quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Segundo Capitulo , 33 rotações

Dando seguimento ao post dos discos punk 33 rotações editados em Portugal , eis o segundo capitulo.








Teenage Head , banda punk do Canadá , apelidados por muitos como os "ramones" canadianos , editam o seu primeiro 33 rotações em 1979 , e não é que esse disco é editado em Portugal , tornando este disco numa reliquia nos dias de hoje para quem acompanha o universo das obscuridades do Punk. A edição portuguesa esteve a cargo da Rossil , a mesma editora que detinha o catalogo da Fresh Records. download teenage head













Segue-se na ementa , as colectaneas , "New Wave Punk Rock" foi a primeira colectanea oficial a ser editada em Portugal , antes já tinha sido editado a colectanea "Punk rock 77" , mas foi considerada uma edição bootleg. As bandas que constavam eram os The Damned , Richard Hell , Dead Boys , Ramones ....
















"Som Chiswick" , uma colectanea que albergava grupos da editora Chiswick , tais como , The Rings , Radio Stars , 101'ers , Radiators , Jeff Hill .... O artwork da capa portuguesa era ligeiramente diferente do original.












Mais colectaneas , desta vez , dois volumes , "Brum Beat" , consistia em gravações ao vivo de bandas com pouca projecção no mercado , muitas destas gravações são os únicos registos dessas bandas. As bandas que componham os dois volumes iam desde o Punk ( caso dos Dansette Damage , os mesmos do single "NME") , bandas Powerpop , The Quads , bandas de NWOBHM , Spoonfull , até a New Wave ( The Trillers) , Ska ...

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

VII ROCK FEST BRENHA ARDER


BRENHA FIGUEIRA DA FOZ
12 SETEMBRO- 5 Euros
SUBCAOS,MOTORNOISE,FREEDOOM;M.O.T.U,ESTADO DE SITIO
13-SETEMBRO-7 Euros
-BUNNYRANCHCAPITAO FANTASMAKILLERKARMAMIDNIGHT PRIESTV8 BOMBSFACTOR BIOTICO.


10 EUROS-PASSE DOIS DIAS(Sem venda antecipada,compra no dia 12)CAMPISMO GRATUITO



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

The Screamers , o Synth-Punk na primeira pessoa.



Synth-Punk , mais um derivado do Punk , que teve como um dos pioneiros , a banda de Los Angeles , The Screamers. Surgiram em 1977 e logo se fizeram notar pela sua formação pouco convencional para uma banda punk , e pelo simbolo da banda (um dos logos mais celebres do Punk) , o som provinha de um sintetizador , de um piano electrico , de uma bateria e de uma voz que não tinha pudor em gritar todos os seus males . A banda era composta por 4 elementos , Tomata Du Plenty (vocalista e performance) , Tommy Gear (principal compositor da banda , sintetizador) , Rene Daalder (piano-electrico) , KK Barrett (baterista).



Os Screamers foram uma das bandas mais requisitadas para tocar em bares na zona Los Angeles para além do celebre clube Whisky-A-Go Go , foram a primeira banda sem contracto discografico a tocar no prestigiado clube , Roxy.



Os concertos dos Screamers foram sempre pautados pelo lado teatral do seu vocalista e pela agressividade dos teclados , os quais faziam esquecer sem nenhuma dificuldade a presença de guitarras , um dos exemplos de que para ser Punk não era necessário nenhum tipo de regras , mas sim atitude.



Existiu sempre alguma euforia em redor dos Screamers , com concertos sempre esgotados , mas não foi o suficiente para que a banda grava-se algum disco , deixando para a história umas demos , e um concerto gravado pela Target Video em 1978 (Geza X foi o responsavel pelo som do concerto , para saber mais sobre Geza X aqui ) juntamente com uns videos gravados em estúdio. Ao longo dos tempos foram editados um cem número de edições , todas elas piratas , que foram alimentando um culto desenfreado em redor dos Screamers.







