quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O Rock Português encartuchado em 8 pistas.

Para muitos é um formato da idade da pedra, muito associado à musica móvel (leia-se auto-rádio), para outros é como se nunca tivesse existido. Falo do cartucho ou cassete de 8 pistas, artefacto que proliferou em mercados/feiras por todo esse Portugal. Com advento da cassete áudio o cartucho ficou-se por uma presença meramente residual.


Não é preciso ser doutorado em copyrights para topar logo à primeira que a larga maioria dos cartuchos que eram postos nas feiras e lojas eram de fabrico caseiro (vulgo bootleg).


O cartucho português era um género de enchido, onde cambiam os maiores hits da pista de dança, os erros ortográficos eram o que se pode dizer o verdadeiro carimbo da autoridade tributária-degda.


 Para ilustrar este texto foram exumados dois corpos inertes  em formato cartucho, um com a foto dos GNR a servir engodo, outro uma foto montagem com o titulo "Êxitos Rock", não passa de mais uma bela salada russa com bom rock tuga misturado com a new wave insossa dos Fischer Z ou dos The Fools.

5 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

Um FELIZ NATAL (agora que somos donos de bancos não nos faltará dinheiro para punk rock e até para disco sound).

Merton disse...

Bom natal, não diria que somos donos de bancos propriamente dito, somos sim donos ,ou tentamos ser, de bancos de memórias, coisas supérfluas nos dias de hoje.

Táxi Pluvioso disse...

E agora é o dia de desejar um BOM ANO, que os Sex Pistols regressem.

Merton disse...

Volta Sid, estás perdoado. Bom ano.

ertv disse...

Os The Foools fizeram uma brincadeira engraçada com o tema dos Talking Heads. Lembro-me bem do sucesso entre nós nomeadamente no Top do TNT - Todos No Top. os Fischer-Z também explodiram sobretudo com o "So Long" e o "Marliese". Quanto aos cartuchos devem mesmo ser piratas porque não é lógico juntar editoras tão diferentes no mesmo registo. Por exemplo Iodo (Vadeca), CTT (pOlygram)