segunda-feira, 20 de março de 2017

Recordar é Sobreviver: Johnny Warman em Portugal

Após uma pesquisa exaustiva a um molho de revistas do inicio dos anos 80, deparo-me com uma entrevista a Johnny Warman, conhecia os discos de os ver nas feiras a preços módicos. Ao ler a entrevista, fiquei a saber que Johnny Warman era o músico por detrás do grupo 00.3 Minutes, banda que lançou um bom single "Autmatic Kids" em 1980 pela Rocket.

Single que oscilavam entre uma new wave cósmica e um powerpop preciso e eficaz. Johnny Warman já vinham de um album a solo, "Hour Glass" editado em 1979, onde a sonoridade não fugia muito aquilo que os 00.3 tinham posto em vinil. Os 00.3 acabam como começaram, num ápice. No entanto durante o pouco tempo de existência os 00.3 minutes, empreenderam uma tour com os Vapors e tocaram ainda uns quantos concertos com os XTC, tudo bandas que já tinham o seu pedestal garantido. Finada a aventura dos 00.3 Minutes, Johnny Warman segue a sua vida e lança em 1981 o seu disco mais pomposo, "Walking into Mirrors".

 Um disco conceptual onde os sintetizadores e respectiva electrónica emanada, serviram de paradigma para uma Pop que se queria moderna e fantasista. O disco conta com o backing vocals do Peter Gabriel no tema "Screaming Jets", um dos temas de proa do disco. Outo tema forte do LP tem curiosamente o título "3 minutes", um tema forte onde impera um powerpop com sentido e orientação, reminiscência da antiga banda, conquanto o mesmo não tenha sido composto na altura dos 00.3 Minutes.

  Durante a promoção ao "Waking into the Mirrors", Johnny Warman fez uma digressão promoção ao disco, promoção essa feita em programas de TV em vários países, Espanha, Suécia entre outros.
Portugal também fez parte dessa rota de promoção. Johnny tocou no programa de variedades, "Festa é Festa" em Janeiro de 1982 perante uma multidão de pessoas atentas e sequiosas. No final da sua actuação no programa, o carro onde seguia Johnny Warman foi inundado por uma imensidão de pessoas que queriam ver o artista mais de perto. Johnny Warman voltaria uns meses mais tarde a Portugal para tocar no Algarve na discoteca "Kiss", mas isso já são contas de outro rosário.



Nenhum comentário: