quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

El ritmo Moderno , Mod revival em Espanha

Em 1979 a cultura Mod é exportada de Inglaterra para vários países da Europa , a servir de incentivo , esteve o filme "Quadrophenia" , filme que aliciou muita da juventude que já não via no Punk um escape para as suas vidas. Esta introdução bem pode servir para retratar o ressurgimento (ou em alguns casos o inicio) da cultura Mod em alguns países , e Espanha é um dos exemplos.

A movida madrilena tinha quebrado as barreiras do franquismo , e foi determinante no desenvolver do movimento mod espanhol , especialmente em Madrid.




No começo dos anos 80 surgem as primeiras bandas Mod revival , em Madrid , Los Elegantes , Los Flequillos (depois dariam origem aos Los Escandalos) , em Barcelona , os Brighton 64 , os Sprays , os Telegrama e os Kamenbert.










Os Elegantes foram uma das bandas mais importantes da cena mod , tendo editado em 1982 o seu primeiro single , "Me debo marchar" , que cedo tornou-se num hino mod , ao longo dos anos 80 foram editando vários singles e Lp's.
Panico Speed banda conterranea dos Los Elegantes , tiveram a oportunidade de tocar fora de Espanha , em Turim em 1985 num evento Mod. Os Panico Speed tinham influencias rythm blues , de bandas como , Dr Feelgood , Nine Below Zero , deixam para a história um Lp "Manera de ser" , não logrando o sucesso pretendido , a banda deixa de existir.

Em Barcelona uma editora Flor y Nata serviu de base a algumas bandas Mod revival , Brighton 64 editam o seu primeiro EP na Flor y Nata "Barcelona Blues" de 1983 , um ano antes já os Telegrama tinha editado o seu single "Chica del Metro" , single que foi um sucesso , tendo esgotado os 1000 exemplares da edição num ápice. Os Sprays outra banda de Barcelona também editou o seu único single pela Flor y Nata , "Te vere la diez" , um dos melhores singles de mod revival editados em Espanha.









Mas das bandas mod de Barcelona há que destacar sem dúvida os Brighton 64 , banda formada pelos irmãos Ricky Gil e Albert Gil , foram uma das bandas com maior impacto no movimento Mod e não só , também na cultura pop espanhola. Com alguns singles , Maxis e Lp's os Brighton 64 são hoje em dia uma referencia.


Enquanto isso , em madrid os Mods começam a eleger os seus lugares de eleição para conviver e ouvir música , um dos locais preferidos dos mods , era a sala Rock-ola , que foi palco da maioria das festas mods da altura e de concertos memoráveis de bandas estrangeiras.





Um dos concertos mais marcantes foi o concerto dos Secret Affair em 1982.
Os The Lambrettas também chegaram a tocar em Espanha em 1981 em Madrid , um concerto que defraudou as expectativas , tendo sido um autentico fiasco a julgar pelas criticas ao concerto.
Mas o concerto que mobilizou mais Mods em Madrid foi o concerto da banda inglesa The Truth (ex Nine Below Zero) no ano de 1985.

A juventude da época um pouco à imagem do filme "Quadrophenia" , e não só , à imagem dos antepassados dos anos 60's , foi alimentando a "velha" rivalidade , de Mods vs Rockers. Rivalidade essa bastante intensa em Madrid , sendo comum noites de violência à porta dos bares , com a necessidade de se impor perante a ameaça "Rockers" os mods , bem a imagem dos seus congéneres ingleses (ex. Glory Boys) , começam a formar os seus gangs.






A rivalidade atinge o seu pior momento em 1985 , à porta da sala de concertos , Rock-ola , uma refrega entre Mods e Rockers , salda-se com a morte de um rocker. Os media dão algum destaque ao acontecimento com muita desinformação sobre o que eram os Mods , a sala Rock-ola acaba por fechar , tendo sido este episódio um ponto de viragem do movimento Mod , muito dos mods mais violentos abandonam o movimento , e os mods que se mantém vêem a necessidade de purificar o movimento , voltando às raízes dos 60's , com as festas mais voltadas ao northern soul e ska , também surgem os primerios scooters clubs . Em Espanha nos dias de hoje a cultura Mod está de boa saúde e recomenda-se , com vários festivais (ex. Purple Weeekend) , vários clubs mods , várias bandas (ex. Chicos del Sabado).

3 comentários:

Leonel Ventorim disse...

Bom texto sobre o mod em Espanha.
De facto hoje em dia está de boa saúde, seja do clássico mod ao mod revival.

Dr. Kylldare disse...

(Hola Merton: disculpa que te escriba en castellano)

Acaba de aparecer un magnífico libro sobre la primera escena mod española que seguro que te interesará:

"¡Ahora! No Mañana. Los mods en la nueva ola española (1979-1985)" de Pablo Martínez Vaquero.

http://www.edmilenio.com/conts.aspx?ac=lliaut&nom=%C2%A1Ahora!%20No%20ma%C3%B1ana.%20Los%20mods%20en%20la%20nueva%20ola%20espa%C3%B1ola%201979-1985

Salud

Merton disse...

Hola Dr Kylldare

Estou a espera de receber esse livro , deve ter bastante interesse , já que é só sobre a cena mod revival espanhola.

salud