quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Sex Pistols , Holydays in the Paredes de Coura



Uma viagem daquelas para esquecer , duas horas e meia de comboio mais meia hora de autocarro , para um percurso de cento e tal quilometros , é dose. Chegando finalmente à "terra prometida" , foi hora para tomar um "chá" revitalizante e ver caras conhecidas. Em amena conversa , escusado é dizer que o tema central das conversas era o Punk rock , houve ainda tempo para questionar aos autóctones de paredes de coura sobre bandas punk , "você sabe quem são os P.I.L. ?" , resposta da autóctone "Não sei quem são esses , só sei que os tremoços são 50 centimos" , para quem nunca pagou por tremoços , foi algo de inusitado , ouvir que os tremoços têem preço , mas no final depois de muitas diligências acabou-se por não pagar o "seafood" do eusebio.


Era altura de seguir caminho para o recinto da festa , já estavam a tocar os bellrays , punk rock n roll com soul. Havia quem dissesse que a tina turner estava em palco com uns bacanos armados em stooges.


Terminada a prestação dos bellrays , foi a altura do indie dos Mando Diao , os babyshambles da suécia , concerto pouco interessante , excepto numa música , que não sei o título , talvez a segunda música do cardápio.



Acabando o indie , é altura de ir para a linha da frente , é hora de pistols. Um tempo de espera , lá estão os icones do Punk em palco , muitas das apostas foram ganhas , os Pistols encetaram o seu concerto com a "Pretty Vacant". Foi um desfilar de todos os clássicos do "Never mind the Bollocks" , com direito às covers da praxe , "stepping stone" (dos monkees) , "No Fun" (dos stooges).
Um dos momentos apoteoticos foi perto do final , quando Johnny Rotten perguntou ao público que música queriam ouvir , não era dificil saber qual era , "anarchy in uk" , segue-se o segundo encore , mais duas covers , uma dos hawkwind "Silver Machine" , uma cover muito bem conseguida , com o toque de psicadelismo , dispensavel era a cover dos Modern Lovers. Pena não terem tocado mais músicas do LP "rock'n' rock swindle" , malhas como "Silly thing" ou "Lonely boy" nunca destoariam no concerto.


Johnny Rotten lacónico como sempre despede-se do público português com a seguinte frase "never forget we're your friends , all the other fucking punk bands , fucking cunts".


No final foi encontrar pessoal conhecido e beber uma jolas até apanhar a camioneta da renex.
Concluindo foi uma noite de Punk num local que de Punk tinha pouco , mas valeu a pena o dinheiro e o tempo gasto , ao contrário de muitos intelectualoides do indie que escrevem em certos pasquins , em que a crítica ao concerto dos Sex Pistols só incidia no aspecto , na fisionomia , e em outras futilidades , se queriam ver os Sex Pistols de 1977 que fossem comprar um DVD à fnac e ficassem em casa , assim evitavam o dissabor de ter visto os Pistols.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sr. Xavier disse...

Gostei de vos ver em Coura. Punk Rock é isso mesmo.

Quanto aos Pistols, gostei de ver. Estão a tocar bem melhor que a 30 anos. Ide ver os dvd's. Jones a tocar lindamente e o Lydon a fazer/dizer as palhaçadas do costume. So fuckin what?! Já eram punk boys band a 30 anos? Que esperavam deles neste novo regresso?

Mais um prova que os The Clash continuam a ser a melhor banda rock'n'roll do MUNDO!!
abraço
X

Leonel Ventorim disse...

Cambada de hippies vocês que vão aos festivais.
Só de pensar como ficaria a minha nova Ben Sherman branca...
Agora a sério, admiro o sacrificio.
Senhor Xavier, a melhor banda punk da altura foram os The Stranglers. Que nem eram bem punks, assim mais para rufias.

Anônimo disse...

Apenas para fazer uma correcção... os Pistols tocaram uma do Rocknroll Swindle, a "Belsen Was a Gas". Mas concordo que uma Silly Thing ou a própria Rocknroll Sindle tinham sido bem vindas e o efeito surpresa seria muito positivo.

Sr. Xavier disse...

Foda-se o The Stranglers SÃO GRANDES!!!...

Noutro festival que fui recentemente em Sagres (fiz o pleno este ano devido a compromissos profissionais) os Dub Pistols (excelente banda!) tocaram o "Peaches" dos Stranglers...fantastico e igual ao original...e depois para arrepiar os pintelhos, ofereceram outra cover... "Gangsters" dos The Specials...foi do melhor que vi nos festivais deste ano...e o resto foi conversa!!

ó Merton e um artigozito sobre o Ian Dury & The Blockheads?

Merton disse...

só tenho a dizer The clash , the only band that matters! ian dury já esteve na calha um artigo , em breve publicarei alguns artigos interessantes sobre o ian dury em Portugal.