quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tranzmitors - Busy Singles, o disco de 2009




O Canadá é um daqueles países a ter em conta a nível musical, não falo da Avril Lavigne nem dos Rush, mas refiro-me a outro tipo de agrupamentos musicais, Modernettes, Pointed Sticks, Bureaucrats (Ingleses emprestados), Teenage Head.....




Com referências desta craveira, não é de admirar que nos dias de hoje, ainda possamos ser presenteados com musica de qualidade ("ó Merton, esquece lá esse floreado da proficuidade do Canadá e vai directo ao assunto.")





Já falei dos Tranzmitors anteriormente, e não será a última vez que falo desta banda, para mim a melhor banda powerpop da última década.





O disco "Busy Singles", é um apanhado dos singles editados pelos Tranzmitors, ao melhor estilo de um best of, mas sem esse peso, uma excelente amostra para todos aqueles que torcem o nariz a bandas novas e que dizem que em 1979 é que era (faço mea culpa).





À primeira audição, a sensação é de teletransporte para ano 1979, onde a melódia é rainha e senhora, com um teclado fluente, guitarras em completa sintónia com o ouvinte, (num genero telepático de discos-pedidos, "era mesmo isso que eu queria ouvir") e uma secção ritmica abrangente o suficiente para dar o toque de classe às composições.




As influências são evidentes, mas não colocam os Tranzmitors numa situação redutora, do genero copy-paste, isto porque os Tranzmitors souberam fazer o devido "refresh", sem nunca negarem o seu "background", para provar isso, estão as covers gravadas, dos White Heat "Nervous Breakdown" e a dos Moondogs "Who's gonna tell Mary".




Foram feitas duas edições, uma em vinil e outra em cd (na versão plástico há mais músicas, os chamados bonus tracks), deixo dois registos para audição.





"Dancing in the front Row"










"We are all alone with you"







Nenhum comentário: