Quem foram os TVA? não sei responder, as únicas referências que sei, o baterista era o George Castro (ex. The Warm), o single é de 1981, foi gravado em Paris e editado pela Warm Records, o lado A é uma balada de fazer chorar as pedras da calçada, o lado B é pub-rock com um fiozinho de punk. Formação dos TVA: Joanne Bennett (voz), George Castro(bateria), Martin Heskes(guitarra), Steve Rushton (baixo).
Uma boa noticia para todos aficionados do vinil, este sábado dia 10 de Março, abre uma nova loja de discos na cidade do Porto, Porto Calling, com uma boa variedade de estilos musicais, sem esquecer o Punk, por isso é de aproveitar dar um salto. A loja situa-se no centro do Porto, na Rua da Conceição 80 - loja 2, 4050-214 Porto, Portugal.
Concerto (Punk-Metal-Hardcore) + Feira do Disco, Sábado, dia 10 de Março. As bandas presentes são:
Lord James (Cootbus, Alemanha - Punk Rock) / Uppercuts (Berlim, Alemanha - Streetpunk) /
Inquisitor (Lisboa Speedmetal) / The Skrotes (Seixal Skatecore)
Local: O evento decorre na Casa de Lafões, sala na Rua da Madalena, nº 199 (na Baixa, junto ao Rossio e Praça da Figueira). Horário: O Concerto + Feira do Disco decorre entre as 15:00 e as 20:00. Preço: A entrada para o Concerto e Feira do Disco são 5 eur.
Sábado dia 3 de Março marca a estreia em Portugal dos Berlinenses, Cut my Skin. No mesmo concerto vão actuar os Crise Total, o concerto será na Casa dos Lafões,Rua da Madalena, nº 199 - Lisboa, entrada 6€. http://www.cutmyskin.de/
Os Crise Total, que editaram recentemente um split 7" com os White Flag, vão tocar mais 2 datas, uma em Aveiro(na 6ªfeira dia 2) e outra no Porto(hoje 5ªfeira, dia 1).
Os Y trwynau Coch, são palavras que levam o seu tempo a memorizar, já não falo em pronunciar, seria um genero de "e trenó coche". Os Y Trwynau Coch(em inglês The Red Noses), foram uma banda do País de Gales, de Swansea, que cresceu com o movimento Punk, tendo sido uma das primeiras bandas do País de Gales a editar um ep Punk,"Merched Dan 15". Criaram a sua propria editora, a Recordiau Coch, pela qual editaram dois singles, nesse aspecto foram pioneiros, os Ail Symudiad (outra banda powerpop/punk do País de Gales) seguiram as pissadas e também criaram a sua própria editora. O som da banda foi ficando mais ligeiro, deixando as raízes Punk um pouco adormecidas, passando para um Powerpop mais festivo, com algumas influencias ska e muita influência da new wave. Fica o registo de 2 musicas do ep "Pan fo Cyrff yn cwrdd".
Tentar encontrar registos new wave antes do boom do rock Português é tarefa hercúlea, antes de 1980 pouca coisa foi feita em Portugal dentro da new wave. Há os Corpo Diplomático e pouco mais, hoje deparei-me com um single da Gabriela Schaaf, com um grafismo naif, mas chamativo, a rodela de vinil desvenda-nos uma new wave simples e directa, o tema "Homem muito brasa" foi retirado do album de 1979 "Video", gravado em Zurique. Os arranjos são obra de um músico suiço com cartas dadas no Jazz e na música electrónica, Bruno Spoerri.
Este video é o que se pode chamar de uma autêntica raridade, The Studioz, banda new wave escocesa, tocando em perfeito playback os dois temas do seu unico single, "I Saw her standing there" (versão do tema dos Beatles) e o "Radio Radio". O programa é possível que seja o "Febre de sábado de manhã".
Discos de vinil são assunto recorrente aqui no blog, e para começar o ano com a rotação certa, hoje dedico o post a uma banda um pouco negligenciada pela maioria dos blogs da especialidade. Refiro-me aos The Reputations, banda da zona de Essex (Inglaterra), começaram por se chamar Young Ones, editando um só single "Rock'n Roll Radio" em 1978. Depois do single editado passam-se a chamar Reputations, chegam a acordo com a Blueprint(subsidiaria da Pye Records) e editam um duplo single, algo raro para à época. Os dois singles comportam 4 musicas, 3 originais da banda e uma versão de um tema dos Kinks " All Day And All Of The Night". Dos 3 originais o grande destaque vai para as musicas "I Believe You" e "Breaking communication", 2 peças magistrais de puro powerpop, que por mera casualidade, encontram-se na mesma rodela de 7 polegadas. Por estranho que pareça o duplo single foi editado em Portugal, e pelo que consta é a unica edição estrangeira.
O top da rádio renascença em Julho de 1981, com a entrada do album dos Stiff Little Fingers -"Go for It" para 17ª posição, os Clash estavam na 8ª posição com o "Sandinista". O interessante disto tudo é que pelas minhas informações, o album dos SLF "Go for it" não chegou a ter edição Portuguesa, o unico Lp editado em Portugal foi o "Nobody's Heroes" de 1980.
Clash ao vivo em Barcelona, 27 Abril 1981, primeiro concerto da "Impossible Tour", tournée de promoção do album "Sandinista", três dias depois seria a vez de Cascais receber os Clash. Clash em Cascais em destaque no numero 2 do fanzine "O Alfinete" (3 paginas dedicadas ao assunto). Procuro fotos,flyer,cartaz,recortes de jornais alusivos a vinda dos Clash a Portugal, rocknoliceu@gmail.com
à venda na Carbono - Lisboa , Rua do Telhal nº6-B, Lisboa, metro-Avenida.
Capa do numero 2 do "O Alfinete" Punk-rock Zine, 28 paginas, duas entrevistas em exclusivo, The Kids (Belgium Finest Punk-rock), Jeff Hill Band (underrated Powerpop Band from Warrington, UK).
textos exclusivos de Panchito-Hi-Rockers, Clash em Cascais 81, Corpse Grinders, Crime (US Punk), Cock Sparrer, The Ruts, Sid Vicious, criticas a discos, concertos, curiosidades e um passatempo.
Interessante documento, catalogo da Virgin, editado em 1979, o catalogo tem o formato de um disco e vinha com um flexi-disc. 42 paginas com a discografia da Virgin editada até a altura, com algumas fotos das bandas mais proeminentes da editora, Ruts, Sex Pistols (curiosa a foto, em que só aparecem o Steve Jones e o Paul Cook, altura que ambos já tinham outro projecto, os The Professionals), XTC (não há referencia no catalogo do rarissímo "3D" ep, um dos singles mais raros do Punk inglês). A virgin em Portugal foi representada por 2 editoras em alturas distintas, no final dos anos 70 e principios de 80, pela Vadeca (subsidiaria da Valentim Carvalho) e depois em meados dos 80 pela Edisom. Boa parte do catalogo da Virgin foi sendo editado em Portugal, se o album "Nevermind The Bollocks" dos Pistols só viu a luz do dia em Portugal passados mais de 2 anos da sua edição oficial, 1979. Um dos singles mais raros da Virgin editado em Portugal, é o unico single dos Sex Pistols lançado em solo Português, "Silly Thing", a capa é única e o lado B também, versão cantada em francês do "Anarchy in uK", que aparece na banda sonora "Rock'n Roll Swindle".
Descobri recentemente que o single, o único, dos Alberto Y Lost Trios Paranoias editado em Portugal em 1978, tem algumas particularidades que diferem do single originalmente editado em Inglaterra. Logo a primeira diferença é que a edição inglesa é um duplo single, a Portuguesa é apenas um, a capa Portuguesa não é mais do que o interior do gatefold sleeve Inglês. O single Português inclui as musicas do primeiro dos dois singles da edição Inglesa, lado A "Heads Down, no nonsense, mindless boogie", e no lado B "Thank You". O single foi editado pela RPE, que era a editora encarregue do catalogo da Logo Records.
Pegando no assunto da Rpe/Logo, existe outro single(ep 3 temas), editado em Portugal, Blazer Blazer, praticantes de outra sonoridade, NWOBHM, "Cecil B. Devine"não é um mau tema de todo, não sou grande adepto do NWOBHM, só me diz alguma coisa quando misturado com Punk ou Powerpop.
Esta 5 feira há punk-rock no Cais Sodre pela mão do DJ Marion Cobretti (blog rock cadeias), Bar Americano, entrada 1,5€
A Dog City Records acaba de lançar mais um vinil, desta vez com os extintos glam punkers lisboetas Morte Forte, que tocavam um rock sujo e enérgico na veia de uns Turbonegro ou Backyard Babies, e que integravam futuros elementos dos Larkin e dos Hellspiders. A Capa serve de homenagem ao falecido Renato, personagem mítica do Underground Nacional...
Cada single custa 6€, edição limitada a 227 cópias já perto de esgotarem, e podem ser comprados através do email dogcityrecords@hotmail.com, nas Carbonos de Lisboa ou na Lost Underground no Porto.
As musicas podem ser ouvidas aqui:
Lado A: http://www.youtube.com/watch?v=OBBhsKZsvcc Lado B: http://www.youtube.com/watch?v=Xwn9E0n-HeA
Imagem retirada da revista M&S, cartaz do concerto dos Eddie Hot Rods no coliseu de Lisboa, embora a imagem não seja a melhor, é a unica foto que conheço do cartaz.
Há um registo ep (500 copias) com duas bandas macaenses, os La Haine e os Dongfang Hong (Eastern Red), de 1997, editado pela Tai na Men 89, editora que se dedica a lançar bandas punk oriundas de países com pouca expressão dentro do punk.
Com o título "Síndrome Colonial", 4 musicas, duas por banda. Os la Haine "Tupac Amaru" , "Curto-circuito", Eastern Red com as musicas Red Killer, East is red.
Hoje regresso a um tema que já foi "prata da casa", o rock Português da década de 80, desencantando uma banda mais que rara, os Reflexo, não encontrei informações relevantes sobre a banda. Os poucos dados sobre o grupo, eram da zona de Paços de Ferreira e lançaram em edição própria um single, "Homem Progresso", música que roça o NWOBHM mesclado com um garage fora de época, é uma tema engraçado, a ouvir. A música do outro lado do single, "Retrato" musica mediana, em tons de balada hard-rock.Formação: QUIM MORAIS - Baixo, TONY FONTÃO - Bateria, HERCÍLIO ANDRADE - Guitarra e Voz, ZETÓ SANTOS - Guitarra-Solo
Amanhã, 3ªfeira será exibido o filme "End of Century, Story of Ramones" no âmbito do festival Doc Lisboa, o local é o Cinema São Jorge e a sessão começa às 22horas.
Esta semana Portugal receberá o Vic Godard & Subway Sect, um nome que esteve ligado ao movimento punk inglês. Os concertos serão, na 5ªfeira dia 20 no Porto no Armazém do Chá, 6ªfeira dia 21 em Aveiro no Mercado Negro e no sábado dia 22 em Coimbra no States.
Encontram-se em solo Português duas novas promessas do punk-rock Inglês, os Ten 0 Sevens (segunda vez que visitam o país) e Ricky C Quartet (projecto encabeçado pelo baterista dos Johnny Throttle). Hoje tocam em Loulé no Bafo de Baco, entrada 5€, amanhã será a vez de Coimbra, no States, entrada 10€, concertos a não perder, é de esperar Punk-rock até à ultima gota.
Capas com raparigas prendadas em poses sensuais é receita garantida. Nos anos 70 era pratica corrente, editar discos de qualidade duvidosa com capas apelativas, muitos dessas edições levavam ao engano os mais distraidos, porque eram discos de versões de grupos conhecidos, e muitas vezes só vinha referido que eram versões em letras minusculas. Outro factor que permitiu a venda em larga escala deste tipo de discos, foi o seu preço, era sempre mais barato que o disco da banda original.
Portugal país de parcos recursos, não escapou a este tipo de edições, a editora Orfeu lançou muito destes discos. Desse lote, há dois discos que tem "algum" interesse, uma colectanea com os maiores exitos da new-wave da altura, embora o disco não venha datado, presumo que seja de 1979.
"Rock Hard" (cover da Suzy Quatro)
Não se sabe quem é que gravou as versões, são um total de 11 músicas, versões dos Madness, Police, Rolling Stones, Blondie, Ramones e Suzy Quatro. O interesse reside na versão "Rock Hard", com uma roupagem punk-rock a lembrar Ramones, e a versão de "Rock 'n'roll High School" dos Ramones, que não difere muito do original, mas uns bons furos abaixo.
"Rock'n'roll High School" (cover dos Ramones)
Já o LP dedicado aos Blondie, é uma quase perfeita replica do original, então ao nível da voz é muito parecido com a voz da Debbie Harry. Sairam também uns singles com versões dos Blondie, Boomtown Rats.