Clash ao vivo em Barcelona, 27 Abril 1981, primeiro concerto da "Impossible Tour", tournée de promoção do album "Sandinista", três dias depois seria a vez de Cascais receber os Clash. Clash em Cascais em destaque no numero 2 do fanzine "O Alfinete" (3 paginas dedicadas ao assunto). Procuro fotos,flyer,cartaz,recortes de jornais alusivos a vinda dos Clash a Portugal, rocknoliceu@gmail.com
à venda na Carbono - Lisboa , Rua do Telhal nº6-B, Lisboa, metro-Avenida.
Capa do numero 2 do "O Alfinete" Punk-rock Zine, 28 paginas, duas entrevistas em exclusivo, The Kids (Belgium Finest Punk-rock), Jeff Hill Band (underrated Powerpop Band from Warrington, UK).
textos exclusivos de Panchito-Hi-Rockers, Clash em Cascais 81, Corpse Grinders, Crime (US Punk), Cock Sparrer, The Ruts, Sid Vicious, criticas a discos, concertos, curiosidades e um passatempo.
Interessante documento, catalogo da Virgin, editado em 1979, o catalogo tem o formato de um disco e vinha com um flexi-disc. 42 paginas com a discografia da Virgin editada até a altura, com algumas fotos das bandas mais proeminentes da editora, Ruts, Sex Pistols (curiosa a foto, em que só aparecem o Steve Jones e o Paul Cook, altura que ambos já tinham outro projecto, os The Professionals), XTC (não há referencia no catalogo do rarissímo "3D" ep, um dos singles mais raros do Punk inglês). A virgin em Portugal foi representada por 2 editoras em alturas distintas, no final dos anos 70 e principios de 80, pela Vadeca (subsidiaria da Valentim Carvalho) e depois em meados dos 80 pela Edisom. Boa parte do catalogo da Virgin foi sendo editado em Portugal, se o album "Nevermind The Bollocks" dos Pistols só viu a luz do dia em Portugal passados mais de 2 anos da sua edição oficial, 1979. Um dos singles mais raros da Virgin editado em Portugal, é o unico single dos Sex Pistols lançado em solo Português, "Silly Thing", a capa é única e o lado B também, versão cantada em francês do "Anarchy in uK", que aparece na banda sonora "Rock'n Roll Swindle".
Descobri recentemente que o single, o único, dos Alberto Y Lost Trios Paranoias editado em Portugal em 1978, tem algumas particularidades que diferem do single originalmente editado em Inglaterra. Logo a primeira diferença é que a edição inglesa é um duplo single, a Portuguesa é apenas um, a capa Portuguesa não é mais do que o interior do gatefold sleeve Inglês. O single Português inclui as musicas do primeiro dos dois singles da edição Inglesa, lado A "Heads Down, no nonsense, mindless boogie", e no lado B "Thank You". O single foi editado pela RPE, que era a editora encarregue do catalogo da Logo Records.
Pegando no assunto da Rpe/Logo, existe outro single(ep 3 temas), editado em Portugal, Blazer Blazer, praticantes de outra sonoridade, NWOBHM, "Cecil B. Devine"não é um mau tema de todo, não sou grande adepto do NWOBHM, só me diz alguma coisa quando misturado com Punk ou Powerpop.
Esta 5 feira há punk-rock no Cais Sodre pela mão do DJ Marion Cobretti (blog rock cadeias), Bar Americano, entrada 1,5€
A Dog City Records acaba de lançar mais um vinil, desta vez com os extintos glam punkers lisboetas Morte Forte, que tocavam um rock sujo e enérgico na veia de uns Turbonegro ou Backyard Babies, e que integravam futuros elementos dos Larkin e dos Hellspiders. A Capa serve de homenagem ao falecido Renato, personagem mítica do Underground Nacional...
Cada single custa 6€, edição limitada a 227 cópias já perto de esgotarem, e podem ser comprados através do email dogcityrecords@hotmail.com, nas Carbonos de Lisboa ou na Lost Underground no Porto.
As musicas podem ser ouvidas aqui:
Lado A: http://www.youtube.com/watch?v=OBBhsKZsvcc Lado B: http://www.youtube.com/watch?v=Xwn9E0n-HeA