sábado, 21 de janeiro de 2012

Reputations - I Believe You 1980

Discos de vinil são assunto recorrente aqui no blog, e para começar o ano com a rotação certa, hoje dedico o post a uma banda um pouco negligenciada pela maioria dos blogs da especialidade. Refiro-me aos The Reputations, banda da zona de Essex (Inglaterra), começaram por se chamar Young Ones, editando um só single "Rock'n Roll Radio" em 1978. Depois do single editado passam-se a chamar Reputations, chegam a acordo com a Blueprint(subsidiaria da Pye Records) e editam um duplo single, algo raro para à época. Os dois singles comportam 4 musicas, 3 originais da banda e uma versão de um tema dos Kinks " All Day And All Of The Night". Dos 3 originais o grande destaque vai para as musicas "I Believe You" e "Breaking communication", 2 peças magistrais de puro powerpop, que por mera casualidade, encontram-se na mesma rodela de 7 polegadas.
Por estranho que pareça o duplo single foi editado em Portugal, e pelo que consta é a unica edição estrangeira.

"I Believe You"






quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Stiff Little Fingers no Top da Renascença, Julho de 1981



O top da rádio renascença em Julho de 1981, com a entrada do album dos Stiff Little Fingers -"Go for It" para 17ª posição, os Clash estavam na 8ª posição com o "Sandinista". O interessante disto tudo é que pelas minhas informações, o album dos SLF "Go for it" não chegou a ter edição Portuguesa, o unico Lp editado em Portugal foi o "Nobody's Heroes" de 1980.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Os Clash em Barcelona 1981, 3 dias antes de Cascais

Clash ao vivo em Barcelona, 27 Abril 1981, primeiro concerto da "Impossible Tour", tournée de promoção do album "Sandinista", três dias depois seria a vez de Cascais receber os Clash. Clash em Cascais em destaque no numero 2 do fanzine "O Alfinete" (3 paginas dedicadas ao assunto).
Procuro fotos,flyer,cartaz,recortes de jornais alusivos a vinda dos Clash a Portugal, rocknoliceu@gmail.com



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

"O Alfinete" Punk-rock Zine, numero 2 , já nas ruas.





à venda na Carbono - Lisboa , Rua do Telhal nº6-B, Lisboa, metro-Avenida.


Capa do numero 2 do "O Alfinete" Punk-rock Zine, 28 paginas, duas entrevistas em exclusivo, The Kids (Belgium Finest Punk-rock), Jeff Hill Band (underrated Powerpop Band from Warrington, UK).



textos exclusivos de Panchito-Hi-Rockers, Clash em Cascais 81, Corpse Grinders, Crime (US Punk), Cock Sparrer, The Ruts, Sid Vicious, criticas a discos, concertos, curiosidades e um passatempo.



Preço 1€ , por correio fica em 1,5€, contacto: rocknoliceu@gmail.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Virgin Records, o catalogo 1979





Interessante documento, catalogo da Virgin, editado em 1979, o catalogo tem o formato de um disco e vinha com um flexi-disc. 42 paginas com a discografia da Virgin editada até a altura, com algumas fotos das bandas mais proeminentes da editora, Ruts, Sex Pistols (curiosa a foto, em que só aparecem o Steve Jones e o Paul Cook, altura que ambos já tinham outro projecto, os The Professionals), XTC (não há referencia no catalogo do rarissímo "3D" ep, um dos singles mais raros do Punk inglês). A virgin em Portugal foi representada por 2 editoras em alturas distintas, no final dos anos 70 e principios de 80, pela Vadeca (subsidiaria da Valentim Carvalho) e depois em meados dos 80 pela Edisom. Boa parte do catalogo da Virgin foi sendo editado em Portugal, se o album "Nevermind The Bollocks" dos Pistols só viu a luz do dia em Portugal passados mais de 2 anos da sua edição oficial, 1979. Um dos singles mais raros da Virgin editado em Portugal, é o unico single dos Sex Pistols lançado em solo Português, "Silly Thing", a capa é única e o lado B também, versão cantada em francês do "Anarchy in uK", que aparece na banda sonora "Rock'n Roll Swindle".

