sexta-feira, 12 de abril de 2013

Clockwork Boys + Cavalaria 77 ao vivo Sábado, dia 13 Abril, Bairro Alto


Este sábado dia 13, há concerto Punk-rock, às 22h00 em ponto tocam os Cavalaria 77 como homenagem ao nosso amigo Zé Litro que faleceu. Cavalaria 77 são um projecto com o vocalista de Clockwork Boys mais amigos do Bairro da Ajuda e ás 22h30 em ponto começa o concerto dos Clockwork Boys.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Kelvin Blacklock , música fora de prazo. 1978



O nome de Kelvin Blacklock de certeza que não é familiar para nenhum conhecedor do Punk/Powerpop. Mas parece que o rapaz até teve curriculo, tocou com o Mick Jones, seu amigo, nos The Deliquents, (pre- London SS), depois juntou-se aos London SS, mas parece que o Kelvin B. não reunia consensos dentro da banda, vai-se lá saber porquê. Após os London SS integrou a banda do Rat Scabies, os White Cats, na qual desempenhava as funções de vocalista. Terminada a aventura Punk, foi altura de por mãos à obra e lançar o single de estreia. o single é lançando segundo a "regra às 3 pancadas", lado A uma cover bafienta dos The Herd, lado B uma balada rococo, composta pelo Midge Ure (safa na podia ter escolhido pior produtor, ahahah). Fazendo um apanhado geral do single, não é Punk(nem uma gramazinha de Punk este single tem). Powerpop tem pouco ou quase nada, um single desfasado do seu tempo, isto em 1978 nem para sopeiras de bigode aparado, um xaropada que podia ter tido outra repercussão se tivesse saído em 1974, e se os lados fossem trocados, balada em primeiro, e a música ritmada "shalala lee" em segundo. Um single que ficava bem na prateleira do Junkshop se tivesse sido editado durante o periodo áureo do Glam-rock. Agora em 1978, o single assenta que nem uma luva na prateleira dos discos falhados.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Número 5 do O Alfinete, em breve nas ruas.


Está para breve a publicação do quinto assalto do "O Alfinete". A próxima edição tem como prato forte o Glam-rock & Associados, leia-se por associados, Proto-Punk, Junkshop e restantes afilhados. Mais novidades serão reveladas em tempo oportuno. De relembrar que ainda estão disponiveis cópias do nº3 e nº4, últimas cópias.

domingo, 10 de março de 2013

The Fence , "to Anita with Love..." 1980

Banda Inglesa ultra obscura, lançaram um só EP (3 temas), 1980, o primeiro tema , é o smash-hit do EP,"Thinking that I souldn't", melodia de primeira com um sintetizador assertivo, perfect!!!!!!!!!!!
No segundo tema "Thru' with You" já temos um powerpop esclarecido, a lembrar a escola da Stiff Records.
O ep foi editado pela BFD Records, a mesma editora dos The Shadowfax.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Good Vibrations, o filme, estreia no final de Março

 
O tão aguardado filme "Good Vibrations" vai estrear no final de Março em Inglaterra.
O filme tem como assunto central a mitica editora Punk "Good Vibrations" e o seu fundador Terri Holey. O trailer deixa água na boca a todos os fãs da cena Punk, e em especial a todos aqueles que gostam da cena Punk da Irlanda do Norte. É esperar que o filme venha a Portugal integrado num daqueles festivais de cinema, é estar atento.

http://www.rte.ie/ten/2013/0308/goodvibrations.html

terça-feira, 5 de março de 2013

Porto Calling - Loja de Discos, 1º aniversário, promoções

A loja de discos Porto Calling, celebra este fim de semana e no próximo, o seu primeiro aniversário, e para abrilhantar a data, há dj's e desconto de 20% nos discos,...... Oh Yeah!!!!!!!!!!!!
Que seja o primeiro de muitos anos, merece uma visita, a loja situa-se na Rua da Conceição 80 - loja 2, Porto.

sexta-feira, 1 de março de 2013

"Eve of Destruction" as Versões apancalhadas

O tema "Eve of Destruction", original de PF Sloan, foi de alvo de várias versões Punk, na maioria dos casos, o tema mereceu uma boa roupagem (leia-se boa versão), exemplo Red Rockers, Forgotten Rebels, ou a desconhecida Bonnie Parker & The Acme Attractions. Noutros casos as versões não passam da mediania, exemplo a "des"cover dos Dickies ou dos DOA. Ficam alguns videos para ilustrar.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Antigo Testamento, entrevista a Rogério Gil.

