotese de ver os SLF em Portugal, se os SLF tivessem tocado no Rock Cascais, teria sido sem duvida um dos maiores acontecimentos Punk em Portugal.

foto de autoria: Nelson

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tranzmitors - Busy Singles, o disco de 2009




O Canadá é um daqueles países a ter em conta a nível musical, não falo da Avril Lavigne nem dos Rush, mas refiro-me a outro tipo de agrupamentos musicais, Modernettes, Pointed Sticks, Bureaucrats (Ingleses emprestados), Teenage Head.....




Com referências desta craveira, não é de admirar que nos dias de hoje, ainda possamos ser presenteados com musica de qualidade ("ó Merton, esquece lá esse floreado da proficuidade do Canadá e vai directo ao assunto.")





Já falei dos Tranzmitors anteriormente, e não será a última vez que falo desta banda, para mim a melhor banda powerpop da última década.





O disco "Busy Singles", é um apanhado dos singles editados pelos Tranzmitors, ao melhor estilo de um best of, mas sem esse peso, uma excelente amostra para todos aqueles que torcem o nariz a bandas novas e que dizem que em 1979 é que era (faço mea culpa).





À primeira audição, a sensação é de teletransporte para ano 1979, onde a melódia é rainha e senhora, com um teclado fluente, guitarras em completa sintónia com o ouvinte, (num genero telepático de discos-pedidos, "era mesmo isso que eu queria ouvir") e uma secção ritmica abrangente o suficiente para dar o toque de classe às composições.




As influências são evidentes, mas não colocam os Tranzmitors numa situação redutora, do genero copy-paste, isto porque os Tranzmitors souberam fazer o devido "refresh", sem nunca negarem o seu "background", para provar isso, estão as covers gravadas, dos White Heat "Nervous Breakdown" e a dos Moondogs "Who's gonna tell Mary".




Foram feitas duas edições, uma em vinil e outra em cd (na versão plástico há mais músicas, os chamados bonus tracks), deixo dois registos para audição.





"Dancing in the front Row"










"We are all alone with you"







quarta-feira, 4 de maio de 2011

Regal Zone - "Factory Girl" EP 1981






Quatro jovens ingleses, faixas etarias a rondar os 17/18 anos, praticavam um powerpop/punk energico, a influência principal eram os The Clash, influência que é notoria no único registo editado pela banda.



O ep (extended play) de 1981, tem 3 faixas, duas dessas faixas, são do melhor que Inglaterra produziu no campo do powerpop/punk, falo de "Factory Girl" (música que alinhou na colectanea "Teenage Treats vol.6") e da música "Richman Poorman". A 3ª música "Changing Affections" é um bom registo de punk/powerpop, mas não atinge o brilhantismo das outras duas musicas,conclusão, é um pouco estranho é este EP passar ao lado nos blogs da especialidade.





"Richman Poorman" (versão completa)




"Factory Girl" (blog musicruinedmylife , Teenage Treats Vol.6)






terça-feira, 3 de maio de 2011

Onde comprar discos.....

..........nem sempre é fácil encontrar locais na net onde comprar discos, neste caso reedições e edições mais recentes, com preços em conta.


Existe uns quantos mailorders (punk/powerpop) com preços bastante competitivos, um desses mailorders, está sediado em Espanha, Discos Regresivos http://discosregresivos.blogspot.com/ ,

um catalogo composto na sua maioria por discos Punk/Powerpop, onde pode-se encontrar edições da japonesa 1977 Records por 8€ ou reedições da sing sing records por 5€, por exemplo o Lp dos Protex - Strange Obsessions está a venda por 11€ (mais barato que no site da propria editora).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

The Madcatz, ao vivo 5ªfeira 28 Abril, Lisboa, rock'n'roll



Uma sugestão para amanhã, 5ªfeira, concerto dos The Madcatz, no Rock in Chiado, as 23 horas.


http://www.myspace.com/madcatzz



terça-feira, 26 de abril de 2011

Poly Styrene , Zé Leonel


Faleceu uma das figuras mais carismáticas do movimento Punk Inglês, Poly Styrene, vocalista dos X-Ray Spex, detentora de uma voz inconfundivel, Poly e os seus X-Ray Spex foram autores de músicas marcantes, "Oh Bondage Up Yours!" (a música mais conhecida pelo público em geral), "Identity", "Germ Free Adolescents".

