sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Raped & Cuddly Toys , Punk com Glam


Em plena euforia Punk , brota uma das bandas mais indecorosas que o Punk Inglês alguma vez viu , o nome da grupo era Raped. Senão bastasse ter um nome de Raped , os seus elementos faziam questão de usar a provocação como arma de arremesso, desde obscenidades em pleno palco , imagem andrógina (NY Dolls como referência visual) , letras onde a sexualidade extrapolava o admissivel.



O primeiro Ep saí em 1978, com título "Pretty Paedophiles", quatro músicas onde a agressividade e a provocação estão em plena sintonia. Deste ep ressalta a música "Raped", provalvelmente uma das músicas mais agressivas que o Punk Inglês alguma vez ouviu , um minuto e 19 segundos de pura raiva , esta música é um petardo nos ouvidos. Segue-se mais um registo em sete polgadas em 1978 , "Cheap Night Out", não fugindo muito ao registo Punk, nota-se uma certa mudança sonora, um prenuncio daquilo que estava para vir.

O nome Raped tornou-se um fardo pesado, e a banda decide mudar de nome, passando se a apelidar de Cuddly Toys. Para além da mudança de nome também houve uma mudança na composição musical, passando a ser o Glam a ditar as regras , ficando o Punk em segundo plano.




Com novo nome , os Cuddly Toys assinam pela a independente Fresh records (a mesma editora dos The Wall, Menace...) , o primeiro cartão de visita dos CT é o single "Madman" de 1980, um registo em jeito de homenagem a Marc Bolan(T-Rex) , "Madman" foi um original gravado por Marc Bolan e David Bowie em 1977.
Em 1981 editam o seu primeiro album , "Guillotine Theatre" , um disco marcado um pouco pela irregularidade na qualidade das músicas , só algumas músicas merecem menção honrosa , tais "Full Circle" (excelente malha ao melhor estilo balada glam), o punk de "My Commando" e de "Time Warp".



Os Cuddly Toys foram uma aposta da Rossil em Portugal , a Rossil foi uma editora portuguesa, que detinha os direitos de editar a Fresh Records. Então Portugal teve nos escaparates das lojas , 3 singles , "Madman" , "Someone's Crying" e "It's a Shame" e o Lp "Guillotine Theatre", mas julgo que não foi o suficiente para criar o culto dos Cuddly Toys em Portugal. Por falar em culto, os Cuddly Toys são hoje em dia uma banda venerada por uma legião de fãs, muitos deles encontram-se no Japão , não tivessem os Cuddly Toys um baterista de ascendência Japonesa.
Curiosidade , a capa do single Português "Someon's crying" é diferente da capa original Inglês.




Raped - "Raped"

Nenhum comentário: