segunda-feira, 25 de agosto de 2008

The Screamers , o Synth-Punk na primeira pessoa.



Synth-Punk , mais um derivado do Punk , que teve como um dos pioneiros , a banda de Los Angeles , The Screamers. Surgiram em 1977 e logo se fizeram notar pela sua formação pouco convencional para uma banda punk , e pelo simbolo da banda (um dos logos mais celebres do Punk) , o som provinha de um sintetizador , de um piano electrico , de uma bateria e de uma voz que não tinha pudor em gritar todos os seus males . A banda era composta por 4 elementos , Tomata Du Plenty (vocalista e performance) , Tommy Gear (principal compositor da banda , sintetizador) , Rene Daalder (piano-electrico) , KK Barrett (baterista).



Os Screamers foram uma das bandas mais requisitadas para tocar em bares na zona Los Angeles para além do celebre clube Whisky-A-Go Go , foram a primeira banda sem contracto discografico a tocar no prestigiado clube , Roxy.



Os concertos dos Screamers foram sempre pautados pelo lado teatral do seu vocalista e pela agressividade dos teclados , os quais faziam esquecer sem nenhuma dificuldade a presença de guitarras , um dos exemplos de que para ser Punk não era necessário nenhum tipo de regras , mas sim atitude.



Existiu sempre alguma euforia em redor dos Screamers , com concertos sempre esgotados , mas não foi o suficiente para que a banda grava-se algum disco , deixando para a história umas demos , e um concerto gravado pela Target Video em 1978 (Geza X foi o responsavel pelo som do concerto , para saber mais sobre Geza X aqui ) juntamente com uns videos gravados em estúdio. Ao longo dos tempos foram editados um cem número de edições , todas elas piratas , que foram alimentando um culto desenfreado em redor dos Screamers.







Jello Biafra referiu-se aos Screamers , "the best unrecorded band in the history of rock and roll" , e sendo umas das principais influências para o Jello Biafra formar uma banda.

http://www.myspace.com/screamers

Um comentário:

isksp disse...

teu blog eh foda, faz tempo q procurava um com esse foco e em portugues... valeu

e quem sabe vc encontra alguma coisa interessante no meu, o mesmo foco, mas disponibiliso os albums

isksp.blogspot.com