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Discoberta: Alberto Y Lost Trios Paranoias, o único single Português


Descobri recentemente que o single, o único, dos Alberto Y Lost Trios Paranoias editado em Portugal em 1978, tem algumas particularidades que diferem do single originalmente editado em Inglaterra. Logo a primeira diferença é que a edição inglesa é um duplo single, a Portuguesa é apenas um, a capa Portuguesa não é mais do que o interior do gatefold sleeve Inglês.
O single Português inclui as musicas do primeiro dos dois singles da edição Inglesa, lado A "Heads Down, no nonsense, mindless boogie", e no lado B "Thank You". O single foi editado pela RPE, que era a editora encarregue do catalogo da Logo Records.







Pegando no assunto da Rpe/Logo, existe outro single(ep 3 temas), editado em Portugal, Blazer Blazer, praticantes de outra sonoridade, NWOBHM, "Cecil B. Devine"não é um mau tema de todo, não sou grande adepto do NWOBHM, só me diz alguma coisa quando misturado com Punk ou Powerpop.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DJ Noite Punk-Rock 5ªfeira dia 15 Dez , Morte Forte


Esta 5 feira há punk-rock no Cais Sodre pela mão do DJ Marion Cobretti (blog rock cadeias), Bar Americano, entrada 1,5€



A Dog City Records acaba de lançar mais um vinil, desta vez com os extintos glam punkers lisboetas Morte Forte, que tocavam um rock sujo e enérgico na veia de uns Turbonegro ou Backyard Babies, e que integravam futuros elementos dos Larkin e dos Hellspiders. A Capa serve de homenagem ao falecido Renato, personagem mítica do Underground Nacional...


Cada single custa 6€, edição limitada a 227 cópias já perto de esgotarem, e podem ser comprados através do email dogcityrecords@hotmail.com, nas Carbonos de Lisboa ou na Lost Underground no Porto.



As musicas podem ser ouvidas aqui:


Lado A: http://www.youtube.com/watch?v=OBBhsKZsvcc
Lado B: http://www.youtube.com/watch?v=Xwn9E0n-HeA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eddie Hot Rods, o cartaz


Imagem retirada da revista M&S, cartaz do concerto dos Eddie Hot Rods no coliseu de Lisboa, embora a imagem não seja a melhor, é a unica foto que conheço do cartaz.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Síndrome Colonial, o Punk em Macau




Há um registo ep (500 copias) com duas bandas macaenses, os La Haine e os Dongfang Hong (Eastern Red), de 1997, editado pela Tai na Men 89, editora que se dedica a lançar bandas punk oriundas de países com pouca expressão dentro do punk.


Com o título "Síndrome Colonial", 4 musicas, duas por banda. Os la Haine "Tupac Amaru" , "Curto-circuito", Eastern Red com as musicas Red Killer, East is red.


La Haine "Tupac Amaru":

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reflexo - Homem Progresso, 1982




Hoje regresso a um tema que já foi "prata da casa", o rock Português da década de 80, desencantando uma banda mais que rara, os Reflexo, não encontrei informações relevantes sobre a banda. Os poucos dados sobre o grupo, eram da zona de Paços de Ferreira e lançaram em edição própria um single, "Homem Progresso", música que roça o NWOBHM mesclado com um garage fora de época, é uma tema engraçado, a ouvir. A música do outro lado do single, "Retrato" musica mediana, em tons de balada hard-rock.Formação: QUIM MORAIS - Baixo, TONY FONTÃO - Bateria, HERCÍLIO ANDRADE - Guitarra e Voz, ZETÓ SANTOS - Guitarra-Solo


"Homem Progresso"





Colaboração (fotos/audio): André Carneiro

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Paul Collins & The Beat , ao vivo em Coimbra, sábado 29 Out


