domingo, 10 de junho de 2007

Punk Rock 77 , o disco da discórdia


Quem diria que o Punk em Portugal iria desencadear certa celeuma , mas é verdade aconteceu , tudo por causa de um LP editado em 1978 de seu titulo "Punk Rock New Wave 77". Disco esse editado pela Pirate Dream , um dos mentores do projecto foi o radialista António Sérgio , tendo uma tiragem aproximadamente de 400 cópias. O disco foi considerado uma edição pirata por representantes portugueses de algumas majors (alegando que a Pirate Dream não tinha licença para editar determinadas bandas , o nome dos Sex Pistols veio logo à baila) , o nome da editora permitiu acicatar ainda mais os ânimos. O Lp em questão incluía 11 bandas e 19 temas : Sex Pistols , The Jam , Eater , Warm Gun , Motorhead , Skrewdriver , Generation X , London , Rings , Hideousstrength , Radiators from Space.
Este Lp seria o único lançamento da Pirate Dream , num país em que imperava os bons costumes , o Punk deparou-se com algumas adversidades , o que não permitiu uma exposição razoável do movimento Punk em solo Português.

4 comentários:

Bourbonese disse...

Acho justo que se refira o nome de António Sérgio como mentor do projecto. Por falra nele, encontrei no outro dia um fanzine grossíssimo lançado por ele em inícios de 80... Vai um scan?

Merton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Merton disse...

já adicionei o nome do antonio sergio , como um dos mentores , embora pelo que li , o nome de antonio sergio só veio a publico porque tinha sido ele a mandar o disco para a fabrica da EMI para ser prensado.
Seria interessante ver esses scans , se puderes envia para o mail : rocknoliceu@gmail.com

Anônimo disse...

O blog Brava Dança também refere esse disco. O António Sérgio é capaz de ter estado ligado, também, ao licenciamento dos temas.