terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Segundo reza a história.....



....o primeiro registo vinilico Punk editado em Portugal foi o single "(get a) Grip (on yourself)" dos Stranglers , single editado em Portugal no final do ano de 1977.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Discolector , Lisbon Subs

Discolector (em latim quer dizer Colector de Discos) é uma nova secção do blog , dedicada ao pessoal que tem como hobby o coleccionismo de discos de vinil.
Coube ao meu amigo Lisbon Subs, inaugurar esta série de entrevistas , tendo a conversa girado à volta dos discos e do Punk-rock.



1- Quais são os discos que mais tens orgulho em ter na tua colecção ?

Lisbon Subs - Gosto muito do primeiro album dos Clash , o feeling que nos transmitem os temas que o compõem, foi de alguma forma um dos principais albuns que gerou a mudança que deu origem ao fim do movimento hippie para dar forma a nova vaga o punk, adora o aspecto e apelação que a capa transmite com a foto do grupo em foco.

Um outro album que eu estimo e prezo muito é sem duvida alguma o primeiro album dos Cock Sparrer, admiro o conteudo onde o som e a musica nos transmite um fundamento agressivo da violencia que existia e que se vivia nas ruas na altura. Este album tem uma coisa muito curiosa foi apenas editado em Espanha nunca teve prensagem inglesa de onde o grupo é oriundo, é de alguma forma bastante estranho, não sei qual o motivo do sucedido.






2- Muitos discos tem uma história relacionada com a sua compra , tens alguma história engraçada sobre a aquisição de algum disco ?

Lisbon Subs - por mais estranho que pareça nunca tive ou melhor não me lembro de alguma historia que tenha tido com a compra de um disco.

3- Quantos Lp’s e Singles compõem a tua colecção ?

Lisbon Subs - Tenho aproximadamente por estimativa cerca de trezentos lp´s e cerca de 1000 singles relacionados com a vaga punk. Onde julgo necessario salientar que o que conta não é a quantidade procuro tudo aquilo que de melhor se fez no punk.

4- Actualmente quais são os discos que mais ambicionas encontrar ?

Lisbon Subs - Neste momento estou á procura de alguns singles um deles é " Everyone´s is a winner" prensagem francesa do agrupamento inglês London para completar a série do grupo onde fazem parte algumas réplicas de capas unicas e originais de paises como Alemanha e Italia. Procuro também o single do agrupameto norte americano Crime "Frustration" .

Procuro comprar o single de capa unica dos Slaughter and the Dogs italiano que neste momento está a atingir valores muito fora do normal e por ultimo procuro o single do agrupamento femenino françes " Lou´s" grupo apadrinhado pelo já falecido Joe Strumer dos Clash e que alias saliento a sua participação no festival de Mont de Marsant no sul de França com os Clash.

5- Qual foi o primeiro disco “Punk” que compraste ?

Lisbon Subs - Os dois primeiros singles que comprei foi o primeiro dos Sham 69 chamou-me a atenção a fotografia do single o fundo com o nome de uma agência funerária e onde vários policias levavam possivelmente um punk preso! onde o som era bastante duro e primitivo.

O segundo sensivelmente adquirido na mesma altura o 1º e unico single da banda punk parisiense os Guilty Razors banda formada por filhos de imigrantes espanhois, a capa chamou-me a atenção por ser muito sugestiva e fora do normal para os tempos que corriam elaborada com muitas lâminas de barbear! ( um icone do punk juntamente com as correntes e alfinetes de ama) e onde no meio está uma guilhotina e ainda mais estranho na contra capa a fotografia de uma ratazana pendorada por várias cordas algo de muito agressivo e o som dos três temas que compõem o ep é brutal.

Quero ainda referir como simples curiosidade eu tenho estes originais comigo que comprei quando tinha treze catorze anos na minha fase de teenager numa discoteca nos Campus Elisios que se chamava Lido em Paris que a ja muito tempo que fechou. Foi a partir destas aquisições que tomei conhecimento do movimento punk que tinha então começado.



6- Para além do Punk , que outros estilos de música coleccionas ?


Lisbon Subs - Para além do punk coleciono bandas punk/garage dos anos 60, tais como Sonics, Waillers. Duas importantes bandas que de certa forma contribuiram para o surgimento do punk nos finais dos anos setenta. Coleciono também singles dos grupos Mc5 & The Stooges também eles grandes impulsionadores da primeira vaga punk dos anos 60 e 70.