Jello Biafra referiu-se aos Screamers , "the best unrecorded band in the history of rock and roll" , e sendo umas das principais influências para o Jello Biafra formar uma banda.

http://www.myspace.com/screamers

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

The Users , "Secondary Modern 1976-78" CD em Outubro


Em outubro será editado o cd da banda inglesa , The Users , formados em 1976 em Cambridge , tiveram algum sucesso com o seu primeiro single "Sick of you" editado pela editora punk , Raw Records , o single alcançou as 20.000 exemplares vendidos , uma excelente marca , para uma editora independente. O segundo single é de 1978 , "Kicks with Style". O cd contem os singles editados e mais algumas musicas nunca antes editadas , no total de 9 músicas.
Curiosidade , é o facto dos The Users , terem enveredado pelo som mod revival e terem mudado de nome para "The Selections" , e depois já sob o nome A Craze terem editado um single pela editora de Paul Weller , a Respond Records.

http://www.kbdrecords.com/2006/07/08/the-users-im-sick-of-you-7/ - single "Sick of You" mp3
http://www.myspace.com/theuserspunk

sábado, 16 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

33 rotações o Punk ao virar da esquina , Mercado Português de discos




Voltando ao assunto anteriormente falado , hoje volta-se a falar de discos de vinil , e qual seria a sorte de quem por "azar" gostasse de ouvir Punk e vivesse em Portugal no final dos anos 70 e inicios dos anos 80. Começando por uma banda por demais conhecida , mas que muitos desconhecessem que houve edições portuguesas dos discos dessa banda , estou a falar dos UK Subs.




















Foram editados dois discos em Portugal , "Brand new age" de 1980 e"Diminished Responsibility" de 1981. Curiosidade as contracapas de ambos discos diferiam das contracapas originais inglesas , tendo as edições portuguesas parte do inner-sleeve impresso na contra-capa , num genero de contenção de custos , assim evitava-se ter de imprimir inner-sleeves tipo 2 em 1.






















Os discos dos Uk subs tiveram pouca saída no mercado português , podendo-se considerar uma raridade , algumas das cópias que aparecem são discos promocionais.






Outra banda punk inglesa que foi alvo das edições por parte do mercado nacional foram os The Boys , com o single "I don't care" cuja a capa é a mesma da edição espanhola , e o disco homonimo "The Boys" de 1977. Ambas as edições foram feitas pela Movieplay , tendo existido também edições promocionais do LP dos The Boys.


















Ao contrário das bandas anteriores a que se segue teve algum sucesso por terras lusas , foi o caso dos Undertones , tendo sido editados os três primeiros albuns em Portugal.























Os Buzzcocks também fazem parte da lista de edições nacionais , com o seu 1º album "Another music in a different kitchen" de 1978 e o LP "Singles going steady"de 1979.





















Mas o mercado português de discos não foi só feito para bandas de topo , também havia lugar às bandas punk mais "marginalizadas" , caso dos The Wall , banda inglesa formada em 1978 , cujo o seu primeiro album "Personal Troubles & Public Issues" foi editado em Portugal em 1980.
























Continuando em bandas desconhecidas , a banda punk francesa , Desperados , que contava com ex. elementos das bandas Metal Urbain e dos Gasoline , praticavam um Punk rock com algumas influencias do rock'n roll , viram o seu mini-LP a ser editado em Portugal.



















Em relação a colectaneas de bandas Punk , sairam alguns discos no mercado nacional , por exemplo , a colectanea punk oi! , "Back-stage Pass" de 1980 que permitiu aos portugueses terem uma noção do que se fazia em Inglaterra por essa altura , o inicio do Oi! e do punk hc , na lista de bandas que integravam essa compilação , estão os Exploited , Anti-Pasti , Cockney Rejects , Cyanide , Slaughter Dogs , Angelic Upstarts etc... A edição portuguesa tinha um artwork diferente da edição original.


















"Business Unusual" de 1978 foi outra colectanea editada em Portugal , compilava bandas punk , caso dos UK subs , Outcasts , Outsiders , bandas PowerPop , The Dole , Vice Creems , Record Players , e bandas Synth new wave. Esta colectanea servia para dar a mostrar bandas que na altura só tinham editado um single.


















terça-feira, 12 de agosto de 2008

Varukers em Outubro em Portugal , Uk Punk HC 82



Já está anunciado o regresso dos Varukers a Portugal , será a terceira vez que os Varukers tocam em Portugal , depois de uma primeira passagem por linda a velha , com lotação esgotada , e por Coimbra , Porto. A segunda vez foi em Campolide que não teve tanta adesão por parte do público.

Espera-se mais uma boa prestação desta já lendária banda punk hc inglesa em solo português , dia 3 de Outubro no Porto e a 4 de Outubro em Linda a velha. A acompanhar os Varukers vão estar os Crise Total no ano em que comemoram 25 anos de carreira.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sex Pistols , Holydays in the Paredes de Coura



Uma viagem daquelas para esquecer , duas horas e meia de comboio mais meia hora de autocarro , para um percurso de cento e tal quilometros , é dose. Chegando finalmente à "terra prometida" , foi hora para tomar um "chá" revitalizante e ver caras conhecidas. Em amena conversa , escusado é dizer que o tema central das conversas era o Punk rock , houve ainda tempo para questionar aos autóctones de paredes de coura sobre bandas punk , "você sabe quem são os P.I.L. ?" , resposta da autóctone "Não sei quem são esses , só sei que os tremoços são 50 centimos" , para quem nunca pagou por tremoços , foi algo de inusitado , ouvir que os tremoços têem preço , mas no final depois de muitas diligências acabou-se por não pagar o "seafood" do eusebio.


Era altura de seguir caminho para o recinto da festa , já estavam a tocar os bellrays , punk rock n roll com soul. Havia quem dissesse que a tina turner estava em palco com uns bacanos armados em stooges.


Terminada a prestação dos bellrays , foi a altura do indie dos Mando Diao , os babyshambles da suécia , concerto pouco interessante , excepto numa música , que não sei o título , talvez a segunda música do cardápio.



Acabando o indie , é altura de ir para a linha da frente , é hora de pistols. Um tempo de espera , lá estão os icones do Punk em palco , muitas das apostas foram ganhas , os Pistols encetaram o seu concerto com a "Pretty Vacant". Foi um desfilar de todos os clássicos do "Never mind the Bollocks" , com direito às covers da praxe , "stepping stone" (dos monkees) , "No Fun" (dos stooges).
Um dos momentos apoteoticos foi perto do final , quando Johnny Rotten perguntou ao público que música queriam ouvir , não era dificil saber qual era , "anarchy in uk" , segue-se o segundo encore , mais duas covers , uma dos hawkwind "Silver Machine" , uma cover muito bem conseguida , com o toque de psicadelismo , dispensavel era a cover dos Modern Lovers. Pena não terem tocado mais músicas do LP "rock'n' rock swindle" , malhas como "Silly thing" ou "Lonely boy" nunca destoariam no concerto.


Johnny Rotten lacónico como sempre despede-se do público português com a seguinte frase "never forget we're your friends , all the other fucking punk bands , fucking cunts".


No final foi encontrar pessoal conhecido e beber uma jolas até apanhar a camioneta da renex.
Concluindo foi uma noite de Punk num local que de Punk tinha pouco , mas valeu a pena o dinheiro e o tempo gasto , ao contrário de muitos intelectualoides do indie que escrevem em certos pasquins , em que a crítica ao concerto dos Sex Pistols só incidia no aspecto , na fisionomia , e em outras futilidades , se queriam ver os Sex Pistols de 1977 que fossem comprar um DVD à fnac e ficassem em casa , assim evitavam o dissabor de ter visto os Pistols.