segunda-feira, 10 de março de 2014
sexta-feira, 7 de março de 2014
Porto Calling loja de discos, 2º aniversário
.
Postado por
Merton
às
08:38
0
comentários
quarta-feira, 5 de março de 2014
Anarchicks + The Not Amused (Berlim-Punk/powerpop) 27 de Março
O concerto irá decorrer no Popular Alvalade, quinta-feira (27 Março), abertura de portas 22 h, entrada 4€.
http://thenotamused.bandcamp.com/
https://www.facebook.com/AnarChicks
Postado por
Merton
às
13:51
0
comentários
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
dia 27 Março, The Not Amused + Anarchicks ao vivo, Lisboa
O concerto de dia 27 de Março, The Not Amused + Anarchicks já tem uma página de apoio, https://www.facebook.com/events/577206819043051/?fref=ts
http://thenotamused.bandcamp.com/
https://soundcloud.com/sound101records/sets/anarchicks-look-what-you-made/</
a>
Postado por
Merton
às
04:17
0
comentários
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Rock Final, fanzine Rolls Rock 1981-82
Postado por
Merton
às
14:58
1 comentários
Marcadores: fanzine, Rock Final, rolls rock
domingo, 9 de fevereiro de 2014
The Not Amused (Berlim) ao vivo 27 de Março, Lisboa, Popular Alvalade.
"O Alfinete" Punkzine tem o prazer de apresentar ao vivo, a banda alemã The Not Amused, um dos nomes cimeiros do Punk-rock germânico da actualidade. Os The Not Amused já andam nestas andanças do Punk-rock/powerpop desde 2005, com dois mini-albuns editados, um LP split com os X-Prays, um ep, e participações em colectâneas. Uma Banda já com alguma tarimba no Punk-rock, já tocaram com os Fast Cars, The Jetz, The Carpettes, Long Tall Shorty, Private Dicks, entre outros.
Esta será a primeira actuação da banda em Portugal, estando garantido muito pogo e muito sing-a-long, será um concerto de Punk-rock até ao tutano.
É de marcar na agenda, dia 27 de Março, quinta-feira, no Popular de Alvalade, na rua António Patrício nº11 B, traseiras da Av. Estados Unidos da América, perto do Pingo Doce, 22 horas, entrada 4€.
http://www.not-amused.co.uk/
https://www.facebook.com/TheNotAmused?fref=ts
https://www.facebook.com/PopularAlvalade
Postado por
Merton
às
12:20
0
comentários
Marcadores: concertos em Portugal, O Alfinete, The Not Amused
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
The Cry! - Dangerous Game, 2014
Actualmente, para mim, começa a ser complicado falar da música contemporanea, não me refiro a música estrambólica, mas sim à música dos dias de hoje. Tal handicap leva-me a ter poucos trunfos debaixo da manga para digladiar-me com os musicólogos da musica corrente. Faço mea culpa, talvez a minha veia esteja inquinada pelo antigamente, podendo ser alcunhado de musicólogo contra-corrente.
Esta introdução serve de preambulo para a aprazível empresa de escrever a crítica ao novo album dos The Cry!, banda de Portland, que são um dos trunfos que tenho e que lanço sempre em conversas quando o tema é a música do agora.
Posso dizer que os The Cry! caíram-me no goto logo no primeiro momento. Praticantes de um powerpop de uma qualidade quase fora do normal para bandas actuais, podemos comparar os The Cry! a uma daquelas novas maquinas de cozinhar em que escolhemos os melhores ingredientes e os pomos na dita cuja, resultando daí um daqueles bolos ou cozinhados que só são vistos em fotos de revistas de culinária.
Os The Cry! conseguiram chamar atenção dentro do espectro Powerpop. O seu primeiro album foi um tiro bem dado no meio musical, com temas de um calibre a roçar o classicismo powerpeano. Os The Cry! apresentam-se de novo ao serviço com o "Dangerous Game", album que tem saída prevista para Março de 2014, e que é composto por 10 temas, que desfilam com todo o glamour na passadeira do powerpop/glam/punk.
Os The Cry! são uma banda que consegue tratar por “tu” o powerpop, usando e abusando do glam sem que este seja apenas um mero adorno de confecção, como é o caso do tema "Discotheque", com uma intro velvetiana, que nos puxa para o que de bom se fez nos 70's, uma glamzada com powerpop, um dos pontos altos do album. Se este o desenho não é eficiente, então imaginemos uns Milk n Cookies em 2014. As influências que circulam pelas cordas e pelas carolas, melhor pelas tarolas dos The Cry! estão bem vincadas, são fáceis de detectar ao longo do disco, mas não se pense que são handicaps, pelo contrário, são selos de garantia numa altura em que somos enganados a torto e a direito.
