domingo, 25 de maio de 2008

Glory Boys , rebeldia com estilo



Glory Boys , um grupo de jovens oriundos de East End , Londres , adeptos do West Ham , começam a dar sinais de vida por volta de 1977 dentro e fora dos estádios. Como muitas tribos urbanas , os Glory Boys faziam-se notar pela sua imagem , imagem essa vincadamente Mod (estilo hard mod) , para além da imagem , a música ( em doses maciças de northern soul) era um elo importante para a coesão do grupo , outra influência do movimento Mod original nos Glory Boys.


Tinham como ritual tatuar na parte inferior do lábio , as palavras Glory Boys ou o simbolo de uma fechadura (mais tarde simbolo adoptado pela banda Mod Secret Affair).


Com o filme Quadrophenia de 1979 dá-se uma pequena mudança no grupo , e começam a acompanhar a banda Secret Affair (a banda da primeira geração revival , mais próxima às raizes Mod). Não era de estranhar a empatia entre os Glory Boys e a banda Secret Affair , visto , a banda ser da mesma zona dos Glory Boys. Para cimentar a relação , os Secret Affair dedicam uma música ao grupo , "Glory Boys" e o título do primeiro album dos Secret Affair seria nada mais nada menos , que "Glory Boys".


Os Glory Boys começam a seguir a banda por toda Inglaterra , provocando o caos em muitos concertos , marcante foi a tournee "March of Mods" (que incluia para além dos Secret Affair , os Back to Zero , Purple Hearts).


No seio do gang Glory Boys , formou-se uma banda , os Untamed Youth , tendo gravado um single em 1979 , com um som Mod agressivo , os Untamed Youth eram a resposta do mundo undeground às bandas da primeira linha do mod revival.


Com o esmorecer do movimento mod , os Glory Boys foram-se ressentido e o grupo desmembra-se.

Curiosidade um dos lideres dos Glory Boys , Jami O'Keefe (também vocalista da banda Untamed Youth) , tornou-se perito em artes marciais e defesa pessoal , tendo escrito vários livros sobre essa matéria.

Untamed Youth - Untamed Youth mp3



Secret Affair - Glory Boys


2 comentários:

Crop Nº1 disse...

Mais reportagens deste género!

Leonel Ventorim disse...

Muito bom, ainda outro dia falavamos disso no Lgare...he he he
E os Fletcher Boys dos The Stranglers para quando?
Uma curiosidade; Os The Poppers também dedicaram a sua nova música "Beat Union Gang" ao Vespa Gang Mod Club...