Gabriela Schaaf , um pé na new wave, 1979
Tentar encontrar registos new wave antes do boom do rock Português é tarefa hercúlea, antes de 1980 pouca coisa foi feita em Portugal dentro da new wave. Há os Corpo Diplomático e pouco mais, hoje deparei-me com um single da Gabriela Schaaf, com um grafismo naif, mas chamativo, a rodela de vinil desvenda-nos uma new wave simples e directa, o tema "Homem muito brasa" foi retirado do album de 1979 "Video", gravado em Zurique. Os arranjos são obra de um músico suiço com cartas dadas no Jazz e na música electrónica, Bruno Spoerri.
Um comentário:
A dupla Nuno Rodrigues/António Pinho tem muita coisa entre 1978 e 80 e tal mas mais ligada ao disco (Concha, Lara Li, Gabriela Schaaf, Doce, etc).
http://www.mesclasonora.com/discos-v-a-luso-pop/
Na compilação "Luso Pop" tem vários desses exemplos. O lado B do single do Clube Naval parece-me muito com o som dos Altered Images que não sei se se pode enquadrar no New Wave.
Há projectos a virar para o electrónico como Da Vinci, Poke que também poderão ter algumas pinceladas de new wave ou a ligação a Manchester com Manuela Moura Guedes ou Sétima Legião. Outros como GNR (por exemplo em "defeitos especiais"...)
Postar um comentário