quarta-feira, 15 de julho de 2009

Long Tall Shorty


Começaram por ser uma banda Punk tal qual como muitas outras bandas em 1978. Tinham o nome The Indicators. Nesse mesmo ano entram em tournée com Angelic Upstarts , tournée essa organizada por Jimmy Pursey (Sham 69). Jimmy Pursey fica impressionado com o som da banda e convida a banda para gravar nos estúdios da Polydor. Por sugestão do próprio Jimmy Pursey a banda muda o nome para Long Tall Shorty , título de uma música dos Kinks. Por esta altura os Long Tall Shorty assumem-se como uma banda Mod , seria umas das primeiras bandas Mod da geração de 1979.




Grava o primeiro single em 1979 , “By your Love” , música com certa inspiração soul , o lado B seria preenchido com a música “1970’s boy”. A Warner Bros , editora do grupo , decide sem mais nem menos retirar o single de mercado , descartada a possibilidade de edição de um segundo single , os LTS seguem o seu rumo sem editora.

Em 1980 dão-se as primeiras alterações no line-up da banda , foi um ano um pouco conturbado para a banda , uma tournée falhada com os The Chords , e o possível contrato com a editora multinacional CBS não chega a ser assinado.




Mas em 1981 gravam o segundo single “Win or Lose” sob a batuta de Charlie Harper (UK Subs) , “Win or Lose” é uma música estonteante , onde o ritmo mod e a rapidez do punk conseguem aliar-se de uma forma simbiótica. Por esta altura os Long Tall Shorty eram presença assídua no palco do Marquee Club , em 1981 participam no celebre festival de “Reading Festival”.
O último concerto dos LTS da primeira fase seria no lendário 100 club em 1982.

Nos finais dos anos 90 , é editada uma compilação dos melhores temas dos Long Tall Shorty , “1970’s Boy” , pela muito afamada editora Punk , Captain Oi .
A banda reúne-se outra vez no ano de 2000 , tendo em 2002 sido editado uma antologia que reunia todas as músicas gravadas pelos LTS , “Completely Perfect” pela editora de referencia Mod , Detour Records.








Em 2002 voltam a gravar originais , materializado no EP “A Bird in the Hand” , para a prestigiada editora Acid Jazz , disco elogiado pela crítica. O álbum de originais Women and Trouble” , com som vincadamente Mod Rythm and Blues , é editado em 2005. A banda continua activa nos dias de hoje , dando concertos em Inglaterra e em alguns países da Europa , tendo gravado uma demo em 2007.

Formação Actual : Tony Perfect – Voz e Guitarra ; John Woodward – baixo ; Len Fleckley – Bateria ; Gary “the Mod” Wood - guitarra

Discografia:


Single 7” – “By your Love” , 1979 , Warner Bros
Single 7” – “ If I was you” , 1980 , Dr Creation
Single 7” – “win or Lose” , 1981 , Ramkup Records
LP - THE Beat Generation & the Angry Young Men 1984
EP – “On streets Again” , 1984 , Diamond Records
EP – “ What’s Going On” , 1985 , Diamond Records
LP – “Rockin at Roxy” , 1988
CD – “1970’s Boy” , Captain Oi
CD - “Completely Perfect” , 2002 , Detour Records
CD-EP - “A Bird in the Hand” , 2002, Acid Jazz
CD - “Women and Trouble” , 2005 , Biff Bang Pow


2 comentários:

Pedro Temporao disse...

Muito bem documentado Merton.
Gosto destes gajos!

Leonel Ventorim disse...

Das melhores bandas do Revival

O Rapaz do Chapéu