domingo, 25 de maio de 2008

Glory Boys , rebeldia com estilo



Glory Boys , um grupo de jovens oriundos de East End , Londres , adeptos do West Ham , começam a dar sinais de vida por volta de 1977 dentro e fora dos estádios. Como muitas tribos urbanas , os Glory Boys faziam-se notar pela sua imagem , imagem essa vincadamente Mod (estilo hard mod) , para além da imagem , a música ( em doses maciças de northern soul) era um elo importante para a coesão do grupo , outra influência do movimento Mod original nos Glory Boys.


Tinham como ritual tatuar na parte inferior do lábio , as palavras Glory Boys ou o simbolo de uma fechadura (mais tarde simbolo adoptado pela banda Mod Secret Affair).


Com o filme Quadrophenia de 1979 dá-se uma pequena mudança no grupo , e começam a acompanhar a banda Secret Affair (a banda da primeira geração revival , mais próxima às raizes Mod). Não era de estranhar a empatia entre os Glory Boys e a banda Secret Affair , visto , a banda ser da mesma zona dos Glory Boys. Para cimentar a relação , os Secret Affair dedicam uma música ao grupo , "Glory Boys" e o título do primeiro album dos Secret Affair seria nada mais nada menos , que "Glory Boys".


Os Glory Boys começam a seguir a banda por toda Inglaterra , provocando o caos em muitos concertos , marcante foi a tournee "March of Mods" (que incluia para além dos Secret Affair , os Back to Zero , Purple Hearts).


No seio do gang Glory Boys , formou-se uma banda , os Untamed Youth , tendo gravado um single em 1979 , com um som Mod agressivo , os Untamed Youth eram a resposta do mundo undeground às bandas da primeira linha do mod revival.


Com o esmorecer do movimento mod , os Glory Boys foram-se ressentido e o grupo desmembra-se.

Curiosidade um dos lideres dos Glory Boys , Jami O'Keefe (também vocalista da banda Untamed Youth) , tornou-se perito em artes marciais e defesa pessoal , tendo escrito vários livros sobre essa matéria.

Untamed Youth - Untamed Youth mp3



Secret Affair - Glory Boys


terça-feira, 20 de maio de 2008

here comes ... The Ordinarys


"Porque razão ninguém editou nada dos The Ordinarys , quando estes estavam na flor da idade ?" nem um misero 45 rotações (caso existisse seria um single daqueles a atingir os 3 dígitos de valor) , uma questão que faz todo o seu sentido , tratando-se de uma banda que podia ter rivalizado com as melhores do seu campeonato (primeira Liga).
5 jovens britânicos decidem formar uma banda , no final de 1976 , o timing não podia ter sido melhor , já havia Punks na rua , na TV e nos jornais. O nome de The Ordinarys deve-se a uma música dos New Hearts (mais tarde Secret Affair) "Here comes the Ordinaries". Em 1978 os Ordinarys tem a oportunidade de se mostrarem ao grande público através do programa de televisão "New Faces" , tocando a musica "I wanna be an Ordinary" , o que se pode dizer desta música é que é , UM CLÁSSICO.


Mas como o mundo da música está cheio de casos de injustiça , os The Ordinarys , terminam a sua carreira sem o justo reconhecimento , deixando para a história uma demo-tape com 3 músicas. Passados mais de 25 anos , volta-se a ouvir falar dos The Ordinarys , com a inclusão das 3 músicas da demo na compilação "Bored Teenagers vol 4" , com o surgir de um novo interesse por bandas Punk PowerPop , a banda volta a juntar-se com o line-up original e segue-se uma nova etapa para a banda.

http://www.myspace.com/theordinarysuk







domingo, 18 de maio de 2008

Wire , ao vivo na Casa Serralves , dia 7 Junho






A banda inglesa , Wire , são os cabeças de cartaz da próxima edição de Serralves em Festa. Actuam dia 7 de Junho , sábado , entrada livre , para além dos Wire há mais pontos de interesse , num invento que conta com a participação de mais de 300 artistas , num periodo de 40 horas ininterruptas.






