sexta-feira, 12 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Kelvin Blacklock , música fora de prazo. 1978

O nome de Kelvin Blacklock de certeza que não é familiar para nenhum conhecedor do Punk/Powerpop. Mas parece que o rapaz até teve curriculo, tocou com o Mick Jones, seu amigo, nos The Deliquents, (pre- London SS), depois juntou-se aos London SS, mas parece que o Kelvin B. não reunia consensos dentro da banda, vai-se lá saber porquê. Após os London SS integrou a banda do Rat Scabies, os White Cats, na qual desempenhava as funções de vocalista. Terminada a aventura Punk, foi altura de por mãos à obra e lançar o single de estreia. o single é lançando segundo a "regra às 3 pancadas", lado A uma cover bafienta dos The Herd, lado B uma balada rococo, composta pelo Midge Ure (safa na podia ter escolhido pior produtor, ahahah). Fazendo um apanhado geral do single, não é Punk(nem uma gramazinha de Punk este single tem). Powerpop tem pouco ou quase nada, um single desfasado do seu tempo, isto em 1978 nem para sopeiras de bigode aparado, um xaropada que podia ter tido outra repercussão se tivesse saído em 1974, e se os lados fossem trocados, balada em primeiro, e a música ritmada "shalala lee" em segundo. Um single que ficava bem na prateleira do Junkshop se tivesse sido editado durante o periodo áureo do Glam-rock. Agora em 1978, o single assenta que nem uma luva na prateleira dos discos falhados.
Postado por
Merton
às
11:22
0
comentários
Marcadores: Kelvin Blacklock, powerpop
quarta-feira, 20 de março de 2013
Número 5 do O Alfinete, em breve nas ruas.
Está para breve a publicação do quinto assalto do "O Alfinete". A próxima edição tem como prato forte o Glam-rock & Associados, leia-se por associados, Proto-Punk, Junkshop e restantes afilhados. Mais novidades serão reveladas em tempo oportuno. De relembrar que ainda estão disponiveis cópias do nº3 e nº4, últimas cópias.
Postado por
Merton
às
19:17
4
comentários
domingo, 10 de março de 2013
The Fence , "to Anita with Love..." 1980
Banda Inglesa ultra obscura, lançaram um só EP (3 temas), 1980, o primeiro tema , é o smash-hit do EP,"Thinking that I souldn't", melodia de primeira com um sintetizador assertivo, perfect!!!!!!!!!!!
No segundo tema "Thru' with You" já temos um powerpop esclarecido, a lembrar a escola da Stiff Records.
O ep foi editado pela BFD Records, a mesma editora dos The Shadowfax.
Postado por
Merton
às
06:36
0
comentários
Marcadores: The Fence, UK Powerpop
sexta-feira, 8 de março de 2013
Good Vibrations, o filme, estreia no final de Março
O filme tem como assunto central a mitica editora Punk "Good Vibrations" e o seu fundador Terri Holey. O trailer deixa água na boca a todos os fãs da cena Punk, e em especial a todos aqueles que gostam da cena Punk da Irlanda do Norte. É esperar que o filme venha a Portugal integrado num daqueles festivais de cinema, é estar atento.
http://www.rte.ie/ten/2013/0308/goodvibrations.html
Postado por
Merton
às
08:10
2
comentários
Marcadores: Cinema, Good Vibrations
terça-feira, 5 de março de 2013
Porto Calling - Loja de Discos, 1º aniversário, promoções
Que seja o primeiro de muitos anos, merece uma visita, a loja situa-se na Rua da Conceição 80 - loja 2, Porto.
Postado por
Merton
às
10:27
0
comentários
sexta-feira, 1 de março de 2013
"Eve of Destruction" as Versões apancalhadas
O tema "Eve of Destruction", original de PF Sloan, foi de alvo de várias versões Punk, na maioria dos casos, o tema mereceu uma boa roupagem (leia-se boa versão), exemplo Red Rockers, Forgotten Rebels, ou a desconhecida Bonnie Parker & The Acme Attractions. Noutros casos as versões não passam da mediania, exemplo a "des"cover dos Dickies ou dos DOA. Ficam alguns videos para ilustrar.
Postado por
Merton
às
14:06
0
comentários
Marcadores: versões
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Antigo Testamento, entrevista a Rogério Gil.
O regresso do blog às entrevistas exclusivas, entrevista a Rogério Gil, mentor da banda "Antigo Testamento". Banda natural da grande Lisboa, editaram um single "Farto" pela independente RCS, em 1981.
1- Quem eram os "Antigo Testamento"? Que elementos constituíam a banda?
Rogério Gil - A Banda foi criada por mim, que convenci os restantes elementos a fazermos os “Antigo Testamento”.
A banda era constituída por Rogério Gil guitarra e Voz, João Baião Guitarra, Quimzé Mateus no baixo e Rui Teixeira na bateria.
