terça-feira, 30 de junho de 2009

Propaganda


















LP da banda Propaganda , editado em Portugal , com respectivo press release , antes de adoptarem o nome de Propaganda , tinham o nome de The Passangers , tendo editado dois singles pela Epic. Passangers_2 mp3

Raridades em vinil , capas made in Portugal

The Studioz , banda escocesa , que editou um single e uma cassette , pela editora Warm Records. Em Portugal houve duas edições do single homonimo , uma com capa (a que está na foto) e outra edição só com paper sleeve. A sonoridade dos Studioz andava muito pelo sintetizadores new wave.


Eis uma das melhores capas editadas em exclusivo em Portugal , é capa única , esta dos The Vapors , com o tema Jimmie Jones (um tema que fala do tal reverendo Jim Jones que pôs mais de 900 pessoas a beber cianeto na Guiana Francesa em 1978).


Boomtown Rats também tiveram direito a capa única em Portugal , design tuga para um dos singles de sucesso dos BR , "Rat Trap".



E finalmente a capa do single dos The 45's , este sim é mesmo uma raridade a nível planetário , isto porque o single só saiu em Inglaterra (sempre sem capa) e em Portugal. Este single dos 45's fica também na história da Stiff Records (a editora que lançou o disco) como o maior fracasso de vendas. Falando do single , é um registo com algum interesse para quem goste de puro powerpop , na linha de uns Any Trouble (mas para melhor) , The Distractions .



quinta-feira, 18 de junho de 2009

Curiosidades , do MoDernismo Português
























Duas curiosidades que tem algum em comum , a cultura Mod , e ambas as imagens estão relacionados com lojas , uma das imagens é de uma loja de roupa a outra imagem é um autocolante de uma loja de discos.


A imagem de cima tem como protagonista o Filipe Mendes (na altura fazia parte dos Chinchilas , hoje em dia tem uma carreira a solo e faz parte dos Ena Pá 2000) , a decoração da loja é toda virada para a cultura Inglesa , com referencias na montra a "Carnaby Street" , com uma diana Mod na parede , vestuário típico dos Mods. Esta imagem publicitária à loja Porfírios , saiu numa revista de 1968 chamada "CineDisco" que tinha como subtítulo "Revista do mundo moderno".

Na Imagem em cima está um autocolante usado para referenciar os discos , pertencia a uma loja de discos , que existiu no inicio dos anos 80 em Alfragide , a loja tinha o nome "Quadrophenia" .


Texto sobre a loja roupa Por-fi-ri-os

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sham 69 , concerto Moita 12-06-2009

Dave Parsons


Na passada 6ª Feira , a Moita , recebeu uma das bandas mais carismática do Punk Inglês.
Os Sham 69 que tocaram em Portugal vinham amputados do seu líder fundador , Jimmy Pursey , o que não impediu dos Sham 69 de terem tido uma muito boa prestação em palco.
Perante cerca de 150 pessoas , os Sham 69 descarregaram todos os clássicos , houve uma boa comunicação do vocalista com o público , sem conversas de chacha e directo ao assunto , não sendo necessário assinar o livro de reclamações (ahahah).
Os Sham 69 abriram o livro com a música "Angels with Dirty faces" , não dando "descanso" ao público até ao final , músicas que agitaram as hostes foram bastantes , "That's Life" , "Hersham Boys" , "Hey Little Rich Boy". Houve tempo para uma cover de uma música dos Alternative TV "Action Time Vision". Sham 69 acabam o concerto , com a música mais pedida da noite , o inevitavel "If the Kids are United".



Antes da actuação dos Sham 69 actuaram duas bandas , os Decreto 77 e os Albert Fish.
Destaque para a actuação dos Albert Fish que para além dos temas já conhecidos de muitos , tocaram o "Puto da Rua" (cover dos Opinião Pública) e no final tocaram uma cover dos The Adicts , o clássico "Viva la Revolution".