Mal começamos a ouvir “Dangerous Game” somos conduzidos por uma estrada bem pavimentada pelo glitter do glam-rocknroll, sempre ladeada pela melodia dos 60’s, com algumas curvas punk, que dão o devido embalo para uma velocidade controlada sempre com a sinalética do powerpop presente. No tema “Dangerous game” somos presenteados por um punk/powerpop que mistura velocidade com uma melodia de primeira, “Smirk” é daqueles temas para ser single de apresentação, “He said she said” é mel para os ouvidos de um catchy que cola e não descola, imaginemos uns Epicycle.
”Shakin” segue os tramites do glam-rock com toques rock n roll, um tema que não envergonham em nada os avôs, NY Dolls. Mas no fundo do álbum esconde-se um dos melhores temas, "Same old Story", um género de cereja no fundo do bolo, um tema à la The Boys. Concluindo, os The Cry! estão no bom caminho, sem grandes desvios e com uma condução segura e perfeita. Tudo aponta para um destino brilhante.
Postado por
Merton
às
07:15
0
comentários
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
uma Rockalhada à Portuguesa
A cassete foi editada em 1982 pela Discossete, em pleno boom do rock, embora não tenha sido caso único no que toca a edições exclusivas em formato cassete, já que na mesma altura também foi lançada a cassete/álbum da banda Sui Generis. Com uma capa um pouco tosca, o bom gosto foi coisa que nunca imperou no design de capas durante o período boom rock, abstenho-me de comentar o título da cassete "Burro da Pesada" (ahahahah).
Em relação ao conteúdo da cassete, temos altos e baixos, os pontos altos vão sem dúvida para os Vodkas, praticantes de um nwobhm meio apuncalhado, basta por os ouvidos no tema "Eles andam a solta", para notar isso. O outro tema não tem o feeling do anterior, mas também não compromete, nwobhm corrido. Se os dois temas dos "Os Vodkas" tivessem sido editado em single, acho que tínhamos uma pérola cobiçada pelos coleccionadores.
Os Globo Sounds, tocavam um roquinho sem sal, com os teclados da praxe e a guitarrinha sem chama. Os Sui Generis com o seu Pub-rock mantém o nível, já o Jorge Humberto, é o parente pobre da cassete, com o seu rock/ska de baile.
Colaboração (foto/audio): André Carneiro
Os Vodkas
Globo Sounds
Postado por
Merton
às
13:56
2
comentários
Marcadores: cassete audio, Globo Sounds, Os Vodkas, raridades, rock português, Sui Generis
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Switch 7 , o crédito da obscuridade.
Postado por
Merton
às
15:33
4
comentários
Marcadores: Switch 7, UK Powerpop
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
terça-feira, 26 de novembro de 2013
The Sines
Os The Sines eram um power-trio , constituído por Doug Palfreeman(guitarra/voz) , Paul Burns (baixo) e Geoff Pozsar, com uma média de idades a rondar os 18 anos.
Dois temas de garras afiadas, que deixam uma marca indelével com o seu powerpop bem vincado, "Wishing my Life" é de caras o tema forte, catchy até dizer chega, já "She Knows" tem uns toques de Mod revival, um tema mais conciliador, em certas partes vem à memória os The Chords.
Voltando aos dados biográficos, a banda começou pelo Punk com outra designação, The Slaves, sem nunca terem materializado o seu som, mudam a rotulagem para The Sines, e gravam em Novembro de 1981 os dois temas que surgem no single. O single teve algum airplay em algumas rádios, tendo recebido elogios também da imprensa escrita, a banda chega a actuar num programa de televisão.
Em 1982 gravam uma demo-tape com dois temas, "Johnathon" e "Daydream". Em 1983 é editado um flexi-disc pelo jornal Melody Maker, nesse flexi-disc aparece o tema "Johnathon", mais um tema forte de powerpop sem contemplações.
Postado por
Merton
às
15:46
0
comentários
Marcadores: The Sines, UK Powerpop
sábado, 16 de novembro de 2013
Rui Rocker
Postado por
Merton
às
15:36
0
comentários
Marcadores: Crise Total, Rui Rocker
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Conio quê?
A banda chama-se Coniorquestra, só o nome da banda é o suficiente para deixar de sobreaviso o pobre do ouvinte. Eram das Caldas das Taipas e gravaram o registo em 1984.
Os títulos das músicas parecem ser comestíveis, Gino, inocentemente a primeira coisa que pensei é que fosse uma cópia sucedânea do tema Geno, dos Dexy's, mas não, é mesmo um original dos Coniorquestra. No lado inverso, "Will You", sim é mesmo uma versão do original da Hazel O'Connor, tema que surge na banda sonora "Breaking Glass".
Definir a música dos Coniorquestra, requer alguma ginástica auditiva, podemos rotular de rock português, tem todos os ingredientes do boom do rock tuga, produção deficiente, teclados mal tocados (basta ouvir o "solo" das teclas para concluir que o Nelson não estudou na mesma escola do Jean Michel Jarre), letra inconsequente, sobre um tal Gino, mas isso é o menos.
Agora a verdadeira pérola é a versão "Will You", não sabemos se é cantada em galês, mirandês ou portugalês, o melhor é fecharmos os olhos e ouvirmos a voz aveludada do vocalista, ela irá guiar-nos para o limbo.
Outro detalhe deste artefacto, é a capa, ficamos a saber que nas Caldas das Taipas há bons spots para a pesca, será que o gajo que estava a pescar era o agente dos Coniorquestra?
Postado por
Merton
às
14:38
0
comentários
Marcadores: coniorquestra, rock português
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
La Ruvia, a febre da Loira.
No outro registo gravado pela quadrilha "La Ruvia" impera até o bom gosto, quer na escolha dos temas interpretados"Picture this" e "Hanging on the Telephone", quer na modelo exposta na vitrine (leia-se capa frontal), ahahhah. Ambos os registos são de 1979, de relembrar que também foi editado um album só com versões dos Blondie, a capa é do melhor cheesecake editado por estas bandas, isto porque, Portugal foi um país que até panificou alguns cheesecakes apeteciveis.
Postado por
Merton
às
07:53
0
comentários
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Cinema; Ulster 77 em Madrid, a despedida do Mundo Subnormal.
Da minha parte e da parte do fanzine "O Alfinete" quero agradecer toda a promoção prestada por parte do pessoal do Mundo Subnormal, pessoal esclarecido em matérias que vão desde o Punk 77, Powerpop ou Mod-revival, não é por acaso que fecham a "loja" com uma sessão de cinema dedicada ao Ulster 77.
Postado por
Merton
às
12:18
0
comentários
Marcadores: Mundo Subnormal
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Toy e a New Wave.
Posto o disco a correr, somos presenteados com o tema, "Berlin", música engraçada na linha de Pub-rock com incrustados New Wave. Não sendo um tema de outro mundo, não moí os ouvidos mais exigentes, ouve-se. Segue-se o tema "Mini Saia", o instrumental não desilude, um powerpop-new wave recatado sem grande fulgor, o mesmo não se pode dizer da voz do António Ferrão, um timbre deslocado do registo instrumental.
Postado por
Merton
às
15:25
0
comentários
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Punk's not dead à Portuguesa.
O jornalista começa a questionar os Punks, as perguntas giraram em torno do trivial: trabalho, nazismo, amor e outras banalidades, as respostas foram evasivas. Não se pense que o trabalho do jornalista fora fácil, além do risco de poder ter a sua integridade física em perigo, o jornalista ainda sentiu a carteira a ficar mais leve a cada pergunta que lançava, por que para acercar-se dos Punks e ganhar a sua confiança, teve de ir desembolsando umas libras. No final do texto somos brindados por vários remates, todos para a bancada do sensacionalismo e do moralismo. Em jeito de conclusão, esta reportagem é dos poucos trabalhos jornalísticos da época, que aborda a segunda vaga do Punk, a denominada Legião UK 82.
Postado por
Merton
às
09:03
1 comentários
Marcadores: imprensa, uk punk legion 82
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Eddie Hot Rods, Castelo Branco, 21 Setembro
Postado por
Merton
às
04:27
2
comentários
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Fanzine "O Alfinete" #5 à venda na Porto Calling, Loja de discos.
Em Lisboa, o "O Alfinete" está à venda na Magic Bus, Calçada do Duque, 17-A
Postado por
Merton
às
05:58
3
comentários
sexta-feira, 26 de julho de 2013
D.N.A. - Extended Play, 1983
Postado por
Merton
às
14:51
0
comentários
sexta-feira, 19 de julho de 2013
"O Alfinete" à venda na Magic Bus, loja de discos, Lisboa.
Pessoal de Lisboa e arredores, já podem adquirir o fanzine "O Alfinete", na loja de discos, Magic Bus, Calçada do Duque nº17A, perto dos restauradores e do chiado. Uma boa oportunidade também para ver as últimas novidades em vinil e cd.
http://www.recordjunkie.com/stores/view/1421
Postado por
Merton
às
07:22
0
comentários

























