sábado, 28 de março de 2009

Cinema : The Great Rock 'n' Roll Swindle , dia 6 Abril , 2ª Feira , 21.30 , Cinemateca




Adivinha-se ser uma noite concorrida , a noite de 2ª feira , 6 de Abril , tão como em 1986 , a cinemateca vai passar o filme "The Great Rock'n Roll Swindle" , o celebre filme de Julien Temple.

Em 1986 a cinemateca passou o filme , tendo gerado uma das maiores afluências de sempre na história da cinemateca , obrigado passados uns dias a repor outra vez o filme , tal foi o entusiasmo do público.

Passados 23 anos , volta à grande tela , a grande farsa do rock and roll , filme de 1980 , que retrata a história de uma forma fantasiada (com recurso a desenhos animados , e não só , também há imagens reais da banda em palco etc...) , de umas das grandes bandas de sempre , os Sex Pistols.



Um filme que gerou logo polémica no decurso das suas filmagens , o custo final do filme excedeu em muito o orçamento previsto , o começo das filmagens é de 1978 , mas só em 1980 é que o filme foi estreado. Johnny Rotten recusou-se a participar no filme , tenho aparecido no filme em formato desenho animado.
Um filme que nunca teve estreia comercial em Portugal , só tendo sido exibido na cinemateca , o que não invalidou que a banda sonora em formato duplo LP fosse editada em Portugal em 1979 , sendo extraído desse disco o único single editado em Portugal dos Sex Pistols , o "Silly Thing" , cuja a capa é diferente da capa inglesa.



O filme será exibido às 21.30 , antes será projectado um curto documentário de autoria Ana da Palma , "Lisbon Calling" , sobre a cena punk tuga dos anos 70.

trailer
















Um comentário:

Anônimo disse...

Uma justa homenagem ao Punk Rock!

Falta fazer um Porto Calling com os Tilt e companhia

Cheers