sábado, 28 de março de 2009

Cinema : The Great Rock 'n' Roll Swindle , dia 6 Abril , 2ª Feira , 21.30 , Cinemateca




Adivinha-se ser uma noite concorrida , a noite de 2ª feira , 6 de Abril , tão como em 1986 , a cinemateca vai passar o filme "The Great Rock'n Roll Swindle" , o celebre filme de Julien Temple.

Em 1986 a cinemateca passou o filme , tendo gerado uma das maiores afluências de sempre na história da cinemateca , obrigado passados uns dias a repor outra vez o filme , tal foi o entusiasmo do público.

Passados 23 anos , volta à grande tela , a grande farsa do rock and roll , filme de 1980 , que retrata a história de uma forma fantasiada (com recurso a desenhos animados , e não só , também há imagens reais da banda em palco etc...) , de umas das grandes bandas de sempre , os Sex Pistols.



Um filme que gerou logo polémica no decurso das suas filmagens , o custo final do filme excedeu em muito o orçamento previsto , o começo das filmagens é de 1978 , mas só em 1980 é que o filme foi estreado. Johnny Rotten recusou-se a participar no filme , tenho aparecido no filme em formato desenho animado.
Um filme que nunca teve estreia comercial em Portugal , só tendo sido exibido na cinemateca , o que não invalidou que a banda sonora em formato duplo LP fosse editada em Portugal em 1979 , sendo extraído desse disco o único single editado em Portugal dos Sex Pistols , o "Silly Thing" , cuja a capa é diferente da capa inglesa.



O filme será exibido às 21.30 , antes será projectado um curto documentário de autoria Ana da Palma , "Lisbon Calling" , sobre a cena punk tuga dos anos 70.

trailer
















sexta-feira, 27 de março de 2009

Mick Jones ( Carbon / Silicon ) em Lisboa dia 9 de Junho


Foi anunciada a presença do grupo Carbon/Silicon no Festival Lisbon Calling. Os Carbon/Silicon são formados por dois ilustres , Mick Jones (ex The Clash , B.A.D.) e por Tony James (ex Generation X , Sigue Sigue Sputnik).
A actuação dos Carbon/Silicon será no dia 9 de Junho , no Pavilhão Atlântico , já estão confirmados mais nomes para o festival ( com um cariz mais revivalista) , The Tubes ( o regresso , depois de dois concertos em Cascais) , Foreigner.

Carbon/Silicon myspace : http://www.myspace.com/carbonsiliconinc

quinta-feira, 26 de março de 2009

sábado, 21 de março de 2009

Festa "Rock no Liceu" , 2º Aniversário , 17 Abril , Bairro Alto , 23 horas


Dia 17 Abril há festa "Rock no Liceu" 2º aniversário , com música avariada , Punk Rock , Mod ; PowerPop , New Wave ..... No Bar Lugar da Rosa (ex L-Gare) , Rua da Rosa nº136 , a partir das 23 horas , entrada Livre

quarta-feira, 18 de março de 2009

UK Subs , de regresso a Portugal , Lisboa 1 de Maio


Já foi há algum tempo anunciado e nunca é demais relembrar que os UK Subs estão de regresso a Portugal. Com uma data marcada para Lisboa , dia 1 de Maio o local será na voz do operário.

Será a terceira vez que os Uk Subs tocam em Portugal , a primeira foi em 1999 no Hard Club em VN Gaia , a segunda foi em 2007 em Almada com os Vibrators. Um concerto a não perder , os bilhetes já se encontram a venda nos locais habituais.
Fica um video da parte final do concerto de Almada , e que final , sem dúvida que foi um dos melhores concertos que já presenciei.



quinta-feira, 12 de março de 2009

Agenda Cultural , Sexta Feira dia 13 , Dance Craze , Almada velha


Amanhã 6ª feira (dia 13) irá ocorrer mais uma festa "Dance Craze" , com os Dj's Mod64 e Pedro 42. As sonoridades a sair do sound system , vão desde o ska 2 tone , mod revival , new wave , northern soul .....
A partir das 22 horas no bar Acercadanoite , em Almada velha , entrada livre.

terça-feira, 10 de março de 2009

Discobertas , "Southend Rock" , colectânea Pub-rock Punk Mod



Hoje dá-se o descerramento da Lapide de uma nova secção do blog , "Discobertas" , tal como o nome indica , é uma secção destina a relatar as últimas descobertas do universo dos discos de vinil. Estas descobertas resumem-se só às edições comercializadas mercado nacional nas últimas décadas. E para inauguração nada melhor que uma colectânea do ano de 1979.

Disco de 33 rotações , "Southend Rock" , era uma amostra do que se fazia em Southend , uma cidade costeira de Inglaterra.

Era uma cidade com boa agitação rockeira , que ia desde o pub-rock mais purista , até ao mod revival , passando pelo punk.


Esta colectânea dá um lamiré do que se passava em Southend , a primeira banda a abrir o cardápio , são os Dean0's Marvel , como uma excelente cover , da mui celebre musica "Tears of a clow" , num registo mais acelerado do que uns Merton Parkas (estes mesmo também fizeram uma cover da mesma música). A seguir vem os The Jukes , uma banda garage punk.

No disco também aparecem uns tais The Vicars (mais tarde dariam origem aos Innocent Vicars , banda bastante procurada pelos coleccionadores de discos punk) , com um tema de puro punk rock. De seguida há lugar a um pré-mod revival com os Idiot (mais tarde dariam origem a uma banda de mod revival os Speedball , autores de um excelente single "No Survivors").

E a cereja em cima do bolo são os The Aliens , punk rock do melhor , merecia sem dúvida figurar em algum Killed by Death ou num England Belongs to me.


No lado B do LP , vem a desilusão , todas as musicas não destoam do estilo pub rock blues , sem nenhum momento de evidente exaltação , com bandas como os , Kursaal Flyers (mais tarde Records) , Mickey Jupp (nome da Stiff Records) , Hogshead.


Em jeito de curiosidade , os Sta-Prest (banda mod revival que teve um single editado em Portugal) também eram da zona de Southend.


Para saber mais sobre as bandas de Southend , a que consultar o excelente site : http://www.southendpunk.com/html/soutpunk.htm

sexta-feira, 6 de março de 2009

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dead Kennedys , artigo de imprensa








Um artigo sobre os Dead Kennedys , editado na revista M&S no inicio dos anos 80.


Os Dead Kennedys tiveram alguma expressão em Portugal , pelo menos a nível de edições discográficas. Com dois álbuns , um maxi-single , dois singles e uma cassette (edição de 200 cópias , uma raridade) editados em Portugal.

Segundo uma fanzine punk portuguesa dos finais dos anos 80 , parte dos discos editados em Portugal ( os dois álbuns e o maxi-single) foram considerados discos "piratas" pelo próprio Jello Biafra , isto porque a editora Portuguesa encarregue das edições não pagou royalties.