Hoje dá-se o descerramento da Lapide de uma nova secção do blog , "Discobertas" , tal como o nome indica , é uma secção destina a relatar as últimas descobertas do universo dos discos de vinil. Estas descobertas resumem-se só às edições comercializadas mercado nacional nas últimas décadas. E para inauguração nada melhor que uma colectânea do ano de 1979.
Disco de 33 rotações , "Southend Rock" , era uma amostra do que se fazia em Southend , uma cidade costeira de Inglaterra.
Era uma cidade com boa agitação rockeira , que ia desde o pub-rock mais purista , até ao mod revival , passando pelo punk.
Esta colectânea dá um lamiré do que se passava em Southend , a primeira banda a abrir o cardápio , são os Dean0's Marvel , como uma excelente cover , da mui celebre musica "Tears of a clow" , num registo mais acelerado do que uns Merton Parkas (estes mesmo também fizeram uma cover da mesma música). A seguir vem os The Jukes , uma banda garage punk.
No disco também aparecem uns tais The Vicars (mais tarde dariam origem aos Innocent Vicars , banda bastante procurada pelos coleccionadores de discos punk) , com um tema de puro punk rock. De seguida há lugar a um pré-mod revival com os Idiot (mais tarde dariam origem a uma banda de mod revival os Speedball , autores de um excelente single
"No Survivors").
E a cereja em cima do bolo são os The Aliens , punk rock do melhor , merecia sem dúvida figurar em algum Killed by Death ou num England Belongs to me.
No lado B do LP , vem a desilusão , todas as musicas não destoam do estilo pub rock blues , sem nenhum momento de evidente exaltação , com bandas como os , Kursaal Flyers (mais tarde Records) , Mickey Jupp (nome da Stiff Records) , Hogshead.
Em jeito de curiosidade , os Sta-Prest (banda mod revival que teve um single editado em Portugal) também eram da zona de Southend.