segunda-feira, 15 de setembro de 2014
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Punk erudito, Ramones.....
Postado por
Merton
às
08:32
2
comentários
Marcadores: imprensa, musicalissimo, ramones
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Mother's Children - "Lemon" 2014
Postado por
Merton
às
13:52
0
comentários
Marcadores: Mother's Children, Powerpop Canadá
sexta-feira, 20 de junho de 2014
"O Alfinete", página oficial.
publicação, curiosidades, muita memorabilia e brevemente passatempos, é simples basta aceder ao link:
https://www.facebook.com/alfinete.punkzine
Postado por
Merton
às
10:52
0
comentários
terça-feira, 20 de maio de 2014
Concertos Falhados.
Poucos sabem que os Clash estiveram para repetir a dose de Cascais 1981, pelo menos mais duas vezes, foram apontados como um possível nome para o Festival Vilar de Mouros 1982, e em outra ocasião chegaram a ser dados como certos em Lisboa em 1984. Outros casos foram diferentes, veio a banda principal mas a banda suporte ficou encalhada em parte incerta, exemplo, a primeira e única vinda dos Ramones a Portugal, no qual apontava-se os UK Subs como sendo a banda suporte, algo que não veio acontecer, coube aos UHF essa grata tarefa de abrir os concertos dos supra-sumo do Punk Americano. També houve erros de "casting", um desses erros deu-se com a escolha das bandas para o primeiro e único Cascais Rock, dentro do rol de possíveis bandas para o festival, constava o nome dos Stiff Little Fingers, banda que acabou por ser preterida pela organização.
Os Little Bob Story também tiveram para por os pés em Portugal, iriam coadjuvar os Dr Feelgood numa pequena tour, Dr Feelgood, banda já com alta rodagem em solo nacional, mas por razões que se desconhecem nem uma nem outra banda vieram em 1983. No campo do ska com duas cores, chegaram a ser publicadas noticias que apontavam a vinda de bandas como os Madness e os Specials, mas ambas as bandas não chegaram a vir a Portugal nessa altura, só passados mais de 20 anos é que se pôde ter o ensejo de ver ambas as bandas.
Dentro da New Wave houve quem dissesse que os The Members podiam vir a Portugal, avançou-se com a noticia de concertos dos Motors em Portugal, mas foi falso alarme, foram só mais uns nomes para a lista dos concertos falhados em Portugal.
Postado por
Merton
às
15:14
0
comentários
Marcadores: concertos em Portugal, Little Bob Story, madness, motors, ramones, Sham 69, specials, Stiff Little Fingers, UK Subs
quarta-feira, 14 de maio de 2014
Son of Stiff 1980 tour
Em 1980 vai para a estrada a "Son of Stiff" tour, que percorreu a Europa, o contigente da Stiff era composto por 5 bandas, todas elas do meio da tabela, Any Trouble, Ten Pole Tudor, Dirty Looks, Equators e Joe King Carrasco and The Crowns.
A tour teve passagem por Portugal, com duas datas, uma em Lisboa e outra no Porto, assunto que merece uma resenha no novo nº do Alfinete, além disso também foi publicado um extenso artigo sobre a Stiff Records. A "Son of Tour" seria a última tour promovida pela Stiff Records, desta tour foi editado um Maxi-single que incluia um tema de cada banda participante, a tour também foi registada em filme, filme esse que não teve circulação comercial, ficam aqui uns enxertos desse documentário
.
Postado por
Merton
às
07:10
0
comentários
Marcadores: Any Trouble, concertos em Portugal, Dirty looks, stiff records
sexta-feira, 9 de maio de 2014
Discos descaracterizados.
São um dos troféus mais cobiçados pelos colecionadores de vinil, falo dos discos white labels, a quem lhe chame test-press, discos de prova, etc...
São discos que tiveram uma tiragem mínima com fins promocionais, eram distribuídos pelas rádios, imprensa, etc... E para evitar que muitos desses discos promocionais acabassem no circuito comercial, a maioria eram edições descaracterizadas, quase sempre despidos de capas, com labels brancas e com o conteúdo escrito à mão.
Postado por
Merton
às
14:32
0
comentários
Marcadores: Mata-Ratos, promocionais, rock português, test-press, The Warm
quinta-feira, 1 de maio de 2014
A crónica de um concerto anunciado. The Not Amused + Anarchicks
Depois de muito gritar aos setes ventos, que os The Not Amused vinham pela primeira vez a Portugal, é a altura do rescaldo. O céu de Lisboa quis baptizar de forma inequívoca a estreia dos The Not Amused, um dia em que a chuva martirizou Lisboa incessantemente. Mas a chuva não intimidou aqueles que queria ver e ouvir Punk/Powerpop de fino recorte técnico, algo inaudito por estas paragens.
Sob o tecto protector do popular Alvalade, diga-se de passagem, um dos bar mais aprazíveis de Lisboa, os The Not Amused e as Anarchicks puderam alfinetar todos aqueles que lá se deslocaram. Com um ambiente quase familiar, e com muitas caras conhecidas, o mote estava lançado, no ar sentia-se que ia ser uma noite de rock n roll como manda a regra, e confirmou-se.
As Anarchicks encetaram as hostilidades, com o seu post-punk electrizante, com uma actuação eficaz, no final a banda prestou homenagem ao João Ribas, tocando o tema dos Censurados, "Angustia".
Com indumentária a rigor e com a pica toda, fazem detonar a primeira música, "Still not in the papers", a partir daí foi um rodopio de boas malhas de punk powerpop, "Bazooka", "Totally Destroyed", "Hit by a Bus" e o já clássico "Pauline" entre muitas outras. Foram 60 minutos estonteantes, que desencadeou reacções espontâneas no público presente, houve aqui e acolá algum pogo, e que melhor aceitação do que a dança oficial Punk.
Resumindo mas ainda não concluindo, os The Not Amused prestaram um excelente serviço a cena rockeira de Lisboa e arredores, uma banda que tem as portas abertas para um regresso, mais que merecido para uma banda que consegue ombrear com as melhores da actualidade dentro do seu género.
Final do evento, as reacções foram de entusiasmo e de vontade em ouvir mais bandas como os The Not Amused, quem sabe se começam a aparecer por Lisboa mais bandas a tocar Punk/powerpop. Para a banda, palavras dos próprios, Lisboa tinha sido o melhor concerto da tour até aquele momento.
Postado por
Merton
às
08:40
0
comentários
Marcadores: concertos em Portugal, O Alfinete, The Not Amused
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Já está disponível o #6 de "O Alfinete" fanzine
Postado por
Merton
às
15:16
0
comentários
Marcadores: fanzine, O Alfinete
quinta-feira, 27 de março de 2014
HOJE!!!!!!!!!! The Not Amused (Berlim) + Anarchicks, concerto 27 Março (5ªfeira)
Postado por
Merton
às
10:06
0
comentários
Marcadores: Anarchicks, O Alfinete, The Not Amused
domingo, 23 de março de 2014
João Ribas
Postado por
Merton
às
16:43
0
comentários
Marcadores: João Ribas
segunda-feira, 17 de março de 2014
Punk, Discos, Alfinetes.... entrevista
http://oaltifalante.blogspot.pt/2014/03/hoje-ha-punk-rock-no-liceu.html#comment-form
http://oaltifalante.blogspot.pt/
Postado por
Merton
às
08:05
0
comentários
segunda-feira, 10 de março de 2014
sexta-feira, 7 de março de 2014
Porto Calling loja de discos, 2º aniversário
.
Postado por
Merton
às
08:38
0
comentários
quarta-feira, 5 de março de 2014
Anarchicks + The Not Amused (Berlim-Punk/powerpop) 27 de Março
O concerto irá decorrer no Popular Alvalade, quinta-feira (27 Março), abertura de portas 22 h, entrada 4€.
http://thenotamused.bandcamp.com/
https://www.facebook.com/AnarChicks
Postado por
Merton
às
13:51
0
comentários
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
dia 27 Março, The Not Amused + Anarchicks ao vivo, Lisboa
O concerto de dia 27 de Março, The Not Amused + Anarchicks já tem uma página de apoio, https://www.facebook.com/events/577206819043051/?fref=ts
http://thenotamused.bandcamp.com/
https://soundcloud.com/sound101records/sets/anarchicks-look-what-you-made/</
a>
Postado por
Merton
às
04:17
0
comentários
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Rock Final, fanzine Rolls Rock 1981-82
Postado por
Merton
às
14:58
1 comentários
Marcadores: fanzine, Rock Final, rolls rock
domingo, 9 de fevereiro de 2014
The Not Amused (Berlim) ao vivo 27 de Março, Lisboa, Popular Alvalade.
"O Alfinete" Punkzine tem o prazer de apresentar ao vivo, a banda alemã The Not Amused, um dos nomes cimeiros do Punk-rock germânico da actualidade. Os The Not Amused já andam nestas andanças do Punk-rock/powerpop desde 2005, com dois mini-albuns editados, um LP split com os X-Prays, um ep, e participações em colectâneas. Uma Banda já com alguma tarimba no Punk-rock, já tocaram com os Fast Cars, The Jetz, The Carpettes, Long Tall Shorty, Private Dicks, entre outros.
Esta será a primeira actuação da banda em Portugal, estando garantido muito pogo e muito sing-a-long, será um concerto de Punk-rock até ao tutano.
É de marcar na agenda, dia 27 de Março, quinta-feira, no Popular de Alvalade, na rua António Patrício nº11 B, traseiras da Av. Estados Unidos da América, perto do Pingo Doce, 22 horas, entrada 4€.
http://www.not-amused.co.uk/
https://www.facebook.com/TheNotAmused?fref=ts
https://www.facebook.com/PopularAlvalade
Postado por
Merton
às
12:20
0
comentários
Marcadores: concertos em Portugal, O Alfinete, The Not Amused
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
The Cry! - Dangerous Game, 2014
Actualmente, para mim, começa a ser complicado falar da música contemporanea, não me refiro a música estrambólica, mas sim à música dos dias de hoje. Tal handicap leva-me a ter poucos trunfos debaixo da manga para digladiar-me com os musicólogos da musica corrente. Faço mea culpa, talvez a minha veia esteja inquinada pelo antigamente, podendo ser alcunhado de musicólogo contra-corrente.
Esta introdução serve de preambulo para a aprazível empresa de escrever a crítica ao novo album dos The Cry!, banda de Portland, que são um dos trunfos que tenho e que lanço sempre em conversas quando o tema é a música do agora.
Posso dizer que os The Cry! caíram-me no goto logo no primeiro momento. Praticantes de um powerpop de uma qualidade quase fora do normal para bandas actuais, podemos comparar os The Cry! a uma daquelas novas maquinas de cozinhar em que escolhemos os melhores ingredientes e os pomos na dita cuja, resultando daí um daqueles bolos ou cozinhados que só são vistos em fotos de revistas de culinária.
Os The Cry! conseguiram chamar atenção dentro do espectro Powerpop. O seu primeiro album foi um tiro bem dado no meio musical, com temas de um calibre a roçar o classicismo powerpeano. Os The Cry! apresentam-se de novo ao serviço com o "Dangerous Game", album que tem saída prevista para Março de 2014, e que é composto por 10 temas, que desfilam com todo o glamour na passadeira do powerpop/glam/punk.
Os The Cry! são uma banda que consegue tratar por “tu” o powerpop, usando e abusando do glam sem que este seja apenas um mero adorno de confecção, como é o caso do tema "Discotheque", com uma intro velvetiana, que nos puxa para o que de bom se fez nos 70's, uma glamzada com powerpop, um dos pontos altos do album. Se este o desenho não é eficiente, então imaginemos uns Milk n Cookies em 2014. As influências que circulam pelas cordas e pelas carolas, melhor pelas tarolas dos The Cry! estão bem vincadas, são fáceis de detectar ao longo do disco, mas não se pense que são handicaps, pelo contrário, são selos de garantia numa altura em que somos enganados a torto e a direito.
Mal começamos a ouvir “Dangerous Game” somos conduzidos por uma estrada bem pavimentada pelo glitter do glam-rocknroll, sempre ladeada pela melodia dos 60’s, com algumas curvas punk, que dão o devido embalo para uma velocidade controlada sempre com a sinalética do powerpop presente. No tema “Dangerous game” somos presenteados por um punk/powerpop que mistura velocidade com uma melodia de primeira, “Smirk” é daqueles temas para ser single de apresentação, “He said she said” é mel para os ouvidos de um catchy que cola e não descola, imaginemos uns Epicycle.
”Shakin” segue os tramites do glam-rock com toques rock n roll, um tema que não envergonham em nada os avôs, NY Dolls. Mas no fundo do álbum esconde-se um dos melhores temas, "Same old Story", um género de cereja no fundo do bolo, um tema à la The Boys. Concluindo, os The Cry! estão no bom caminho, sem grandes desvios e com uma condução segura e perfeita. Tudo aponta para um destino brilhante.
Postado por
Merton
às
07:15
0
comentários
sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
uma Rockalhada à Portuguesa
A cassete foi editada em 1982 pela Discossete, em pleno boom do rock, embora não tenha sido caso único no que toca a edições exclusivas em formato cassete, já que na mesma altura também foi lançada a cassete/álbum da banda Sui Generis. Com uma capa um pouco tosca, o bom gosto foi coisa que nunca imperou no design de capas durante o período boom rock, abstenho-me de comentar o título da cassete "Burro da Pesada" (ahahahah).
Em relação ao conteúdo da cassete, temos altos e baixos, os pontos altos vão sem dúvida para os Vodkas, praticantes de um nwobhm meio apuncalhado, basta por os ouvidos no tema "Eles andam a solta", para notar isso. O outro tema não tem o feeling do anterior, mas também não compromete, nwobhm corrido. Se os dois temas dos "Os Vodkas" tivessem sido editado em single, acho que tínhamos uma pérola cobiçada pelos coleccionadores.
Os Globo Sounds, tocavam um roquinho sem sal, com os teclados da praxe e a guitarrinha sem chama. Os Sui Generis com o seu Pub-rock mantém o nível, já o Jorge Humberto, é o parente pobre da cassete, com o seu rock/ska de baile.
Colaboração (foto/audio): André Carneiro
Os Vodkas
Globo Sounds
Postado por
Merton
às
13:56
2
comentários
Marcadores: cassete audio, Globo Sounds, Os Vodkas, raridades, rock português, Sui Generis
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Switch 7 , o crédito da obscuridade.
Postado por
Merton
às
15:33
4
comentários
Marcadores: Switch 7, UK Powerpop