O regresso do blog às entrevistas exclusivas, entrevista a Rogério Gil, mentor da banda "Antigo Testamento". Banda natural da grande Lisboa, editaram um single "Farto" pela independente RCS, em 1981.



1-  Quem eram os "Antigo Testamento"? Que elementos constituíam a banda?

Rogério Gil - A Banda foi criada por mim, que convenci os restantes elementos a fazermos os “Antigo Testamento”.
A banda era constituída por Rogério  Gil guitarra e Voz, João Baião Guitarra, Quimzé Mateus no baixo e Rui Teixeira  na bateria.

 
2-    Como definiras o som dos "Antigo Testamento"? Quais foram as suas principais influências?

 
RG - Um Som mais perto do Hard Rock e as bandas que nos influenciavam na altura, por ouvirmos muito eram: Deep Purple, Led Zepellin ,Doors, etc. as bandas Hard Rock da altura.

 
3-   Participaram em muitos concertos? Houve algum concerto que tenha marcado de forma especial a banda?

RG - Não tocamos em muitos concertos, apenas uns poucos, tendo em conta os que queríamos dar. Talvez o que nos tenha  dado mais prazer  tenha sido, as duas noites no Rock Rendez Vous e um no palco de Lisboa na festa do avante.

 
4-   Como é que surgiu o contacto para a edição do single "Farto", editado pela RCS em 1981?

RG - Entramos em contacto com a RCS, o dono da editora foi ouvir-nos a num ensaio e acabamos por gravar para a editor RCS.

 
5-   Houve divulgação e promoção ao single? Qual foi a reacção do público?

RG - A divulgação foi quase nula, não porque a RCS não se esforçasse, mas porque os meios de divulgação de musica Portuguesa, apenas divulgavam musica vinda das 3 ou 4 maiores editoras da altura, o que não era o caso da RCS.

Tenho ideia que o single chegou apenas a umas centenas de pessoas, que tropeçavam sem querer por ele, em algumas discotecas (entenda-se, sitio onde se vendiam discos)
Não cheguei a ter uma ideia clara acerca da opinião das pessoas que ouviam o single, apenas conhecia a opinião dos amigos, mas essa embora sempre favorável e positiva…. É suspeita.

6- Nos dois temas do single, nota-se que a banda tinha uma preocupação social. Era essa a temática da maioria das vossas letras? Lembraste de mais títulos de musicas que tenham feito parte do reportório dos Antigo Testamento?

RG - Conheci na altura um amigo ( Luís Rocha) que escrevia letras muito interessantes. De facto falava dos dramas dele, relativamente ao mau estar causado por viver numa sociedade “Podre”, violenta… que o atormentava. Trouxe o que ele escrevia ás musicas que eu fazia e resultou no trabalho dos “Antigo Testamento”.
Quanto aos outros temas, não me lembro dos títulos, mas eram na minha linha musical. São os únicos registos que não tenho da minha historia musical…

7- Depois do lançamento do single, a banda tinha intenção de continuar? Chegaram a pensar editar mais algum disco?

RG - A ideia era Gravar a seguir o álbum, mas as coisas eram tão difíceis que acabámos por ficar desmotivados, por falta de oportunidades. Eu por exemplo, a seguir aos Antigo Testamento, estive 2 anos sem tocar, só depois voltei para não mais parar, aliás penso ser o único musico da banda em actividade.

8- Após os Antigo testamento, integraste outra banda, os Apocalipse, pelo que sei era um projecto ambicioso, o que nos podes contar sobre essa banda?

RG - Assim foi, fui convidado pelo autor (Luís Mascarenhas) desse projecto fantástico, a ser guitarrista na banda, o elemento que ele precisava para montar o Projecto. Conhecemo-nos numa loja de musica em Faro, quando eu queria experimentar um amplificador e uma guitarra que estava com ele e que por lapso pensei ser da loja.
Foi óptimo, porque ao que parece, quando comecei a tocar para experimentar o amplificador e a Gibson SG que era dele, o impressionei bastante, daí ter surgido de imediato o convite. A musica dos Apocalipse era muito exigente em termos de execução e não só e o Luís tinha o projecto parado a há muito tempo, por falta do tal guitarrista. Foi o acaso que nos juntou.

9- Houve mesmo um concerto dos Apocalipse que foi organizado de propósito para o Steve Harris (Iron Maiden) ?

