terça-feira, 20 de maio de 2014

Concertos Falhados.

"Dos concertos falhados não reza a história", podia bem ser uma excelente frase para dar inicio ao texto que se segue, não fosse alguns casos de concertos sem "conserto" que ficaram nos anais do rock n roll, falo por exemplo do "mítico" concerto falhado dos The Stranglers em Junho de 1978, que ainda hoje é tema de conversa. Existiram várias razões para muitos dos concertos anunciados, alguns até com pompa e circunstancia, tenham abortado à última ou logo à nascença, ou os cachets eram elevados, ou as promotoras não tinham estufo para os concertos, etc...


Poucos sabem que os Clash estiveram para repetir a dose de Cascais 1981, pelo menos mais duas vezes, foram apontados como um possível nome para o Festival Vilar de Mouros 1982, e em outra ocasião chegaram a ser dados como certos em Lisboa em 1984. Outros casos foram diferentes, veio a banda principal mas a banda suporte ficou encalhada em parte incerta, exemplo, a primeira e única vinda dos Ramones a Portugal, no qual apontava-se os UK Subs como sendo a banda suporte, algo que não veio acontecer, coube aos UHF essa grata tarefa de abrir os concertos dos supra-sumo do Punk Americano. També houve erros de "casting", um desses erros deu-se com a escolha das bandas para o primeiro e único Cascais Rock, dentro do rol de possíveis bandas para o festival, constava o nome dos Stiff Little Fingers, banda que acabou por ser preterida pela organização.


Os Little Bob Story também tiveram para por os pés em Portugal, iriam coadjuvar os Dr Feelgood numa pequena tour, Dr Feelgood, banda já com alta rodagem em solo nacional, mas por razões que se desconhecem nem uma nem outra banda vieram em 1983. No campo do ska com duas cores, chegaram a ser publicadas noticias que apontavam a vinda de bandas como os Madness e os Specials, mas ambas as bandas não chegaram a vir a Portugal nessa altura, só passados mais de 20 anos é que se pôde ter o ensejo de ver ambas as bandas.


Dentro da New Wave houve quem dissesse que os The Members podiam vir a Portugal, avançou-se com a noticia de concertos dos Motors em Portugal, mas foi falso alarme, foram só mais uns nomes para a lista dos concertos falhados em Portugal.

Nenhum comentário: