PowerPop em Portugal , 1º capítulo
Afinal , sempre houve Powerpop em Portugal!!!! e não foi necessário a adesão à CEE , este é o 1º capítulo da história do Powerpop em Portugal , abordando 3 dos grupos da cena Powerpop tuga.Se os GNR são mais que conhecidos , já os Opinião Pública poucos sabem da sua existência , enquanto os Semáforo esses sim foram retirados das catacumbas do Rock Português para uma pequena exposição da sua existência aqui no blog. Nos próximos capítulos haverá mais histórias de bandas que se conjugam ao mundo do PowerPop.
. GNR ( Grupo Novo Rock)
Banda formada por Alexandre Soares (guitarra) , Toli César Machado (bateria) e Vítor Rua(guitarra) e Miguel Megre (baixo) em 1980 na cidade do Porto. Edita o seu primeiro single “Portugal na CEE” em 1981 , torna-se um êxito , com vendas superiores a 15.000 unidades , segue-se um segundo single com idêntico sucesso “Sê um GNR”.
Discografia : - "Portugal na CEE" /"Espelho Meu" 7" 1981 EMIVC ; "Sê um GNR" / "Instrumental nº1" 7" 1981 EMI VC
. Opinião Pública
Banda proveniente de Lisboa formada no verão de 1980 , dão o seu primeiro concerto na reitoria da Aula Magna(nesse concerto a banda de cartaz eram os UHF). Os Opinião Pública alcançam o 2º lugar do concurso SóRock de Coimbra(ficando a banda de hard rock , Alarme em 1º lugar). Editam o single “Puto da Rua” em 1981 alcançando algum reconhecimento do público. Em 1982 editam o LP “No Sul da Europa” de produzido por António Manuel Ribeiro (dos UHF).
Discografia : - "Puto da Rua" / "Ela é Tua" 7" 1981 , Rotação ; - "No sul da Europa" LP 1982 , Rotação
.Semáforo
Banda oriunda da cidade da Amadora , formada em 1979 , começou por se chamar FM alterando o nome para Semáforo por altura da participação no programa “Febre de sábado de manhã” , participa em alguns concursos de musica .Edita o seu único single em 1982 , “Hoje há Rock no Liceu” , single produzido pelo Júlio Isidro.
Discografia: - "Hoje há Rock no Liceu"/"Quotidiano" 7" 1982 , Materfonis
3 comentários:
Maravilha esse blog !!!
Meus PARABÉNS pelo brilhante trabalho!
Acreditem, eu nunca imaginei que em Portugal tivesse existido uma cena powerpop. A bem da verdade, eu pensava que o único nome dessa época fosse o Roberto Leal :P
Só senti falta de uma coisa: discos para baixar!
A propósito, se vcs quiserem, eu tenho bastante coisa aqui do powerpop/mo-revival no Brasil !
Grande abraço,
Max.
.
Olá Max
Ainda bem que gostaste do blog , é verdade que existiram bandas de powerpop em Portugal para além claro de ranchos folclórico e do roberto leal.
Em breve colocarei um colectanea de powerpop português para download.
Gostava de ter mais informações sobre o mod revival e de powerpop (anos 80) do Brasil , se puderes escreve para este mail a dar as informações :
rocknoliceu@gmail.com
cheers
Merton
Excelente blog!
Sou suficientemente velho para me lembrar de muitas destas bandas. Muitas delas desapareceram completamente da cena musical, com a maioria dos músicos a dedicar-se a outras ocupações. Curiosamente esta especificamente não desapareceu completamente; hoje o espírito dos Semáforo vive nos Dr.Salazar que andam, ainda mais estranhamente, pelos "lados" do metal industrial...
Coisas do Rock.
Abraço,
Júlio
Postar um comentário