quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Das Schnitz , de Torquay para o mundo


Alguém já ouvi falar da localidade Inglesa de seu nome Torquay ? (lembro-me deste nome graças aos jogos de computador de treinadores dos tempos do spectrum 48k , a equipa de futebol do Torquay estava nas divisões inferiores , tipo 3 divisão ou algo do genero , as equipas que eu costuma escolher nos jogos era o Dover e o Rochdale).

Bem passando ao lado destas memórias em forma de bytes , os Das Schnitz foram uma das primeiras bandas Punk de Torquay , tiveram alguns seguidores , malta local que fez questão de apoiar a banda , acredito que em 1978 ter uma banda Punk numa localidade tipo Torquay devia ser motivo de orgulho.

Os membros dos Das Schnitz gravam no final de 1978 três músicas no único estúdio de Tourquay, estúdio e prensagem do single foram financiados pelos próprios elementos do grupo , a editora Ellie Jay (uma editora que detém um catalogo invejavel de obscuridades , que vão desde bandas powerpop até bandas de nwobhm) ficou encarregue de distribuir o EP em 1979.

Em relação ao EP , é composto por 3 peças magistrais de Punk Powerpop , escolher a melhor música do EP é tarefa ingrata , "4 am" , "Getting Nowhere" e "My House" são as pérolas contidas neste 45 rotações.


Das Schnitz - My House


Os Das Schnitz ficaram conhecidos pela ideia original que tiveram para colmatar a falta de dinheiro para mandar fazer capas originais para o EP. Uma ideia ao melhor estilo do Dadaísmo , então a ideia consistiu em ir ao mercado de segunda mão que havia em Torquay e comprar avulso capas de outros artistas/grupos, as vitimas foram os grupos/artistas que estavam nos tops da altura.




Depois com um marcador escreviam sobre a capa , o nome da banda , nome das músicas e algumas frases e claro assinavam as capas. As capas que mais foram usurpadas , foram a da cantora funk Chaka Khan's , Tavares , Darts e até os The Jam.



A editora da Chaka Khan's chegou a ameaçar a banda com uma acção judicial , mas essa ameaça nunca passou de uma intenção.


Nos dias de hoje o EP dos Das Schnitz é imoderadamente desejado pelos coleccionadores de discografias Punk e Powerpop , o valor do ep situa-se nas 100 libras , uma pequena extravagancia.







Nenhum comentário: