quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Discolector , Lisbon Subs

Discolector (em latim quer dizer Colector de Discos) é uma nova secção do blog , dedicada ao pessoal que tem como hobby o coleccionismo de discos de vinil.
Coube ao meu amigo Lisbon Subs, inaugurar esta série de entrevistas , tendo a conversa girado à volta dos discos e do Punk-rock.



1- Quais são os discos que mais tens orgulho em ter na tua colecção ?

Lisbon Subs - Gosto muito do primeiro album dos Clash , o feeling que nos transmitem os temas que o compõem, foi de alguma forma um dos principais albuns que gerou a mudança que deu origem ao fim do movimento hippie para dar forma a nova vaga o punk, adora o aspecto e apelação que a capa transmite com a foto do grupo em foco.

Um outro album que eu estimo e prezo muito é sem duvida alguma o primeiro album dos Cock Sparrer, admiro o conteudo onde o som e a musica nos transmite um fundamento agressivo da violencia que existia e que se vivia nas ruas na altura. Este album tem uma coisa muito curiosa foi apenas editado em Espanha nunca teve prensagem inglesa de onde o grupo é oriundo, é de alguma forma bastante estranho, não sei qual o motivo do sucedido.






2- Muitos discos tem uma história relacionada com a sua compra , tens alguma história engraçada sobre a aquisição de algum disco ?

Lisbon Subs - por mais estranho que pareça nunca tive ou melhor não me lembro de alguma historia que tenha tido com a compra de um disco.

3- Quantos Lp’s e Singles compõem a tua colecção ?

Lisbon Subs - Tenho aproximadamente por estimativa cerca de trezentos lp´s e cerca de 1000 singles relacionados com a vaga punk. Onde julgo necessario salientar que o que conta não é a quantidade procuro tudo aquilo que de melhor se fez no punk.

4- Actualmente quais são os discos que mais ambicionas encontrar ?

Lisbon Subs - Neste momento estou á procura de alguns singles um deles é " Everyone´s is a winner" prensagem francesa do agrupamento inglês London para completar a série do grupo onde fazem parte algumas réplicas de capas unicas e originais de paises como Alemanha e Italia. Procuro também o single do agrupameto norte americano Crime "Frustration" .

Procuro comprar o single de capa unica dos Slaughter and the Dogs italiano que neste momento está a atingir valores muito fora do normal e por ultimo procuro o single do agrupamento femenino françes " Lou´s" grupo apadrinhado pelo já falecido Joe Strumer dos Clash e que alias saliento a sua participação no festival de Mont de Marsant no sul de França com os Clash.

5- Qual foi o primeiro disco “Punk” que compraste ?

Lisbon Subs - Os dois primeiros singles que comprei foi o primeiro dos Sham 69 chamou-me a atenção a fotografia do single o fundo com o nome de uma agência funerária e onde vários policias levavam possivelmente um punk preso! onde o som era bastante duro e primitivo.

O segundo sensivelmente adquirido na mesma altura o 1º e unico single da banda punk parisiense os Guilty Razors banda formada por filhos de imigrantes espanhois, a capa chamou-me a atenção por ser muito sugestiva e fora do normal para os tempos que corriam elaborada com muitas lâminas de barbear! ( um icone do punk juntamente com as correntes e alfinetes de ama) e onde no meio está uma guilhotina e ainda mais estranho na contra capa a fotografia de uma ratazana pendorada por várias cordas algo de muito agressivo e o som dos três temas que compõem o ep é brutal.

Quero ainda referir como simples curiosidade eu tenho estes originais comigo que comprei quando tinha treze catorze anos na minha fase de teenager numa discoteca nos Campus Elisios que se chamava Lido em Paris que a ja muito tempo que fechou. Foi a partir destas aquisições que tomei conhecimento do movimento punk que tinha então começado.



6- Para além do Punk , que outros estilos de música coleccionas ?


Lisbon Subs - Para além do punk coleciono bandas punk/garage dos anos 60, tais como Sonics, Waillers. Duas importantes bandas que de certa forma contribuiram para o surgimento do punk nos finais dos anos setenta. Coleciono também singles dos grupos Mc5 & The Stooges também eles grandes impulsionadores da primeira vaga punk dos anos 60 e 70.

Tenho uma grande afinidade pelo rockabilly onde aprecio sobretudo Gene Vincent, Sonny Fisher e Link Wray, não esquecendo duas importantes bandas bastante mais recentes o qual admiro muito estou sem duvida alguma a falar das duas bombásticas bandas de punkabilly The Cramps e Gun Club onde procuro todo o tipo de registos pertencentes a ambas.

Em ultimo plano coleciono também singles e lp´s de bandas que complementam o nucleo duro do pub rock, onde menciono nomes que fazem parte do carisma nostalgico da minha coleção. Hammersmith Gorillas uma das minhas favoritas onde precedem os Eddie Hot Rods também eles muito bons , temos também os Dr. Feelgood, Jook , etc.

7- Quais os aspectos que dás primazia quando compras um disco ? És exigente em relação ao estado de conservação dos discos e das capas ?

Lisbon Subs - Os aspectos que eu dou mais valor num disco é que a capa esteja em bom estado ou que pelo menos para lá caminhe, sinto-me bem quando olho para a coleção mostro um certo orgulho vendo que parte dela está nova, devido a muitas horas e mesmo anos de procura na internet e lojas de musica e sem duvida a um grande investimento e dedicação.





8- Quais foram as tuas últimas aquisições ?

Lisbon Subs - As minhas ultimas aquisições foi o hiper raro single dos Slaughter and the Dogs belga de capa unica, que por sua vez é muito raro e caro, e adquiri também a reedição do primeiro lp do grupo The Outcasts banda irlandesa um optimo album de punk 77, quero salientar que adquiri esta copia devida ao original estar um pouco gasto e com alguns estalos a ovos estrelados no vinil.

9- Podes dizer uma banda, que nunca tenha editado nenhum disco em vida, que gostasses que tivesse editado um disco ?

Lisbon Subs - Sem duvida que são os Faiscas, que deram origem aos Corpo Diplomatico e que por muito estranho que pareça derramou-se muita tinta, muitas entrevistas, muitos concertos, mas ficou um vazio , nem uma amostra discográfica que os mantivesse para a posteridade, refiro o mesmo para a banda também ela da mesma altura dos Faiscas os Minas e Armadilhas. É possível que a musica tocada por ambos não atinja as espectativas que nós esperamos, mas fica sempre algo por preencher, a visão de um puzzle por construir, a curiosidade, qual foi de facto o seu som , não deixa de ser estranho.

10- Qual é o disco ou discos que achas que qualquer coleccionador de música Punk deveria ter na sua colecção ?

Lisbon Subs - Aconselho o 1º album dos australianos The Saints (I ´m Standed) de preferencia a prensagem australiana, alberga um som fantástico mostra-nos o panorama do punk onde eu os defino como " sound of speed".

Temos de seguida uma das obras primas do punk Wire (Pink Flag) Aconselhável.
Viajando um pouco para o pais do Tintin temos um grande grupo que de alguma forma soube mostrar a muitos grupos ingleses , o que de facto é o som punk, aconselho a qualquer colecionador o 1º album The Kids é simplesmente bombástico muito bom.

De França o primeiro dos Metal Urbain (Les homes mort sont dangereux)
de relembrar que foi das poucas bandas juntamente com os Stink Toys de Jacno a serem bem aceites pela imprensa inglesa. Por ultimo passo a referenciar uma pequena lista de material necessario para uma boa coleção de punk.

- o primeiro LP The Avengers
- Crime - San Francisco´s doomed
- Johnny Thunders and the Heartbreakers L.A.M.F.
- Buzzcocks - Another music in a different kitchen
- o primeiro lp The Undertones
- Uk Subs - Another kind of blues
- Subway Sect - Compilação " We oppose all Rock & Roll " 1976 - 1978

E muitos mais, fica para uma próxima .....






Um comentário:

biolisboa disse...

Cheguei a ver os Subway Sect com o Vic em Londres (andei atrás deles para gravá-los, mas já iam fazendo eles). A entrevista está boa mas muito longa para comentar em tudo. Dos Faíscas tenho de ver se um dia salta a cassette deles que o Sérgio me deu. Um grande abraço para voçês. Rui de Castro da Warm Records, claro! Ou melhor, da Pirate Records.