Paul Collins & The Beat tocam amanhã(sábado) em Coimbra, o ultimo concerto do evento "We Love 77", o ´concerto será no States, entrada 10€.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cinema: Ramones - End of Century , doc Lisboa, amanhã 25 Out




Amanhã, 3ªfeira será exibido o filme "End of Century, Story of Ramones" no âmbito do festival Doc Lisboa, o local é o Cinema São Jorge e a sessão começa às 22horas.

http://www.doclisboa.org/2011/pt/edicao/programadetalhe/820

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vic Godard & Subway Sect em Portugal, Porto,Aveiro e Coimbra

Esta semana Portugal receberá o Vic Godard & Subway Sect, um nome que esteve ligado ao movimento punk inglês. Os concertos serão, na 5ªfeira dia 20 no Porto no Armazém do Chá, 6ªfeira dia 21 em Aveiro no Mercado Negro e no sábado dia 22 em Coimbra no States.

http://www.vicgodard.co.uk/vic_godard_live.html


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ten 0 Sevens + Ricky C Quartet, Punk rock ao vivo em Portugal


Encontram-se em solo Português duas novas promessas do punk-rock Inglês, os Ten 0 Sevens (segunda vez que visitam o país) e Ricky C Quartet (projecto encabeçado pelo baterista dos Johnny Throttle).
Hoje tocam em Loulé no Bafo de Baco, entrada 5€, amanhã será a vez de Coimbra, no States, entrada 10€, concertos a não perder, é de esperar Punk-rock até à ultima gota.

Ten 0 Sevens - Grim


Ricky C Quartet - savage

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Discoberta: Sexy Covers


Capas com raparigas prendadas em poses sensuais é receita garantida. Nos anos 70 era pratica corrente, editar discos de qualidade duvidosa com capas apelativas, muitos dessas edições levavam ao engano os mais distraidos, porque eram discos de versões de grupos conhecidos, e muitas vezes só vinha referido que eram versões em letras minusculas.
Outro factor que permitiu a venda em larga escala deste tipo de discos, foi o seu preço, era sempre mais barato que o disco da banda original.

Portugal país de parcos recursos, não escapou a este tipo de edições, a editora Orfeu lançou muito destes discos. Desse lote, há dois discos que tem "algum" interesse, uma colectanea com os maiores exitos da new-wave da altura, embora o disco não venha datado, presumo que seja de 1979.

"Rock Hard" (cover da Suzy Quatro)
















Não se sabe quem é que gravou as versões, são um total de 11 músicas, versões dos Madness, Police, Rolling Stones, Blondie, Ramones e Suzy Quatro. O interesse reside na versão "Rock Hard", com uma roupagem punk-rock a lembrar Ramones, e a versão de "Rock 'n'roll High School" dos Ramones, que não difere muito do original, mas uns bons furos abaixo.

"Rock'n'roll High School" (cover dos Ramones)














Já o LP dedicado aos Blondie, é uma quase perfeita replica do original, então ao nível da voz é muito parecido com a voz da Debbie Harry. Sairam também uns singles com versões dos Blondie, Boomtown Rats.

sábado, 8 de outubro de 2011

Nova Fanzine Punk: "O Alfinete", à venda na Carbono (Lisboa)

"O Alfinete" está à venda na discoteca "Carbono", Rua do Telhal nº6-B, Lisboa, metro-Avenida.



Já saiu do prelo o novo projecto "O Alfinete", fanzine Punk, com 20 páginas, duas entrevistas exclusivas, uma a Sean O'neill co-autor do livro "It makes you want Spit" e outra a Alan Libert, musico que participou na colectanea Punk "Nova Vaga" editada em 1978, ambas as entrevistas estão em inglês.