RG - Assim foi, o Steve Harris teve conhecimento, através de um Roadie  Portuguêschamado Manu da Silva dos Iron Maiden que tinha vindo para Portugal cuidar dos negócios do Steve, da existência de uma banda fantástica de Faro (os Apocalipse) e foi na sequencia do interesse dele para nos ouvir em concerto, que foi agendado o super concerto no teatro Lethes, um concerto fantástico, de que ainda hoje se fala.
O problema é que os IronMaiden à ultima da hora tiveram mais uma serie de espectáculos na sequencia de uma tourné, o que o impossibilitou de nos vir ouvir. Curiosidade Ja mãe do Steve Harris assistiu ao concerto, ele é que não.
Depois na sequencia disso e porque o Luís recusou uma série de oportunidades fabulosas entre elas a gravação em Paris do Album, no estúdio onde gravavam os Trust na altura,  a banda acabou por se desmembrar e o Projecto foi por agua abaixo. O ano passado falei com os elementos da banda para nos juntarmos de novo e dar seguimento aos Apocalipse, mas o elemento do costume, acabou por complicar tudo e ficámos no mesmo, ou seja sem concluir o fabuloso projecto “Apocalipse”…

10- Nos dias de hoje continuas ligado à música? Quais são os teus projectos actuais?

RG- Claro que sim, musico até sair deste mundo. Entre muitas coisas que fiz ao longo de todos estes anos, acabei de produzir o EP da banda de Metal Voidust, a ser lançado no dia 2-2-13 em Cascais e este ano editarei o meu FridayNight Project, composto por 10 temas instrumentais originais, numa linha musical diferente, mais próximo do Jazz, onde para alem de ter composto todos os temas, também toco todos os instrumentos gravados por mim no meu estúdio…
Um Projecto musical diferente muito interessante, em que apenas me preocupei com o meu gosto musical no momento em que o criava, longe daquelas tendências parvas do fazer musica porque a editora gosta assim ou assado…. Ao fim destes anos todos afirmo, que a fabulosa musica dos anos 80 e a evolução que daí poderia resultar, foi morta por uma série de gente ligada ás rádios principais deste País e aos responsáveis por musica nas TV´s que não conhecem uma coisa que se chama “Paixão pela musica” e muito menos “Bom gosto musical”, sobretudo pelo que é feito por Portugueses, são tipos que acham que passar umas musiquinhas de gosto muito duvidoso, cantadas numa língua que a maioria dos Portugueses não entende, os faz perceber o que quer que seja de musica, mas não!…..enfim, é o que temos ;).
Quanto a músicos e compositores muito bons em Portugal, sempre tivemos e haveremos de ter… o problema sempre foi e será, as pessoas que estão à frente dos meios de divulgação da musica…

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

The Tranzmitors, as ultimas transmissões do Canadá.

O blog apartou-se dos demais blogs e restantes plataformas, no que respeita a eleições dos melhores de 2012, as razões são várias e plausíveis, pouca coisa interessante se passou em 2012 a nível de edições e de reedições.
Mas nem tudo foi mau, os The Tranzmitors lançaram dois singles, uma lufada de ar fresco, powerpop de excelência, começa a ser impressionante a capacidade desta banda em produzir ''malhões'' de um calibre só audível durante o período 1977-82. Acho que não é preciso dizer, que os The Tranzmitors alcançaram para mim o estatuto da melhor banda de Powerpop da ultima década.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Radio 77 , Punk rock made in Madrid.

Punk rock de qualidade em pleno anos 90, é coisa rara de encontrar, mas em Madrid existiu uma banda, que hoje em dia atingiu o estatuto de banda de culto, que tocavam Punk rock como se estivesse em 1977, essa banda chamava-se Radio 77. A banda tinha nas suas fileiras dois elementos que vinham de outra banda Punk rock, os Snap.
Editaram um ep e dois albuns, ambos os artefactos são raros e muito procurados. O primeiro EP contém 3 temas de um punk-rock bem cadenciado. Donde sobressaem sem dúvida a melodia das guitarras, sem nunca perder o jogo Punk-rock. Em 1995 saí o longa duração, "Terrorismo Juvenil", do qual é extraido o tema "Fe y Gloria", como single de apresentação. Um tema forte, lembra à primeira os Chelsea, punk corrido com coros catchy, além de dois temas originais,  foram adicionadas duas versões, uma dos Clash "Garageland" e outra dos The Who, "Lies". Em 1998 é lançado para as ruas o segundo e ultimo album, "El Sonido de la ciudad". Biografia: http://lafonoteca.net/grupos/radio-77

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Raridade Monstruosa. "Star Rocker's" 1980 cassette