Tenho uma grande afinidade pelo rockabilly onde aprecio sobretudo Gene Vincent, Sonny Fisher e Link Wray, não esquecendo duas importantes bandas bastante mais recentes o qual admiro muito estou sem duvida alguma a falar das duas bombásticas bandas de punkabilly The Cramps e Gun Club onde procuro todo o tipo de registos pertencentes a ambas.

Em ultimo plano coleciono também singles e lp´s de bandas que complementam o nucleo duro do pub rock, onde menciono nomes que fazem parte do carisma nostalgico da minha coleção. Hammersmith Gorillas uma das minhas favoritas onde precedem os Eddie Hot Rods também eles muito bons , temos também os Dr. Feelgood, Jook , etc.

7- Quais os aspectos que dás primazia quando compras um disco ? És exigente em relação ao estado de conservação dos discos e das capas ?

Lisbon Subs - Os aspectos que eu dou mais valor num disco é que a capa esteja em bom estado ou que pelo menos para lá caminhe, sinto-me bem quando olho para a coleção mostro um certo orgulho vendo que parte dela está nova, devido a muitas horas e mesmo anos de procura na internet e lojas de musica e sem duvida a um grande investimento e dedicação.





8- Quais foram as tuas últimas aquisições ?

Lisbon Subs - As minhas ultimas aquisições foi o hiper raro single dos Slaughter and the Dogs belga de capa unica, que por sua vez é muito raro e caro, e adquiri também a reedição do primeiro lp do grupo The Outcasts banda irlandesa um optimo album de punk 77, quero salientar que adquiri esta copia devida ao original estar um pouco gasto e com alguns estalos a ovos estrelados no vinil.

9- Podes dizer uma banda, que nunca tenha editado nenhum disco em vida, que gostasses que tivesse editado um disco ?

Lisbon Subs - Sem duvida que são os Faiscas, que deram origem aos Corpo Diplomatico e que por muito estranho que pareça derramou-se muita tinta, muitas entrevistas, muitos concertos, mas ficou um vazio , nem uma amostra discográfica que os mantivesse para a posteridade, refiro o mesmo para a banda também ela da mesma altura dos Faiscas os Minas e Armadilhas. É possível que a musica tocada por ambos não atinja as espectativas que nós esperamos, mas fica sempre algo por preencher, a visão de um puzzle por construir, a curiosidade, qual foi de facto o seu som , não deixa de ser estranho.

10- Qual é o disco ou discos que achas que qualquer coleccionador de música Punk deveria ter na sua colecção ?

Lisbon Subs - Aconselho o 1º album dos australianos The Saints (I ´m Standed) de preferencia a prensagem australiana, alberga um som fantástico mostra-nos o panorama do punk onde eu os defino como " sound of speed".

Temos de seguida uma das obras primas do punk Wire (Pink Flag) Aconselhável.
Viajando um pouco para o pais do Tintin temos um grande grupo que de alguma forma soube mostrar a muitos grupos ingleses , o que de facto é o som punk, aconselho a qualquer colecionador o 1º album The Kids é simplesmente bombástico muito bom.

De França o primeiro dos Metal Urbain (Les homes mort sont dangereux)
de relembrar que foi das poucas bandas juntamente com os Stink Toys de Jacno a serem bem aceites pela imprensa inglesa. Por ultimo passo a referenciar uma pequena lista de material necessario para uma boa coleção de punk.

- o primeiro LP The Avengers
- Crime - San Francisco´s doomed
- Johnny Thunders and the Heartbreakers L.A.M.F.
- Buzzcocks - Another music in a different kitchen
- o primeiro lp The Undertones
- Uk Subs - Another kind of blues
- Subway Sect - Compilação " We oppose all Rock & Roll " 1976 - 1978

E muitos mais, fica para uma próxima .....






terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma charada ...........

A charada é a seguinte, O que é que os Supertramp(a) (não resisti , ahahahhaha) e os Secret Affair têm em comum ? Resposta , encontra-se no recorte do jornal.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Rock Week , jornal 1980

Rock Week , foi um jornal musical que teve uma curta existência , sairam apenas 10 números do jornal e todos no ano de 1980.

O primeiro número saiu em 13 de Maio de 1980 e dava destaque a vinda dos Police a Portugal. O último número da Rock Week chegou a ser impresso mas nunca foi posto à venda ao público.




Um aspecto que ressalta do jornal Rock Week é o seu grafismo, um grafismo ao estilo "Punk" , bastante apelativo e original, pelo menos para Portugal na altura.

Os UHF chegaram a ser capa da Rock Week.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cosmetics + Tom Robinson Band, 1982 Lisboa , o dia em que o Powerpop chegou à cidade























Ao folhear umas revistas antigas, numa de prospecção arqueológica, reparo num artigo que antes não tinha prestado muita atenção, talvez porque nunca dei muita importância ao som do Tom Robinson. Mas o interessante foi descobrir que a banda que acompanhou Tom Robinson nesse concerto de 1982, foi uma banda Powerpop pouco conhecida, os Cosmetics. Quem comandava os Cosmetics era um tal de Richard Mazda, individuo já com créditos firmados na cena Powerpiana.

Mazda fez parte dos Tours, banda de powerpop "in your face" (ou street-powerpop), editaram dois singles com certificado de qualidade.

Mas falando dos Cosmetics, parece que o jornalista requisitado para aquele dia teve a maçada de gramar com os Cosmetics, das duas uma, ou gostava dos Barclay James Harvest ou não ligava a cosméticos. Do que ouvi dos Cosmetics, a banda tem uma fase primária em que pontifica o Powerpop "in-your-face" , uma continuação do som dos Tours , basta ouvir a música "Perfect Life" ou o single "Guilt" para confirmar, no myspace dos Cosmetics há outras músicas na mesma linha , outras músicas lembram os Big Country , há também uma ranhosice de uma música que já vai para o campo do New Romantic. Mazda ficou também conhecido pelo seu lado de produtor , produzindo bandas como os australianos The Scientists.



Nota: na jukebox está a rodar o "Perfect Life" dos Cosmetics , se alguém quiser encontrar o registo em formato mp3 , siga o link para : http://punkmodpop.free.fr/mp3.htm


ou na myspace da banda em : http://www.myspace.com/cosmetics80


sacar o primeiro single dos Cosmetics , "Guilt" 1980 :

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Buzzcocks , segundo a crítica Portuguesa , 1978




Dois recortes de 1978 , da revista Musica & Som , com a crítica ao single "What do I get" e ao LP "Another music in a different Kitchen" , para além deste single e do 1º Lp , foi editado o Lp "Singles going steady" (disco que reunia os singles editados pelos Buzzcocks até 1981). Sem esquecer que os Buzzcocks aparecem na colectanea comemorativa do 1º aniversário do Rock em Stock , com a´música "Harmony in Head".

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Das Schnitz , de Torquay para o mundo


Alguém já ouvi falar da localidade Inglesa de seu nome Torquay ? (lembro-me deste nome graças aos jogos de computador de treinadores dos tempos do spectrum 48k , a equipa de futebol do Torquay estava nas divisões inferiores , tipo 3 divisão ou algo do genero , as equipas que eu costuma escolher nos jogos era o Dover e o Rochdale).

Bem passando ao lado destas memórias em forma de bytes , os Das Schnitz foram uma das primeiras bandas Punk de Torquay , tiveram alguns seguidores , malta local que fez questão de apoiar a banda , acredito que em 1978 ter uma banda Punk numa localidade tipo Torquay devia ser motivo de orgulho.

Os membros dos Das Schnitz gravam no final de 1978 três músicas no único estúdio de Tourquay, estúdio e prensagem do single foram financiados pelos próprios elementos do grupo , a editora Ellie Jay (uma editora que detém um catalogo invejavel de obscuridades , que vão desde bandas powerpop até bandas de nwobhm) ficou encarregue de distribuir o EP em 1979.

Em relação ao EP , é composto por 3 peças magistrais de Punk Powerpop , escolher a melhor música do EP é tarefa ingrata , "4 am" , "Getting Nowhere" e "My House" são as pérolas contidas neste 45 rotações.


Das Schnitz - My House


Os Das Schnitz ficaram conhecidos pela ideia original que tiveram para colmatar a falta de dinheiro para mandar fazer capas originais para o EP. Uma ideia ao melhor estilo do Dadaísmo , então a ideia consistiu em ir ao mercado de segunda mão que havia em Torquay e comprar avulso capas de outros artistas/grupos, as vitimas foram os grupos/artistas que estavam nos tops da altura.




Depois com um marcador escreviam sobre a capa , o nome da banda , nome das músicas e algumas frases e claro assinavam as capas. As capas que mais foram usurpadas , foram a da cantora funk Chaka Khan's , Tavares , Darts e até os The Jam.



A editora da Chaka Khan's chegou a ameaçar a banda com uma acção judicial , mas essa ameaça nunca passou de uma intenção.


Nos dias de hoje o EP dos Das Schnitz é imoderadamente desejado pelos coleccionadores de discografias Punk e Powerpop , o valor do ep situa-se nas 100 libras , uma pequena extravagancia.