Biografia dos Wire : Banda Londrina formada em 1976 , todos os seus elementos vinham da Art School , editam o seu primeiro single "Mannequin" (curiosidade este single teve edição portuguesa) , um single contudente , com toda a energia do Punk a vir ao de cima , em Novembro de 1977 editam o tão aclamado disco "Pink Flag" , um disco que continua nos dias de hoje a influenciar muito do dito novo rock.Um disco composto por temas Punk de curta duração , um certo Punk minimalista , num total de 21 músicas. Muitas das músicas de Pink Flag serviram de covers para bandas como REM , Minor Threat , Elastica etc...








sexta-feira, 9 de maio de 2008

TV21 , a brincar com o fogo


Formados em 1979 , escoceses de gema , naturais da cidade Edimburgo , os TV21 foram uma das muitas bandas a surgir no universo New Wave PowerPop. Ficam para sempre conhecidos pela música "Playing with Fire" música contagiante , até os Purple Hearts chegavam a tocar nos seus concertos , outra música marcante dos TV21 é "Ambition" , para ouvir estes dois clássicos é seguir o seguinte link :
http://spinstersrock.blogspot.com/2008/03/tv21-snakes-and-ladders-double-7-ep.html

Curiosidades , Mike Scott (dos Waterboys) chegou a participar na gravação do single "Ambition". O único album dos TV21 "A Thin Red Line" de 1981 foi editado em Portugal pela EMI-VC , não tendo a garra dos primeiros singles , é um disco dispensável.
Em 1982 os TV21 decidiram findar a sua carreira , depois de uma tournee com os Rolling Stones pela escócia.
Decidindo regressar em 2005 para participar num concerto de homenagem ao John Peel , hoje em dia os TV21 continuam a tocar.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Freshies , PowerPop DIY de Luxo


Naturais da depressiva cidade de Manchester , Freshies , foram um caso ímpar do PowerPop DIY inglês. Nascidos nos meados dos anos 70 , os Freshies comandados por Chris Sievey , editam o seu primeiro "the Freshies" EP em 1978 pela editora Razz , gerida pelo proprio Chris Sievey. Seu maior êxito seria o single de "I'm In Love With The Girl On The Manchester Virgin Megastore Check-Out Desk" de 1981 , o titulo da música seria depois rebaptizado por "I'm In Love With The Girl On A Certain Manchester Megastore Checkout Desk" devido a pressões por parte da editora Virgin Records.


Pela banda passaram alguns ilustres como por exemplo , Martin Jackson(dos Magazine) and Billy Duffy(dos Cult). A banda durante o seu tempo de vida editou bastantes singles , no entanto nunca editaram um album , fica para a história músicas como , "Dancin' Doctors" , "Wrap up the rockets" (um hino contra a guerra) , "I can't get boucing babies".

Curiosidade é o facto de Chris Sievey ser também conhecido pela sua faceta de comediante encarnando a personagem de Frank Sidebottom. Em conclusão , os Freshies são uma daquelas bandas que dá gozo descobrir , ficam os links para sacar o album que reune alguns singles e uns videos.

album disponivel para download em : http://mutant-sounds.blogspot.com/2007/01/freshies-complete-7-discography.html





Freshies - Wrap up the rockets





Freshies - Bouncing Babies





Freshies - Dancin' Doctors

Exposição , "Our favourite Mod Shop" , Restart dia 6-22 Maio


Na próxima terça-feira , dia 6 de Maio , será inaugurada a exposição sobre a Cultura Mod - Our Favorite Mod Shop, produzida pelo Vespa Gang. Haverá música a condizer e Martini's para quem aparecer. Lembramos que a entrada é livre e a exposição vai estar patente na Restart até 26 Maio. Vale a pena dar um pulo ao Parque Expo e conhecer melhor a historia deste(s) movimento(s). Estão convidados...