 
O regresso do achados arqueologicos, desta vez, uma cassette de 1980, que inclui os Speeds, com os dois temas do segundo single "She's gonna leave me". E as raridades não se ficam só pelos Speeds, porque a cassete inclui dois temas dos The Quads, temas retirados do single, "There's Never Been A Night"/"Take it" de 1979, single esse que nunca chegou a ser editado em formato vinil em Portugal. As restantes bandas que compoem a cassette são  do campeonato ska two tone, The Gangsters e Wide Boys e os The Chequers, e não Matthias, como está impresso no inlay, confusão derivado ao nome da editora, Matthias Records, tipica lei do menor esforço. De realçar que o single dos The Chequers também nunca foi editado em Portugal, por conseguinte mais um ponto a favor desta cassete. Além da turma do ska, também há lugar as bandas que não eram carne nem peixe, os Garbo (também conhecidos por Garbo Celluloid Heroes) com o seu Punk/glam fora do tempo, e os The Thrillers.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Programa de rádio dedicado ao "O Alfinete", Mundo Subnormal

Sem dúvida o ponto mais alto que o fanzine "O Alfinete" viveu até agora, um programa de rádio todo ele dedicado ao terceiro numero, fico sem adjectivos para classificar este reconhecimento por parte do colectivo da radio "Mundo Subnormal". Só me resta agradecer ao pessoal de Madrid todo o seu interesse que tem dado ao "Alfinete", sem dúvida fora de série.

http://mundosubnormal.blogspot.pt/

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

The Protex ao vivo em Madrid, 9 Fevereiro (sábado)

A mitica banda da Irlanda do Norte, Protex, irá tocar em Madrid no dia 9 Fevereiro, um sábado. Fica um cheirinho.

domingo, 6 de janeiro de 2013

O Sugador de Sangue, no Tal&Qual, 1982

Quem não se lembra do semanario Tal e Qual?
O Jornal que pôs a nu (muitas vezes literalmente) muitos assuntos que melindravam a sociedade conservadora da época, abrindo um genero de caixinha dos horrores, que ia desde o assunto mais escabroso, ao mais insólito, tipo,  "Português espião de Hitler vive em Castelo Branco" (título do jornal 24, Agosto 1981),"Morrer e ser chorada só por gatos e por um papagaio", ou "Casal a três dá bronca em Benfica" (22 Novembro 1980). Alguns numeros do Tal e Qual ficaram nos anais do jornalismo, exemplo, os numeros relacionados com a Cicciolina em Portugal, a celebre actriz Porno e dePUTAda do Parlamento Italiano. Mas a publicação de hoje, versa sobre um artigo que saiu em 1982, sobre a banda Teen-Punk Francesa,
Bloodsucker. Pode parecer inusitado um artigo sobre os Bloodscuker num jornal como  Tal e Qual, mas não é, isto porque durante os 3 primeiros anos de vida do jornal(1980-83), o jornal consagrava sempre uma página ao universo da música, página essa que ficava sempre no canto dos fundos do jornal, lá para a antepenultima página. E o interesse dos artigos publicados, é que o jornal fazia questão em abordar assuntos que ficavam "à porta" de muitas publicações da especialidade(Musica Som, Se7e...). Desde as broncas com os promotores de concertos, às desavenças das bandas com as editoras, etc... ou seja aqueles assuntos que criavam mal estar e que soava sempre bem num jornal como o Tal e Qual. Mas voltando aos Bloodsucker, banda composta por 5 putos, praticantes de um punk rock à la carte, editaram um só single, "Joue". Não foram caso único no que toca a putos a tocar Punk rock, em França houve mais dois grupos, Zero de Conduite e os Les Félés.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tilt - Playboy, 1982

Terceiro single da discografia dos Tilt, um prenúncio do que seria o desinteressante mini-lp "Ideias", também editado em 1982. O single "Playboy" afasta-se do som incisivo dos dois primeiros singles, com uma letra de fácil assimilação e uma música festiva , um piscar de olhos ao ska 2 tone- tão em voga no inicio dos anos 80- talvez numa tentativa de pescar novo público. O lado B "História Fatal", é um tema mais circunspecto, uma new wave/punk que se prende a uns teclados desinspirados, um tema que promete com um inicio a lembrar as boas musicas dos Tilt, mas que vai desapontando com o desenrolar da música, se a música estivesse despida de teclados, seria um bom tema de punk-rock. Nem vou falar da capa, acho que a imagem fala por si.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Punk = Moderno Estilo Britânico. by Revista Opção 1978

Um noticia bastante inusitada, pelo menos para uma revista como a Opção, uma revista que fazia questão de versar...versar...versar... sobre a temática da Política interna e externa. Curiosa é a designação que atribuem ao Punk, "Moderno estilo Britânico", estilo representado na noticia pelos Aqui d'el Rock, no seu primeiro concerto.

domingo, 16 de dezembro de 2012

O Glam-rock em bom Português, jornal LP


Interessante artigo sobre o Glam-rock, escrito por João Peste (Pop dell'Arte) para o jornal LP.
 Este post serve de antevisão ao texto que está a ser preparado para o próximo numero do "O Alfinete", Discográfia Portuguesa do Glam-rock/Proto-Punk "Marginal" 1971-77, a não perder.

domingo, 9 de dezembro de 2012

"O Alfinete" Punk Fanzine nº4 , disponível


Já saiu o nº4 do fanzine "O Alfinete", 24 páginas, formato A5, entrevistas em exclusivo, The Protex, The Not Amused, artigos/textos: Pure Hell, S.H.A.K.E., Crushed Butler, Spizzenergi, London SS, Dr Feelgood, The Pirates no Restelo 1980, Bronca em Londres (The Adverts+Penetration+The Warm), Festival Rebellion 2012, reviews de discos/cds, Noticias em 2ª mão (concertos falhados em Portugal 1979-1983).....

Preço 1€ , ou 1,60€ já com os portes, contacto: rocknoliceu@gmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Holiday - Malta da Corda , 1982


E para quem pense que a história do Boom do Rock em Portugal está toda contada, engana-se, no espaço de dois anos 1980-82, muitas foram as bandas que marcaram a sua existência com o seu single de "glória". E os Holiday, banda oriunda do Barreiro, conseguiram firmar a sua posição no Boom do Rock com um sete polegadas, com os temas "Malta da Corda" e a balada "Boneca de Palha", com uma produção timida, para não dizer indigente, como era de apanágio em Portugal, produções às três pancadas e zás já temos disco no mercado.
O single tem o selo da Materfonis, editora ligada à Discosete, é de 1982, não se conhece a formação da banda, excepto o nome de dois elementos, porventura irmãos, Carlos Camarão e João Camarão.
Os Holiday para além deste single, gravam um single com o Fernando Manuel.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Noite Mod revival em Lisboa, The Fishtails ao vivo no Ritz Club sábado dia 24 Nov.

Hoje sábado dia 24 Novembro os The Fishtails tocam ao vivo em Lisboa, em apresentação do seu ep "Get Yourself Together", o concerto terá lugar no Ritz Club, começo 22h, entrada 5€.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Giggles, Glam FC 3ª divisão

Voltando à carruagem do Glam-rock, hoje o destaque vai para uma banda desconhecida, praticantes de um glamrock/junkshop. Os Giggles arremesaram para o mercado 4 singles e um test-press(nunca oficialmente editado). Um percurso igual a muitas demais bandas do seu campeonato, sem grande brilhantismo por conseguinte sem grande sucesso (embora não seja regra, houve muita boa banda nunca granjeou o devido sucesso, exemplos são tantos que nem vale a pena dizer). Mas da fornada dos Giggles há a reter alguns temas interessantes, aqui vai as faixas que eu recomendo a todos fãs de glam, proto-punk e afins:
Para os coleccionadores de artefactos em vinil, há um single dos Giggles, "Maria(enchiladas song)" editado em Portugal em 1974, curiosamente o single de estreia dos Giggles. A restante discografia dos Giggles, 1975 "Glad To Be Alive", 1976 "Just Another Saturday Night" e por fim em 1977 "Reaching Out" editado em plena euforia Punk, os Giggles foram uma das muitas vitimas do PUNK.

domingo, 18 de novembro de 2012

Capas Insólitas: Damned & Eddie Hot Rods

 
Se formos fazer uma lista de discos raros do Punk rock Inglês, este não falha essa lista, refiro-me a celebre edição do Lp dos Damned, "Damned Damned Damned", onde na contracapa está uma foto dos Eddie Hot Rods, acompanhado por um autocolante da editora, a pedir desculpas pela troca da fotografia, é que no lugar da foto dos Eddie h.R. deveria estar uma foto dos Damned a tocar ao vivo. E podia-se pensar que tudo devia-se a um erro de fábrica, mas não, foi tudo deliberado, numa acção de marketing da Stiff Records, que permitiu que tivesse existido publicidade por parte dos media ao disco devido a esse "erro".
Esta edição "especial" que foi limitada a 2000 cópias é hoje em dia bastante procurada, chegando facilmente a passar as 100 libras podendo chegar as 300 libras, dependendo da capa da frente, é que existem cópias onde a capa da frente também é diferente da originalmente concebida para o mercado.