quinta-feira, 30 de maio de 2013
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Playback enraivecido
1,2,3,4 ....Playback, Acção, Grupo Musical, 3 ou 4 elementos imbuídos pelo espirito delitante, dançarinas automatizadas, apresentadores de índole duvidosa, alegria a rodos, juventude formosa e assepticamente rebelde, 30 minutos de um espectaculo social, fim.
Top of the Tops, o verdadeiro palco de ilusionismo musical, 3 minutos de fama ou de infâmia (ver Exploited), passagem frequente para as bandas e artistas das multinacionais do consumo. Enganam-se aqueles que pensavam que passar pelo ToTP seria um acto de contracção para qualquer banda anti-establishment, ou por miudinhos, criaria repulsa em qualquer banda PUNK. Pelo contrário, muitas foram as bandas do meio Punk a por os pés no palco dos Totp, foram poucas as bandas que recusaram tal dadíva, honra seja feita aos The Clash, que sempre assumiram que nunca fingiriam "tocar" no Totp. No caso dos Clash, houve mesmo uma bronca com a editora da banda, CBS, que à revelia da banda permitiu ao programa TOTP passar um video da banda a tocar ao vivo. E quando não havia videos para passar, havia as bailarinas de serviço, as Legs & Co, que faziam uma performance ao som de uma música, os Clash foram representadas algumas vez pelo corpo de baile do TOTP, exemplo foi o tema "Bankrobber". Para finalizar a relação amor-ódio, entre os Clash e o TOTP, o tema "London Calling", serviu de tema de pano de fundo na apresentação do genérico do primeiro programa de 1980.
Se houve bandas que nunca tocaram no TOTP por livre vontade, outras houve, que não foram "convidadas", exemplo maior, os Sex Pistols, grupo non grato pelo regime, só em 1996 é que se pôde ouvir John Lydon de viva voz, com os temas "Pretty Vacant" e "New York".
Fazendo rewind, a primeira banda Punk, ou melhor, a primeira banda ligada ao movimento PUNK, a tocar no programa, foram os The Jam, com o tema "In the City", os "não Punks" Eddie Hot Rods já tinham lá estado antes.
A partir de meados de 1977, começou a ser normal ver bandas Punk a usar o palco do TOTP, The Saints, Buzzcocks, Adverts, Stiff Little Fingers, Sham 69, Generation X, umas com actuações mais irreverentes que outras, para o pódio das melhores prestações ficam a prestação dos Saints com o tema "Perfect Day" e dos Sham 69 com o tema "Hurry up Harry".
No virar da década de 70, surgiram no TOTP, mais bandas Punk a fingir que "tocavam", Uk Subs, Angelic Upstarts, Cockney Rejects. Os Cockney Rejects na sua primeira ida ao TOTP, fizeram das suas, meteram-se com as bailarinas e ainda deram umas pingas nos Mods dos The Lambrettas.
Mas coube aos Exploited o trofeu dos "mais infames a aparecer no TOTP". Aparição ocorreu com o tema "Dead Cities", em 1981, uma prestação de 1.30, um combinado de poses iradas com petardos. Foram os ingredientes suficientes para uma chuva de chamadas para a BBC de pais preocupados com o futuro dos seus rebentos.
Postado por
Merton
às
09:47
0
comentários
Marcadores: Exploited, The Clash, top of the pops, totp, Uk Punk
terça-feira, 14 de maio de 2013
Mike Read, o dj que teve um pé e meio no Punk.
No mesmo ano 1979, é editado o 2º e último single dos Trainspotters, "Unfaithfull". Existe um CD que compila tudo o material punk/powerpop onde participa o Mike Read, ora como cantor principal ora como convidado, "70's 80's singles".
A cereja no topo do bolo, é a imagem da capa do suplemento "Sábado popular" de Maio 1981, onde surge o Mike Read acompanhado por duas beldades. A noticia referia que Mike Read tinha dirigido um coro para cantar no estádio de Wembley num encontro de hóquei feminino.
Postado por
Merton
às
14:37
0
comentários
Marcadores: Mike Read, Trainspotters, UK Powerpop
domingo, 12 de maio de 2013
O Alfinete #5 , Já disponível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Postado por
Merton
às
14:35
0
comentários
Marcadores: fanzine, O Alfinete
terça-feira, 7 de maio de 2013
35 anos volvidos, o Regresso dos Eddie & The Hot Rods a Portugal.
Desta vez os Eddie Hot Rods estarão em Castelo Branco, no festival Bastard Rock, em Setembro.
do álbum "Fish & Chips" 1980
Postado por
Merton
às
13:02
5
comentários
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Uncle Po, "o antes" dos Private Dicks, The Fans, Dexy's Midnight Runners.
O primeiro prémio seria a gravação de um álbum, prémio que viria encolher para um só single, frustradas as expectativas iniciais da gravação de um álbum, a banda acaba por gravar o seu único single,"Use my Friends", título "sugerido" pela BBC, censurando assim o título original que seria "Screw my Friends".
O single saí em 1978 para o mercado de uma forma quase camuflada, sem involucro (leia-se capa), passando despercebido ao meio discográfico, resultado, as vendas foram muito fracas, tornando o single nos dias de hoje uma raridade. Falando propriamente do single, o tema "Use My Friends", new wave distinta, com uns teclados empertigados, fazendo vir à memória o nome dos The Stranglers, uma comparação que só abona a favor do disco. Lado contrário, temos "15 minutes", a música mais interessante, powerpop com travos à la Squeeze/ Joe Jackson.
Finada a banda, os seus membros espalham-se por outros projectos, Gavin King, forma os Private Dicks (banda entrevista no blog, a ler), Rob Williams(guitarrista) junta-se aos The Fans, e Helen Bevinngton adiciona o seu violino a formação dos Dexy's Midnight Runners.
Mais informações sobre os Uncle Po : http://www.bristolarchiverecords.com/bands/Uncle_Po.html
Postado por
Merton
às
10:48
3
comentários
Marcadores: Bristol New Wave, Private Dicks, The Fans, Uncle Po
sábado, 27 de abril de 2013
terça-feira, 23 de abril de 2013
Little Bob Story, a banda do pequeno Bob.
Quando falamos de Pub-rock é inevitável referir os Little Bob Story e o seu front man, Little Bob, um rocker de palmo e meio, que faz jus ao velho ditado, "Os Rockers não se medem aos palmos". A caminhada dos Little Bob Story encetou em Havre, França, em 1974. O seu primeiro arremesso discográfico em formato LP surge em 1976, "High Time", um longa duração marcado pelos ditames do Pub-rock, um disco homogéneo sem falhas para os puristas do rock de Pub. No entanto, durante o ano de 1976, começa-se a sentir os primeiros abalos do terramoto "Punk-rock", abalos de magnitude 7.7 na escala richter. A banda não fica indiferente ao facto, e muda de ares, assinando pela novata "Chiswick Records", e lança no mesmo ano de 1976, um EP de 4 faixas, onde se sente que os blues ficaram encravados no Punk-rock. A matriz Bluesiana apancalhada manteve-se na elaboração do segundo LP , "Off the Rails", disco com chancela da Chiswick. E para provar que a ligação ao Punk não era uma questão de moda, os Little Bob Story integram o cartaz do segundo festival Punk de Mont-de-Marsan, 1977.
Como sinal de maturidade rockeira, os Little Bob Story editam o seu primeiro álbum ao vivo, em 1978, desta vez sob a linha editorial da multinacional RCA. É um disco que capta ao mais ínfimo pormenor a pujança da banda em palco, tal qual uma lente de um microscópio.
No mesmo ano sai outro álbum de estúdio, "Come see me", com uma capa em tom erótico tipo cheesecake (lendo assim, até parece um título de uma receita de doçaria). Com um som cada vez mais apurado, os Little Bob Story vão conquistando terreno no mundo do rock, tornando-se numa das maiores bandas de rock Francês.
Mas seria preciso esperar mais dois anos para ver a luz do dia o disco de consagração (na modesta opinião do editor deste modesto blog) dos Little Bob Story, refiro-me ao LP "Light of my Town". Um álbum onde o Punk-rock se esconde em becos, fazendo sobressair temas de rock mais melódico, com influências do early rock n roll ( "Bus Stop" é disso exemplo). O ritmo rockeiro vai-se revezando com baladas, algumas com uma clareza brilhante, exemplo "Golden Jail", a "baladona" do disco e quanto a mim, uma das grandes baladas do Rock. No álbum notam-se alguns embutidos Clashianos como "Switchblade Julie" e "Song for the Blind", o tema forte do lado B, rápido e certeiro, com uma melodia esguia, que nos obriga a ir no seu encalço, o tema mais próximo do punk-rock.
Pode-se pensar que este seria o álbum de "fim de festa", mas não, porque os Little Bob Story voltam à carga com um álbum "Vacant Heart" de 1982, celebrando o regresso da banda à cave do Puro Pub-rock.
O álbum tem temas fortes, como o "She's Mine", uma mistura de Slade com 999, puro punk-rock. A partir daí a carreira da banda foi pautando-se por mais concertos e mais discos, acabando em 1989. Hoje em dia Little Bob continua nas andanças rockeiras, mantendo a sua carreira a solo.
Brindemos ao Rock n Roll !
Nota de rodapé, os Little Bob Story chegaram a ser anunciados em 1983 na tour dos Dr Feelgood em Portugal, acontecimento que não se concretizou.
A nível de discografia, os Little Bob Story lançaram 3 Lp's em Portugal, "Live" 1978, "Light of my Town" 1980 (existem edições promocionais deste disco) e o "Vacant Heart" 1982.
Postado por
Merton
às
07:11
0
comentários
Marcadores: discos de vinil, Little Bob Story, pub-rock, punk francês
domingo, 21 de abril de 2013
Big Star na tela, Cinema
O Festival cinema Indie Lisboa exibe esta semana o filme "Nothing can hurt me", um filme/documentário sobre a banda Big Star, um dos nomes cimeiros do Powerpop. Primeira exibição será na 4ªfeira dia 24 Abril às 21.45 no cinema S. Jorge.
Trailer:
Chris Bell:
Postado por
Merton
às
10:03
0
comentários
segunda-feira, 15 de abril de 2013
PIL , de regresso a Portugal.
A banda de John Lydon tem dois concertos marcados para Portugal, dia 21 Junho em Lisboa e dia 22 Junho no Porto, Casa da Música.
Postado por
Merton
às
05:42
0
comentários
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Clockwork Boys + Cavalaria 77 ao vivo Sábado, dia 13 Abril, Bairro Alto
Este sábado dia 13, há concerto Punk-rock, às 22h00 em ponto tocam os Cavalaria 77 como homenagem ao nosso amigo Zé Litro que faleceu. Cavalaria 77 são um projecto com o vocalista de Clockwork Boys mais amigos do Bairro da Ajuda e ás 22h30 em ponto começa o concerto dos Clockwork Boys.
Postado por
Merton
às
16:37
0
comentários
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Kelvin Blacklock , música fora de prazo. 1978

O nome de Kelvin Blacklock de certeza que não é familiar para nenhum conhecedor do Punk/Powerpop. Mas parece que o rapaz até teve curriculo, tocou com o Mick Jones, seu amigo, nos The Deliquents, (pre- London SS), depois juntou-se aos London SS, mas parece que o Kelvin B. não reunia consensos dentro da banda, vai-se lá saber porquê. Após os London SS integrou a banda do Rat Scabies, os White Cats, na qual desempenhava as funções de vocalista. Terminada a aventura Punk, foi altura de por mãos à obra e lançar o single de estreia. o single é lançando segundo a "regra às 3 pancadas", lado A uma cover bafienta dos The Herd, lado B uma balada rococo, composta pelo Midge Ure (safa na podia ter escolhido pior produtor, ahahah). Fazendo um apanhado geral do single, não é Punk(nem uma gramazinha de Punk este single tem). Powerpop tem pouco ou quase nada, um single desfasado do seu tempo, isto em 1978 nem para sopeiras de bigode aparado, um xaropada que podia ter tido outra repercussão se tivesse saído em 1974, e se os lados fossem trocados, balada em primeiro, e a música ritmada "shalala lee" em segundo. Um single que ficava bem na prateleira do Junkshop se tivesse sido editado durante o periodo áureo do Glam-rock. Agora em 1978, o single assenta que nem uma luva na prateleira dos discos falhados.
Postado por
Merton
às
11:22
0
comentários
Marcadores: Kelvin Blacklock, powerpop
quarta-feira, 20 de março de 2013
Número 5 do O Alfinete, em breve nas ruas.
Está para breve a publicação do quinto assalto do "O Alfinete". A próxima edição tem como prato forte o Glam-rock & Associados, leia-se por associados, Proto-Punk, Junkshop e restantes afilhados. Mais novidades serão reveladas em tempo oportuno. De relembrar que ainda estão disponiveis cópias do nº3 e nº4, últimas cópias.
Postado por
Merton
às
19:17
4
comentários
domingo, 10 de março de 2013
The Fence , "to Anita with Love..." 1980
Banda Inglesa ultra obscura, lançaram um só EP (3 temas), 1980, o primeiro tema , é o smash-hit do EP,"Thinking that I souldn't", melodia de primeira com um sintetizador assertivo, perfect!!!!!!!!!!!
No segundo tema "Thru' with You" já temos um powerpop esclarecido, a lembrar a escola da Stiff Records.
O ep foi editado pela BFD Records, a mesma editora dos The Shadowfax.
Postado por
Merton
às
06:36
0
comentários
Marcadores: The Fence, UK Powerpop
sexta-feira, 8 de março de 2013
Good Vibrations, o filme, estreia no final de Março
O filme tem como assunto central a mitica editora Punk "Good Vibrations" e o seu fundador Terri Holey. O trailer deixa água na boca a todos os fãs da cena Punk, e em especial a todos aqueles que gostam da cena Punk da Irlanda do Norte. É esperar que o filme venha a Portugal integrado num daqueles festivais de cinema, é estar atento.
http://www.rte.ie/ten/2013/0308/goodvibrations.html
Postado por
Merton
às
08:10
2
comentários
Marcadores: Cinema, Good Vibrations
terça-feira, 5 de março de 2013
Porto Calling - Loja de Discos, 1º aniversário, promoções
Que seja o primeiro de muitos anos, merece uma visita, a loja situa-se na Rua da Conceição 80 - loja 2, Porto.
Postado por
Merton
às
10:27
0
comentários
sexta-feira, 1 de março de 2013
"Eve of Destruction" as Versões apancalhadas
O tema "Eve of Destruction", original de PF Sloan, foi de alvo de várias versões Punk, na maioria dos casos, o tema mereceu uma boa roupagem (leia-se boa versão), exemplo Red Rockers, Forgotten Rebels, ou a desconhecida Bonnie Parker & The Acme Attractions. Noutros casos as versões não passam da mediania, exemplo a "des"cover dos Dickies ou dos DOA. Ficam alguns videos para ilustrar.
Postado por
Merton
às
14:06
0
comentários
Marcadores: versões
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Antigo Testamento, entrevista a Rogério Gil.
O regresso do blog às entrevistas exclusivas, entrevista a Rogério Gil, mentor da banda "Antigo Testamento". Banda natural da grande Lisboa, editaram um single "Farto" pela independente RCS, em 1981.
1- Quem eram os "Antigo Testamento"? Que elementos constituíam a banda?
Rogério Gil - A Banda foi criada por mim, que convenci os restantes elementos a fazermos os “Antigo Testamento”.
A banda era constituída por Rogério Gil guitarra e Voz, João Baião Guitarra, Quimzé Mateus no baixo e Rui Teixeira na bateria.