E como uma noticia triste nunca vem só, Zé Leonel, ex. vocalista dos Xutos Pontapés e vocalista dos Ex Votos, faleceu na semana passada.


domingo, 24 de abril de 2011

Mabel , "Quem vê caras, não ouve Rock'n'Roll"


O velho ditado "quem vê caras..." podia aplicar-se à banda dinamarquesa "Mabel".
Banda cujo os seus membros ostentavam mullets de fazer inveja a muita gente, olhando para a capa do single de 1978, faziam temer que seria mais uma banda de soft-rock "pimba".

Se o tema título "Boom Boom" confirma as piores suspeitas, tema que representou a Dinamarca no fesival da Eurovisão de 1978.

Voltando o disco, o cenário já é outro, "FBI on the nail", é um cocktail de glam/rock'n'roll com powerpop, uma música que estaria mais bem enquadrada se tivesse sido gravada no período 1974-76.

Quem queira ouvir o single, siga o link: http://musiconvinyl.blogspot.com/2010/06/boom-boom-mabel.html
Como acrescento fica ainda um video:

terça-feira, 19 de abril de 2011

Exile, 1977 sem taxas




1977, o ano da consolidação do movimento Punk, viu e ouviu um ep de uma banda escocesa, os Exile, uma das primeiras bandas Punk da escócia.


O fragmento em 45 velocidades continha 4 pedaços de Punk/pub-rock. Os Exile são mais uma prova do que o Pub-rock esteve intimamente ligado a explosão do Punk, uma das principais influências para as bandas que começavam a surgir em 1976 e 1977. Até porque muitas bandas conotadas com o Pub-rock renderam-se ao Punk, caso dos Kursaal Flyers.


Dos 4 temas, destaco a música "Fascist DJ", tema mais tarde incluido na colectanea "Nova Vaga", editada pela Warm Records.
















segunda-feira, 11 de abril de 2011

You - "The Night and Music" 1980

Seguem-se mais uns ilustres desconhecidos, com o nome um tanto banal e sem uma ponta de criatividade, You, pior nome para uma banda acho dificil. Os You gravaram um ep em 1980, 4 faixas que baloiçavam entre o punk e o post-punk, pendiam mais para o baloiço do post. Um género de Wire de marca branca, mas há uma música que consegue prender o ouvido, "Wreckers Song", a malha mais Punk do ep.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Johnny Throttle, Lisboa - reportagem


Estava aqui a pensar numa introdução ao concerto dos Johnny Throttle, e acho que o melhor é começar com a conclusão, e dizer que o concerto da passada 6ªfeira foi um dos melhores concertos de Punk-rock que Lisboa pôde assistir nos últimos tempos. (nota: disse "PUNK-ROCK" não confundir com sucedaneos de origem "duvidosa" do punk)


Com algum atraso, as portas lá se abriram, a banda de abertura os Sick Strippers, conseguiu agitar algum do seu público, com um indie-rock bem tocado.

Mas notava-se já alguma impaciência por parte de certo sector do público, a audiência andava perto das 120 pessoas, para que começa-se a actuação dos aguardados Johnny Throttle.

E passados uns minutos de intervalo, chega a altura de ouvir-se Punk-rock a sério, JT liderados pelo carismático Afonso, sempre em interacção com a linha da frente do público. Foram cerca de 45 minutos de pogo selvagem ao som de 3 acordes, houve ainda lugar a um encore.


Agora concluindo, Lisboa carece de noites assim, com verdadeiras bandas de punk-rock.

terça-feira, 29 de março de 2011

The Singles


Uma banda com um nome pouco original, The Singles, até podia ser sinónimo de música de fraca qualidade, mas não é o caso. The Singles eram provenientes da Irlanda do Norte, editaram em 1981 um excelente artefacto em 45 rotações, dois registos em que o powerpop chegar a ter assomos de punk.