RG - Não tocamos em muitos concertos, apenas uns poucos, tendo em conta os que queríamos dar. Talvez o que nos tenha dado mais prazer tenha sido, as duas noites no Rock Rendez Vous e um no palco de Lisboa na festa do avante.
RG - Entramos em contacto com a RCS, o dono da editora foi ouvir-nos a num ensaio e acabamos por gravar para a editor RCS.
RG - A divulgação foi quase nula, não porque a RCS não se esforçasse, mas porque os meios de divulgação de musica Portuguesa, apenas divulgavam musica vinda das 3 ou 4 maiores editoras da altura, o que não era o caso da RCS.
Tenho ideia que o single chegou apenas a umas centenas de pessoas, que tropeçavam sem querer por ele, em algumas discotecas (entenda-se, sitio onde se vendiam discos)
Não cheguei a ter uma ideia clara acerca da opinião das pessoas que ouviam o single, apenas conhecia a opinião dos amigos, mas essa embora sempre favorável e positiva…. É suspeita.
Postado por
Merton
às
14:35
0
comentários
Marcadores: Antigo Testamento, entrevista exclusivo, nwobhm, RCS, rock português
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
The Tranzmitors, as ultimas transmissões do Canadá.
O blog apartou-se dos demais blogs e restantes plataformas, no que respeita a eleições dos melhores de 2012, as razões são várias e plausíveis, pouca coisa interessante se passou em 2012 a nível de edições e de reedições.
Mas nem tudo foi mau, os The Tranzmitors lançaram dois singles, uma lufada de ar fresco, powerpop de excelência, começa a ser impressionante a capacidade desta banda em produzir ''malhões'' de um calibre só audível durante o período 1977-82. Acho que não é preciso dizer, que os The Tranzmitors alcançaram para mim o estatuto da melhor banda de Powerpop da ultima década.
Postado por
Merton
às
14:43
1 comentários
Marcadores: Powerpop Canadá, Tranzmitors
domingo, 27 de janeiro de 2013
Radio 77 , Punk rock made in Madrid.
Punk rock de qualidade em pleno anos 90, é coisa rara de encontrar, mas em Madrid existiu uma banda, que hoje em dia atingiu o estatuto de banda de culto, que tocavam Punk rock como se estivesse em 1977, essa banda chamava-se Radio 77. A banda tinha nas suas fileiras dois elementos que vinham de outra banda Punk rock, os Snap.
Editaram um ep e dois albuns, ambos os artefactos são raros e muito procurados. O primeiro EP contém 3 temas de um punk-rock bem cadenciado. Donde sobressaem sem dúvida a melodia das guitarras, sem nunca perder o jogo Punk-rock. Em 1995 saí o longa duração, "Terrorismo Juvenil", do qual é extraido o tema "Fe y Gloria", como single de apresentação. Um tema forte, lembra à primeira os Chelsea, punk corrido com coros catchy, além de dois temas originais, foram adicionadas duas versões, uma dos Clash "Garageland" e outra dos The Who, "Lies". Em 1998 é lançado para as ruas o segundo e ultimo album, "El Sonido de la ciudad". Biografia: http://lafonoteca.net/grupos/radio-77
Postado por
Merton
às
15:01
0
comentários
Marcadores: Punk Madrid, Radio 77
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Raridade Monstruosa. "Star Rocker's" 1980 cassette
Postado por
Merton
às
10:57
0
comentários
Marcadores: cassete audio, discobertas, garbo's celluloid heroes, raridades, ska two tone, Speeds, the chequers, the quads, wide boys
domingo, 20 de janeiro de 2013
Programa de rádio dedicado ao "O Alfinete", Mundo Subnormal
Sem dúvida o ponto mais alto que o fanzine "O Alfinete" viveu até agora, um programa de rádio todo ele dedicado ao terceiro numero, fico sem adjectivos para classificar este reconhecimento por parte do colectivo da radio "Mundo Subnormal". Só me resta agradecer ao pessoal de Madrid todo o seu interesse que tem dado ao "Alfinete", sem dúvida fora de série.
