quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Plastic Bertrand , "o rei do Disco-Punk" , Elton Motello























Plastic Bertrand , natural da Bélgica , fez parte de uma das bandas mais importantes do Punk belga os Hubble Bubble ,onde tocou bateria. Em 1977 grava o celebre "ça plane pour moi", música que contagiou os tops de toda europa. Em Portugal o febre do "ça plane pour moi" passou um pouco a margem , basta constatar o top de vendas no lado esquerda, é que o público português no que toca a disco-sound prefiram os Boney M. O Plastic Bertrand teve alguma exposição nas revistas cor de rosa Portuguesas , este artigo aqui publicado saiu na revista "Gente" de 1978 , mas houve outro artigo que saiu na revista "Plateia" também de 1978.

Os discos do Plastic Bertrand chegaram a ser editados em Portugal , o lp "AN1" , o single em questão "ça plane pour moi" e mais um outro single retirado do 1º album.

Curiosidade é que a figura de Plastic Bertrand aparece estampada na capa do single de edição portuguesa, do Elton Motello , "Jet Boy Jet Girl", mas as personagens são distintas.
Elton Motello , fez parte da banda glam-rock Bastard , a pós a dissolução dos Bastard , Elton Motello gravou o single "Jet boy Jet Girl" na bélgica em 1977.
Plastic Bertrand aproveita a música e regrava o "Jet Boy Jet girl" mas com outra letra dando origem a "ça plane pour moi", musica que iria projectar Plastic Bertrand para a ribalta, enquanto Elton Motello continuou no anónimato.
Houve várias edições na Europa do single "Jet Boy Jet Girl" , o single chegou a ser editado em inglaterra pela Lightning Records(uma das editoras punk de proa da cena inglesa), uma das capas é do mais hardcore que se pode imaginar é só confirmar na página dedicada ao Elton Motello :
Para além do single "Jet Boy Jet Girl" , em portugal foi editado o Lp "Pop Art" (um disco a fugir para a new wave) e um single retirado desse album.


Um comentário:

qs disse...

Era bom que desse para se perceber o top.