domingo, 2 de setembro de 2007

Breaking Glass : Cinema New Wave




Hoje passam 10 anos sobre a morte da Lady Di , e o blog para não passar ao lado dessa efeméride dedica este post ao filme "Breaking Glass"de 1980. Dirão , mas que raio de associação , lady di com o filme Breaking Glass , pois , a ligação não é bem com a lady mas sim com o Dodi Fayed. Dodi Fayed que produziu um dos filmes de maior culto dos anos 80 com fortes ligações ao movimento Punk New Wave. Fortes ligações que se notam logo na Banda Sonora , saltando ao ouvido a excelente voz da Hazel O'connor num album que vai desde a balada mais lamecha "Will You" (mas que não deixa de ser de fino recorte) até a New Wave apunkalhada , "Blackman" , para mim uma das melhores banda sonoras feitas de raiz para um filme e um dos melhores albuns New Wave que se fizeram , qual Lene Lovich qual quê , Hazel O'connor é que é.


Falando do filme , a história centra-se na personagem Kate (interpretada pela Hazel) , que tem como objectivo de vida , seguir uma carreira na música.Por isso arranja um manager , o Danny , personagem essa interpretada por Phil Daniels (já com o quadrophenia no bucho , o homem estava em alta nessa altura para rodar filmes que depois se tornaram filmes de culto nos dias de hoje).
E o filme tem como enredo , todas as etapas musicais de Kate , desde a formação da banda (uma das sequências antológicas do filme , é o casting para formar a banda , onde aparece o Rat Scabies (baterista dos Damned) para ocupar o lugar de baterista , sendo rejeitado).
Continuando a percurso normal de cada banda , o filme retrata os primeiros concertos , outra cena do filme marcante , é um concerto num pub , em que aparecem uns skins dando origem a uma pequena riot. O filme conta ainda com a prestação de outro actor que tinha despontado com o filme Quadrophenia , Mark Wingett.

O filme chegou a passar num canal da tv cabo há uns bons anos , tive a sorte de ter gravado para k7 video , isto porque o DVD é um vê se te avias para arranjar.
Deixo uns quantos videos do filme , o intro , e o smash hit single , Eighth Day (nos bons tempos do canal VH1 , passava regularmente esse clip) , e como adereço ao post fica o cartaz publicitário que apareceu na imprensa portuguesa.







Um comentário:

la folie disse...

muito bom! sem duvida uma das melhores bandas sonoras. a Hazel está lá em cima!