RG - Não tocamos em muitos concertos, apenas uns poucos, tendo em conta os que queríamos dar. Talvez o que nos tenha dado mais prazer tenha sido, as duas noites no Rock Rendez Vous e um no palco de Lisboa na festa do avante.
RG - Entramos em contacto com a RCS, o dono da editora foi ouvir-nos a num ensaio e acabamos por gravar para a editor RCS.
RG - A divulgação foi quase nula, não porque a RCS não se esforçasse, mas porque os meios de divulgação de musica Portuguesa, apenas divulgavam musica vinda das 3 ou 4 maiores editoras da altura, o que não era o caso da RCS.
Tenho ideia que o single chegou apenas a umas centenas de pessoas, que tropeçavam sem querer por ele, em algumas discotecas (entenda-se, sitio onde se vendiam discos)
Não cheguei a ter uma ideia clara acerca da opinião das pessoas que ouviam o single, apenas conhecia a opinião dos amigos, mas essa embora sempre favorável e positiva…. É suspeita.
Postado por
Merton
às
14:35
0
comentários
Marcadores: Antigo Testamento, entrevista exclusivo, nwobhm, RCS, rock português
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
The Tranzmitors, as ultimas transmissões do Canadá.
O blog apartou-se dos demais blogs e restantes plataformas, no que respeita a eleições dos melhores de 2012, as razões são várias e plausíveis, pouca coisa interessante se passou em 2012 a nível de edições e de reedições.
Mas nem tudo foi mau, os The Tranzmitors lançaram dois singles, uma lufada de ar fresco, powerpop de excelência, começa a ser impressionante a capacidade desta banda em produzir ''malhões'' de um calibre só audível durante o período 1977-82. Acho que não é preciso dizer, que os The Tranzmitors alcançaram para mim o estatuto da melhor banda de Powerpop da ultima década.
Postado por
Merton
às
14:43
1 comentários
Marcadores: Powerpop Canadá, Tranzmitors
domingo, 27 de janeiro de 2013
Radio 77 , Punk rock made in Madrid.
Punk rock de qualidade em pleno anos 90, é coisa rara de encontrar, mas em Madrid existiu uma banda, que hoje em dia atingiu o estatuto de banda de culto, que tocavam Punk rock como se estivesse em 1977, essa banda chamava-se Radio 77. A banda tinha nas suas fileiras dois elementos que vinham de outra banda Punk rock, os Snap.
Editaram um ep e dois albuns, ambos os artefactos são raros e muito procurados. O primeiro EP contém 3 temas de um punk-rock bem cadenciado. Donde sobressaem sem dúvida a melodia das guitarras, sem nunca perder o jogo Punk-rock. Em 1995 saí o longa duração, "Terrorismo Juvenil", do qual é extraido o tema "Fe y Gloria", como single de apresentação. Um tema forte, lembra à primeira os Chelsea, punk corrido com coros catchy, além de dois temas originais, foram adicionadas duas versões, uma dos Clash "Garageland" e outra dos The Who, "Lies". Em 1998 é lançado para as ruas o segundo e ultimo album, "El Sonido de la ciudad". Biografia: http://lafonoteca.net/grupos/radio-77
Postado por
Merton
às
15:01
0
comentários
Marcadores: Punk Madrid, Radio 77
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Raridade Monstruosa. "Star Rocker's" 1980 cassette
Postado por
Merton
às
10:57
0
comentários
Marcadores: cassete audio, discobertas, garbo's celluloid heroes, raridades, ska two tone, Speeds, the chequers, the quads, wide boys
domingo, 20 de janeiro de 2013
Programa de rádio dedicado ao "O Alfinete", Mundo Subnormal
Sem dúvida o ponto mais alto que o fanzine "O Alfinete" viveu até agora, um programa de rádio todo ele dedicado ao terceiro numero, fico sem adjectivos para classificar este reconhecimento por parte do colectivo da radio "Mundo Subnormal". Só me resta agradecer ao pessoal de Madrid todo o seu interesse que tem dado ao "Alfinete", sem dúvida fora de série.
Postado por
Merton
às
15:36
0
comentários















