Skids : Sem medo de Dançar
Skids banda com raízes na Escócia , naturais da cidade Dunfermile , foram um dos expoentes máximos do Punk/Wave escocês.
Formados no ano de 1977 , os Skids contavam com , Staurt Adamson na guitarra , Richard Jobson na voz , William Simpson no baixo e Thomas Kellichan na bateria.
Nessa altura o movimento Punk já tinha atingido o ponto máximo de ebulição , os skids viram a necessidade de se lançarem no movimento Punk e editam um single "Reasons" em 1978. Os resultados da edição do single superaram as expectativas , culminando na assinatura de um contrato com a Virgin. Logo de seguida editam os singles "Sweet Suburbia" e o "The Saints are Coming" (os Green Day escolheram esta música para gravarem um single de solidariedade com as vitimas do furacão Katrina). Os Skids foram afirmando-se dentro do panorama musical Inglês , e o single "Into the Valley" teve o dom de arrebatar por completo a critica, um dos pontos máximos do album "Scared to dance" , um disco orquestrado ainda pelos ditames do Punk , embora algumas músicas tenham sido contrabandeadas pela New Wave e pelo Rock mas conceptual.
O segundo capítulo discográfico de longa duração seria o "Days in Europe" , um disco de transição do punk para a New Wave , onde a origem punk do grupo pouco é notória , sendo a New Wave a trave mestre do disco , com os sintetizadores a fazerem das suas. O disco foi alvo de alguma controvérsia por uma suposta evocação das ideias nazis devido a capa do disco , criticas essas que se tornaram infundadas , já que os skids em muitas das suas letras criticavam tudo aquilo que envolvesse o mundo bélico.
Em 1980 os Skids publicam o terceiro album , "Absolute Game" , alcançado o top 10 do mercado discográfico inglês , o album mais conceptual dos Skids. A guitarra de Staurt Adamson alcança uma dimensão sublime , onde a melodia e a destreza técnica são o mote.
Não obstante de ter sido o maior exito de vendas dos Skids , Stuart Adamson abandona o grupo , para formar os Big Country (dando largas ao som celta escocês). Os Skids ficariam só com um elemento original , Richard Jobson , editam o seu epitáfio em 1982 , um disco intitulado de "Joy".
Em 2001 Stuart Adamson morreria , em 2003 Richard Jobson escreveria e realizaria o filme "16 Years of Alcohol".
Um comentário:
Os Skids, a par dos Devo foram, para mim, o expoente máximo da New Wave... Sweet Suburbia, Into The Valley e The Saints are coming são musicas que vão ficar para sempre ligadas ao movimento NW e pelas melhores razões. Bom post :)
Rotten
Postar um comentário