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Clockwork Boys + The Sadists , rescaldo





Concerto já há muito anunciado , e muitos foram aqueles que compareceram a convocação , cerca de 80/100 pessoas , nada mau para uma 4ª feira. A principiar estiveram os Clockwork Boys , no seu segundo concerto na capital e talvez último. Depois da intro dos Quiet Riot , seguiu-se o hino dos campos pelados "Chalana era rock'n roll" , seguindo-se outras malhas , "rebeldes tatuados" , "rock das cadeias" , "solta a cobra que há em ti". Os momentos mais altos do concerto foram as músicas "Casino" com o esvoaçar de cartas de jogo com miúdas em trajes menores , "Hooligans na Noite" com o público a entoar o refrão , ao melhor estilo Oi!.




A noite também foi de despedida de Smash , vocalista dos The Sadists. A provocação serviu de preâmbulo à actuação dos Sadists , "Boa noite suas putas..." , com um actuação coesa , sem dúvida que os Sadists são a melhor banda de punk rock portuguesa nos dias de hoje , e que apareçam mais bandas para provar o contrário. Se o "Martirizador" figura já nos clássicos do Punk tuga , outras malhas não lhe ficam atrás , "Vidas Sujas" (merece gravação) , "Nasty Venus" e "Ira da corrente". Houve tempo para estrear músicas novas, "Gajo Foleiro" , entre botas de bico e palito.


Num ano em que os cancelamentos de concertos de bandas punk tem sido o mote , esta foi até agora a melhor noite de Punk rock de 2009.

Sham 69 , em Portugal , dia 12 Junho 6 Feira , Moita







Esta semana marca a estreia em Portugal de uma banda lendária do Punk-rock Inglês , Sham 69. A primeira actuação em solo português é na 6ª feira na Moita , In Live Caffe , e no domingo no Porto , Porto Rio.



Publico neste post uma entrevista exclusiva dada pelos Sham69 à revista M&S em 1980.

domingo, 7 de junho de 2009

Sugestão , 3ª Feira dia 9 Junho , Lisbon Calling , Lisboa


The Tubes - 20h00 - 21h00 , Carbon/Silicon - 21h20 - 22h00 , Foreigner - 22h40 - 00h00 Madness - 00h20 - 01h50

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Discobertas : Rock em Stock , o disco , 1º Aniversário 1980



"Rock em Stock" um programa de rádio que ficou no éter da história do rock em Portugal. A primeira emissão do "Rock em Stock" foi em Abril de 1979 , por isso este ano cumpre-se os 30 anos do programa. Um programa que tinha como timoneiro , Luís Filipe Barros (que tinha como epíteto , o "Berros") , foi um programa de rádio que conseguiu fidelizar muitos ouvintes , sequiosos por novidades musicais de lá de fora. Foi um programa de rádio que iniciou muita gente em estilos de musicas diversos , tais como , a new wave , o pub rock , o nwobhm .


O top do rock em stock , tornou-se num barómetro importante para o mercado nacional de discos , muitos discos tinha o patrocínio do programa , com autocolantes alusivos ao programa colados nas capas dos discos. Alguns discos alcançaram algum sucesso graças ao "Rock em Stock" , exemplos , o single dos Go Graal Blues Band "Touch me now".
Outros grupos saltaram do anonimato e tiveram alguma promoção radiofónica graças ao "Rock em Stock" , exemplo , os The VIP's , que tiveram algum tempo de antena , com o single "Quarter of Moon" , sucesso moderado que permitiu a edição de um segundo single em Portugal "Thing’s aren’t used to be ".


Em 1980 foi editado um duplo Lp "Rock em Stock" , que agrupava uma boa diversidade de bandas , que iam desde o powerpop , new wave , punk , nwobhm. Este duplo lp é algo a discobrir sem falta , pois tem registos únicos editados em Portugal , Little Bo Bitch como o seu powerpop viciante , o punk firme e eficaz dos The Monks e dos Buzzcocks , new wave synth dos Reducers e dos Berlin Blondes , o post punk dos Punishment Luxury , a new wave cosmo-ética dos Craze , o nwobhm dos Iron Maiden e dos Ethel the Frog.






The Monks - Johnny B Rotten


The Buzzcocks - Harmony in Head


Reducers - Airways


Gang of Four - Damaged Goods


Punishment Luxury - Puppet Life


Concerto , 3 Junho 6ª Feira