segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os mutantes do Punk, da crueza para a brandura.



É sabido que para muitas bandas foi/é dificil dissociarem-se de uma certa imagem criada pelas próprias bandas. A necessidade de mudarem de sentido musical, fez com que muitas bandas já com "nome", mudassem precisamente de nome.
Um exemplo foram os Slaughter and the Dogs, que em 1979 mudaram de nome temporariamente, e passaram-se a chamar, Studio Sweethearts, com um som mais soft, a puxar para o powerpop com toques rock'n'roll, editaram um único single, "I Believe". Mas a alteração de nome veio a provar-se um fracasso, com uma concorrencia fortissima, e com um nome pouco apelativo, o single passou ao lado, o curioso é que a edição alemã do single vem com o nome de Slaughter and The Dogs e não com o de Studio Sweethearts.




Outra banda que seguiu o mesmo caminho dos Slaughter and The Dogs, foram os Menace, depois de 4 singles com algum sucesso, os Menace mudam de corrente musical, e em 1979 juntam-se a cantora Vermillion e formam grupo, Vermillion and the Aces, editam o single "Letter", a fórmula adoptada ia mais para o post-punk. Em 1981 abreviam o nome para The Aces, e lançam o single "One Way Street", com um som vincadamente powerpop/mod, o tema que dá título ao single tornou-se num clássico do powerpop Inglês, figurando em algumas colectaneas da especialidade. Em 2001 os The Menace regravam o tema "One Way Street" para o album "Crisis".



Os The Boys, mudaram também de nome durante a sua carreira, mas as razões foram outras, mas isso já é outra história, quem sabe para um futuro artigo.

Nenhum comentário: