segunda-feira, 28 de junho de 2010

New York Dolls , Jet Boy - 1973




Depois de uma semana de interregno, o blog volta à carga com mais raridades, desta feita , o post de hoje é dedicado a uma das bandas que mais influênciou a geração Punk-rock 76, os NY Dolls.
A capa do disco exposta, foi a única edição Portuguesa do NY Dolls, no lado A "Jet Boy" e no lado inverso estava "Vietnamese Baby", dois bons exemplos de como já se fazia punk ainda antes de uns Ramones ou de uns Pistols, single dos NY Dolls é de 1973 três anos antes da explosão Punk.
De referir que este single é uma das "joias da coroa" no que toca às edições portuguesas relacionadas com o Punk, capa única e de grande gabarito, mais um exemplo de que em Portugal houve designers de capas de discos capazes de fazer um bom trabalho. Por último os New York Dolls vão tocar em Agosto no Rebellion (blackpool), embora desfalcados por razões óbvias, perspectiva-se um bom concerto.

domingo, 20 de junho de 2010

F.U.2 - Punk-Rock, 1977



FU2 (abreviatura para Fuck You Too) foi o "disfarce" arranjado por um grupo de veteranos do garage dos 60's, e quem eram esses veteranos, nada mais nada menos que os Downliner Sect, banda de primeira àgua do garage psicadélico inglês.

O som dos FU2 confirma alguma da hereditariedade do garage, esse facto torna o disco "Punk-rock" de 1977, num album interessante e que fugia um pouco à regra do Punk Inglês, um disco que poderia bem ter a chancela "made in United States ou made in Austrália". Se a harmonica flutua em algumas das músicas, exemplo "Palying my guitar", já o sintetizador dá um ar contemporaneo(para 1977) ao disco, "Sniffin Glue" lembra à primeira audição os Stranglers, mas também há Punk directo e sem espinhas, exemplo a música"F.U.2" ou "Star in the Street".

Em 1977 os Downliner Sect gravam um single "Showbiz", onde assumem a sua verdadeira indentidade deixando de lado o heteronimo de FU2.
O 45 rotações foi arremessado para o mercado pela mítica editora, Raw Records.
Voltando aos FU2, há um dado curioso é que o album "Punk-rock" nunca foi editado em Inglaterra, existem edições do Lp em Espanha, França, Austrália (com título diferente para o album,"Depressions") e Itália(pelos visto a edição mais rara). A capa que está exposta neste post é referente à edição Espanhola, e há que dizer que é uma das grandes capas do Punk, enquanto a capa original Itáliana foi reproduzida numa das edições bootlegs da série "Back to Front".

Para aqueles que pretendem arranjar o album dos FU2, a 1977 records reeditou em CD.





quarta-feira, 9 de junho de 2010

The Roxy London WC 2 , Jan-Apr 1977


Roxy Club, foi um epicentro da explosão Punk em Londres, pelo palco do Roxy gravitaram algumas da mais importantes bandas do Punk Inglês, Generation X, The Clash, Siouxsie and the Banshees, Lurkers, The Boys .....

Um dos Dj's residentes do Roxy foi Don Letts (realizador, músico), num documentário sobre o Punk-rock, Don Letts relatou que o som que predominava nos seus sets de Dj era o reggae, e a razão prendia-se com o facto de que no inicio de 1977 eram poucos os discos Punk lançados no mercado. O filme "The Punk-rock Movie" realizado pelo mesmo Don Letts tem muitas imagens gravadas no Roxy Club.


Em 1977 a Harvest Records agarra-se ao filão "Punk", e decide patrocinar a gravação de um disco ao vivo, de bandas Punk, o local não poderia ser o mais acertado, Roxy Club. As bandas que marcaram presença no disco "The Roxy London WC 2" foram 8 , The Eater, Slaughter and the Dogs, Wire(banda da Harvest Records), The Unwanted, Johnny Moped, Buzzcocks, X-ray Spex e os The Adverts.
As músicas gravadas fora 12 no total, alguns grupos tiveram direito a repetir a dose(a gravar 2 músicas), Buzzcocks, Wire, Slaughter and the Dogs, The Eater.




1978, altura tardia (mas mais vale tarde do que nunca), as editoras Portuguesas acordam para o fenonemo Punk, e começam a editar às pinguinhas alguns discos, e o disco "The Roxy London" foi uma dessas pinguinhas no meio do oceano que era o mercado dos discos, foi editado no inicio do ano de 1978 pela EMI. Cronologicamente foi a terceira compilação Punk a ter sido editada em Portugal, as duas primeiras foram "Punk Rock New Wave" pela Phonogram e "Punk-rock 77" pela Pirate Dream Records.
E a EMI Portuguesa quis aprimorar a coisa e a edição tuga teve direito ao inner-sleeve original, pois o habitual era o disco vir em envolto num mísero plástico.

sábado, 5 de junho de 2010

Xtraverts , Punk rock da facada



High Wycombe cidade satelite de Londres, 1977 foi a data de nascimento de um grupo Punk, Xtraverts, banda que editou 3 singles, o primeiro single saiu do prelo em 1978 "Blank Generation", uma música de fino recorte Punk, sem rodeios os Xtraverts continuaram a tocar e a provocar o caos.

Em 1979 editam o segundo single "Police State", single partilhado com outra banda os The Plastic People. Mas o ano de 1979 seria o ano que iria marcar os Xtraverts, isto tudo por caso da prisão do vocalista Nigel, depois deste ter usado uma arma branca num desacato de rua, resultado final um Mod ferido.
Em 1981 depois de liberdade condicional do seu vocalista, os Xtraverts editam o seu último single "Speed".


No ano de 1997 volta-se ouvir falar nos Xtraverts, com a edição do CD "So much Hate" que reune as gravações perdidas do album que nunca tinha sido editado, a rodela de plastico contém músicas que apelam aos valores do verdadeiro espirito Punk-rock, rua e contestação, som violento e letras inflamadas.Ficam umas amostras desta pérola do Punk podre Inglês.


1984







Just The Way I Am







The Service




quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lene Lovich + Aqui d'el Rock, anúncio promoção


Anúncio de jornal de promoção aos concertos de Lene Lovich em Portugal, integrados na comemoração do 1º aniversário do programa de rádio "Rock em Stock".
A abertura dos dois concertos ficou a cargo dos Aqui d'el Rock.

terça-feira, 1 de junho de 2010