Para além das entrevistas, há textos sobre os The Outcasts, The Jerks, Good Vibrations (editora), Harp Bar, texto sobre o Punk, critica ao festival Punk by the Sea, Quartzo (banda rock Portuguesa) e mais. Custo 1€, impressão a cores, a todos interessados em receber a fanzine, podem contactar o email: rocknoliceu@gmail.com


Para quem queira adquirir "O Alfinete", está à venda na loja Two Tone Store, em Cacilhas (Almada), Rua Cândido dos Reis, nº 14, Cacilhas (rua dos restaurantes). http://twotonestore.blogspot.com/

"O Alfinete" também está disponivel via postal, 1.5€ já com os portes, basta contactar-me por email para saber as condições, rocknoliceu@gmail.com



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

The Parkinsons de regresso à Capital, hoje



Os Parkinsons tocam hoje em Lisboa, na Rua da Madalena nº123(C. Noir), entrada 10€.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os mutantes do Punk, da crueza para a brandura.



É sabido que para muitas bandas foi/é dificil dissociarem-se de uma certa imagem criada pelas próprias bandas. A necessidade de mudarem de sentido musical, fez com que muitas bandas já com "nome", mudassem precisamente de nome.
Um exemplo foram os Slaughter and the Dogs, que em 1979 mudaram de nome temporariamente, e passaram-se a chamar, Studio Sweethearts, com um som mais soft, a puxar para o powerpop com toques rock'n'roll, editaram um único single, "I Believe". Mas a alteração de nome veio a provar-se um fracasso, com uma concorrencia fortissima, e com um nome pouco apelativo, o single passou ao lado, o curioso é que a edição alemã do single vem com o nome de Slaughter and The Dogs e não com o de Studio Sweethearts.




Outra banda que seguiu o mesmo caminho dos Slaughter and The Dogs, foram os Menace, depois de 4 singles com algum sucesso, os Menace mudam de corrente musical, e em 1979 juntam-se a cantora Vermillion e formam grupo, Vermillion and the Aces, editam o single "Letter", a fórmula adoptada ia mais para o post-punk. Em 1981 abreviam o nome para The Aces, e lançam o single "One Way Street", com um som vincadamente powerpop/mod, o tema que dá título ao single tornou-se num clássico do powerpop Inglês, figurando em algumas colectaneas da especialidade. Em 2001 os The Menace regravam o tema "One Way Street" para o album "Crisis".



Os The Boys, mudaram também de nome durante a sua carreira, mas as razões foram outras, mas isso já é outra história, quem sabe para um futuro artigo.

Concerto Coimbra



BANDAS:

MIDNIGHT PRIEST (Coimbra) https://www.facebook.com/pages/Midnight-Priest-official/134920719904241


DOKUGA (Porto) https://www.facebook.com/pages/Dokuga/143589869013785

A-BOMBER (Aveiro) https://www.facebook.com/Anarchistbomber

KNIVES OUT (Leiria) https://www.facebook.com/profile.php?id=100002019322896&ref=ts

MANHELL + SIR LOPEZ BALTIMORE (Anti-Performance)


LOCAL: SPREIT'Ó FURO, COIMBRA.

DATA: 7 de Outubro, 21horas.

ENTRADA GRÁTIS, CERVEJA BARATA

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Toytown Gamblers - Surf City


Toytown Gamblers mais uma raridade do powerpop inglês, lançaram o single "Surf City" em 1982, musica com elã, lado B, "Dancin' on graves", soa a Lords of New Church, sem mestria.

"Surf City"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Kidz Next Door, em breve nas ruas.

Falta pouco para o album homonimo dos Kidz Next Door sair para as ruas. Um album que reune gravações de demos e temas ao vivo, incluindo as duas músicas do single "What's it all about" de 1979.
O registo sairá só no formato CD, com um total de 14 músicas, a editora é a 1977 Records, e tudo aponta para que esta edição seja uma das melhores do ano 2011. Resumindo um pouco o historial dos KND, era a banda do irmão mais novo do Jimmy Pursey, Robbie Pursey, era o vocalista de serviço. No pouco tempo de vida, a banda, partilhou o palco com os Cockney Rejects, The Jam, The Clash. O som dos KND caracterizava-se por um Oi! Punk-rock que aliava a dureza das ruas com a melodia, clássicos para "singalongar" durante uma tarde de copos.

Medley do album:


Medley das musicas ao vivo do album: