quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Rebellion 2011 , 1º dia







A edição deste ano prometia ser a melhor de todas as 15ª edições do Rebellion, com um sem numero de bandas programadas para os 4 dias, houve a preocupação de tornar todos os dias do festival apelativos, no primeiro dia, os nomes mais chamativos eram os dos Menace, The Zips, Heavy Metal Kids, Old Firm Casuals, Meteors e OFF!.



Mas a primeira coisa que chamou-me atenção foram as bancas de vinil, este ano a oferta a nível de raridades era fraca, não obstante, ainda consegui agarrar uns singles interessantes, Cyanide e os The Users, por exemplo.


Depois dos discos era tempo para ver e ouvir, a primeira banda que assisti foram os Old Firm Casuals, a banda do Lars Frederiksen (Rancid), uma banda que mereceu honras de destaque neste festival, mas que na pratica é uma banda vulgar sem nada de original. Alguns riffs de guitarra eram cópias gritantes de bandas como The Clash ou Cockney Rejects, vi umas quantas músicas e bazei, dizeram-me que no fim o Roi Pearce (Last Resort) cantou juntamente com os OFC o tema "Violence in our Minds".




The Zips estavam a tocar na sala contigua a dos OFC, e que diferença, Punk-rock com mais de 30 anos, estes escoceses deram um dos melhores concertos do Rebellion, foi pogo até a última, com direito a encore, grande destaque para o tema "19 Forevva", um autêntico clássico.




Na mesma sala, tocaram os Menace, dois anos seguidos, e a mesma intensidade, concerto sem nenhuma mácula, com o aliciante do guitarrista original Steve Tannet ter tocado(algo que não acontecia faz 32 anos).



O alinhamento passou muito pelos clássicos, GLC, Tomorrow's world, I'm Civilised, Last Year's Youth, havendo lugar também a músicas mais recentes, "Too many Punks are dead" (música que dá título ao novo album).





Mesmo ao cair do pano, ainda houve tempo para ouvir o que resta dos Bay City Rollers, com um único membro original, Eric Faulkner's, que se fez acompanhar do guitarrista dos The Stiffs, Phil Hendriks , notou-se que Phil estava nas suas sete quintas, não fosse ele um apaixonado pelo glam-rock. Os temas antigas dos Bay City Rollers ainda resultam ao vivo, conseguindo cativar o público, "Saturday night" ou "Keep on dancing" foram algumas das musicas que se ouviram.


Um comentário:

Anônimo disse...

Nao concordo em que OFC é banal, porque isso sao todas no punk, tirando uma ou outra, tb nao aprecio mt em disco mas ao vivo foi mt bom, e discordo de infa riot outcasts e major accident terem sido grandes oncertos, de resto tou de acordo!