Postado por
Merton
às
15:36
0
comentários
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
The Protex ao vivo em Madrid, 9 Fevereiro (sábado)
Postado por
Merton
às
15:50
0
comentários
domingo, 6 de janeiro de 2013
O Sugador de Sangue, no Tal&Qual, 1982
O Jornal que pôs a nu (muitas vezes literalmente) muitos assuntos que melindravam a sociedade conservadora da época, abrindo um genero de caixinha dos horrores, que ia desde o assunto mais escabroso, ao mais insólito, tipo, "Português espião de Hitler vive em Castelo Branco" (título do jornal 24, Agosto 1981),"Morrer e ser chorada só por gatos e por um papagaio", ou "Casal a três dá bronca em Benfica" (22 Novembro 1980). Alguns numeros do Tal e Qual ficaram nos anais do jornalismo, exemplo, os numeros relacionados com a Cicciolina em Portugal, a celebre actriz Porno e dePUTAda do Parlamento Italiano. Mas a publicação de hoje, versa sobre um artigo que saiu em 1982, sobre a banda Teen-Punk Francesa,
Bloodsucker. Pode parecer inusitado um artigo sobre os Bloodscuker num jornal como Tal e Qual, mas não é, isto porque durante os 3 primeiros anos de vida do jornal(1980-83), o jornal consagrava sempre uma página ao universo da música, página essa que ficava sempre no canto dos fundos do jornal, lá para a antepenultima página. E o interesse dos artigos publicados, é que o jornal fazia questão em abordar assuntos que ficavam "à porta" de muitas publicações da especialidade(Musica Som, Se7e...). Desde as broncas com os promotores de concertos, às desavenças das bandas com as editoras, etc... ou seja aqueles assuntos que criavam mal estar e que soava sempre bem num jornal como o Tal e Qual. Mas voltando aos Bloodsucker, banda composta por 5 putos, praticantes de um punk rock à la carte, editaram um só single, "Joue". Não foram caso único no que toca a putos a tocar Punk rock, em França houve mais dois grupos, Zero de Conduite e os Les Félés.
Postado por
Merton
às
16:24
1 comentários
Marcadores: Bloodsucker, punk francês, Tal Qual
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Tilt - Playboy, 1982
Postado por
Merton
às
13:50
1 comentários
Marcadores: rock português, tilt
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Punk = Moderno Estilo Britânico. by Revista Opção 1978
Postado por
Merton
às
09:08
0
comentários
Marcadores: aqui d'el rock, noticias punk
domingo, 16 de dezembro de 2012
O Glam-rock em bom Português, jornal LP
Interessante artigo sobre o Glam-rock, escrito por João Peste (Pop dell'Arte) para o jornal LP.
Este post serve de antevisão ao texto que está a ser preparado para o próximo numero do "O Alfinete", Discográfia Portuguesa do Glam-rock/Proto-Punk "Marginal" 1971-77, a não perder.
Postado por
Merton
às
10:39
2
comentários
domingo, 9 de dezembro de 2012
"O Alfinete" Punk Fanzine nº4 , disponível
Já saiu o nº4 do fanzine "O Alfinete", 24 páginas, formato A5, entrevistas em exclusivo, The Protex, The Not Amused, artigos/textos: Pure Hell, S.H.A.K.E., Crushed Butler, Spizzenergi, London SS, Dr Feelgood, The Pirates no Restelo 1980, Bronca em Londres (The Adverts+Penetration+The Warm), Festival Rebellion 2012, reviews de discos/cds, Noticias em 2ª mão (concertos falhados em Portugal 1979-1983).....
Preço 1€ , ou 1,60€ já com os portes, contacto: rocknoliceu@gmail.com
Postado por
Merton
às
16:55
4
comentários
Marcadores: fanzine, O Alfinete
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Holiday - Malta da Corda , 1982
O single tem o selo da Materfonis, editora ligada à Discosete, é de 1982, não se conhece a formação da banda, excepto o nome de dois elementos, porventura irmãos, Carlos Camarão e João Camarão.
Os Holiday para além deste single, gravam um single com o Fernando Manuel.
Postado por
Merton
às
05:57
0
comentários
Marcadores: Holiday, rock português
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Noite Mod revival em Lisboa, The Fishtails ao vivo no Ritz Club sábado dia 24 Nov.
Postado por
Merton
às
15:25
0
comentários
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Giggles, Glam FC 3ª divisão
Para os coleccionadores de artefactos em vinil, há um single dos Giggles, "Maria(enchiladas song)" editado em Portugal em 1974, curiosamente o single de estreia dos Giggles. A restante discografia dos Giggles, 1975 "Glad To Be Alive", 1976 "Just Another Saturday Night" e por fim em 1977 "Reaching Out" editado em plena euforia Punk, os Giggles foram uma das muitas vitimas do PUNK.
Postado por
Merton
às
16:04
0
comentários
Marcadores: discos de vinil, Giggles, glam-rock
domingo, 18 de novembro de 2012
Capas Insólitas: Damned & Eddie Hot Rods
Esta edição "especial" que foi limitada a 2000 cópias é hoje em dia bastante procurada, chegando facilmente a passar as 100 libras podendo chegar as 300 libras, dependendo da capa da frente, é que existem cópias onde a capa da frente também é diferente da originalmente concebida para o mercado.
Postado por
Merton
às
15:30
1 comentários
Marcadores: capas de discos, Damned, discos de vinil, Eddie Hot Rods
















