quarta-feira, 13 de agosto de 2008

33 rotações o Punk ao virar da esquina , Mercado Português de discos




Voltando ao assunto anteriormente falado , hoje volta-se a falar de discos de vinil , e qual seria a sorte de quem por "azar" gostasse de ouvir Punk e vivesse em Portugal no final dos anos 70 e inicios dos anos 80. Começando por uma banda por demais conhecida , mas que muitos desconhecessem que houve edições portuguesas dos discos dessa banda , estou a falar dos UK Subs.




















Foram editados dois discos em Portugal , "Brand new age" de 1980 e"Diminished Responsibility" de 1981. Curiosidade as contracapas de ambos discos diferiam das contracapas originais inglesas , tendo as edições portuguesas parte do inner-sleeve impresso na contra-capa , num genero de contenção de custos , assim evitava-se ter de imprimir inner-sleeves tipo 2 em 1.






















Os discos dos Uk subs tiveram pouca saída no mercado português , podendo-se considerar uma raridade , algumas das cópias que aparecem são discos promocionais.






Outra banda punk inglesa que foi alvo das edições por parte do mercado nacional foram os The Boys , com o single "I don't care" cuja a capa é a mesma da edição espanhola , e o disco homonimo "The Boys" de 1977. Ambas as edições foram feitas pela Movieplay , tendo existido também edições promocionais do LP dos The Boys.


















Ao contrário das bandas anteriores a que se segue teve algum sucesso por terras lusas , foi o caso dos Undertones , tendo sido editados os três primeiros albuns em Portugal.























Os Buzzcocks também fazem parte da lista de edições nacionais , com o seu 1º album "Another music in a different kitchen" de 1978 e o LP "Singles going steady"de 1979.





















Mas o mercado português de discos não foi só feito para bandas de topo , também havia lugar às bandas punk mais "marginalizadas" , caso dos The Wall , banda inglesa formada em 1978 , cujo o seu primeiro album "Personal Troubles & Public Issues" foi editado em Portugal em 1980.
























Continuando em bandas desconhecidas , a banda punk francesa , Desperados , que contava com ex. elementos das bandas Metal Urbain e dos Gasoline , praticavam um Punk rock com algumas influencias do rock'n roll , viram o seu mini-LP a ser editado em Portugal.



















Em relação a colectaneas de bandas Punk , sairam alguns discos no mercado nacional , por exemplo , a colectanea punk oi! , "Back-stage Pass" de 1980 que permitiu aos portugueses terem uma noção do que se fazia em Inglaterra por essa altura , o inicio do Oi! e do punk hc , na lista de bandas que integravam essa compilação , estão os Exploited , Anti-Pasti , Cockney Rejects , Cyanide , Slaughter Dogs , Angelic Upstarts etc... A edição portuguesa tinha um artwork diferente da edição original.


















"Business Unusual" de 1978 foi outra colectanea editada em Portugal , compilava bandas punk , caso dos UK subs , Outcasts , Outsiders , bandas PowerPop , The Dole , Vice Creems , Record Players , e bandas Synth new wave. Esta colectanea servia para dar a mostrar bandas que na altura só tinham editado um single.


















8 comentários:

ARISTIDES DUARTE disse...

Tenho o primeiro dos UK SUBS e o do THE WALL comprados logo na época, quando foram editados em Portugal

Merton disse...

sem dúvida dois bons discos , sobre o primeiro disco dos UK subs comprado , foi o primeiro a ser editado em Portugal "Brand new age" ou o primeiro da discografia dos UK Subs "another kind of blues" ?? , é que desconheço a prensagem portuguesa do primeiro disco dos UK subs "another kind of blues" , que por sinal é o melhor disco dos UK subs.

Mr. Cool disse...

e eu tenho o diminished responsabilities e o back stage pass. segundo sei, aliás, o back stage pass edição portuguesa vale algum dinheiro para os coleccionadores britânicos...

comprei ambos a um amigo há uns 20 anos... esses e mais algumas pérolas.

ARISTIDES DUARTE disse...

O que eu tenho dos UK SUBS é o "Brand New Age"

Luis Baptista disse...

Já agora a não perder UK Subs no Dro Dead Festival em Outubro em Lisboa...

Merton disse...

acho que não são os Uk Subs que vão ao Drop Dead Festival mas sim os UK Decay.

Álvaro disse...

Comprei o Diminished Responsability quando saiu em Portugal. Desde logo foi a minha banda favorita a seguir aos Sex Pistols. Quando foram editados em CD completei a colecção. Na minha opinião, que deriva do meu gosto pessoal, é o melhor álbum deles. É mais agressivo que o Another Kind Of Blues e mais consistente, talvez monótono, que o Brand New Age. O Time and Matter, acho que se escreve assim, é fantástico.

Anônimo disse...

Tive os Lp´s dos the Boys, acho que o alternative busters tbm era de edição portuguesa, e comprei o LP diminished... dos Subs na feira da Ladra há muitos anos atrás.
Houve ainda mais algumas edições de punk estrangeiro made in Portugal, caso dos Dickies e dos Plasmatics por exemplo.

Abraço

Marion Cobretti

www.rockdascadeias.blogspot.com