terça-feira, 18 de maio de 2010

Kidz Next Door, "Quem sai aos seus, não degenera"


Se 1977 foi o ano da consagração do Punk, 1979 foi um ano que muitos deram o Punk como morto, muitas bandas de 1977 já tinham sido enterradas, outras como os Clash mudaram de direcção musical, com o excepcional "London Calling", os Pistols mesmo em consumpção, continuavam a servir de "barrete" (ou melhor de banquete) ao mercado discográfico.

No meio disto tudo aparece um grupo, Kidz Next Door, registam em 1979 duas músicas, "What's it all about" e "Kidz next door". O grupo tinha como vocalista, Robbie Pursey, irmão mais novo de Jimmy Pursey (Sham 69), este facto foi determinante para o contrato assinado com a major Warner Bros (editora que tinha nas suas fileiras os Angelic Upstarts).

Jimmy Pursey ficou encarregue de produzir o single, duas músicas, o tema que dá título ao single é uma malha de powerpop cujo a genes é o espirito da rua, exemplo puro de street-powerpop(não sei se existe este termo, mas se não existir fico eu com a patente ehehehe).

No lado oposto da rodela de 45 rotações, está uma malha punk envernizada pelo Oi!, o resultado final é sem dúvida um hino assombroso de puro contagio sing-a-long, uma malha que qualquer banda de Oi! não se importaria de ter gravado.

Conclusões finais, os Kidz next Door tinham potencial para continuar e fazer história no meio Punk/Oi!, fica a saber a pouco este single, single que aguça o apetite para mais manjares Punk-rockianos.

Agora é a parte mais chata, números, cifrões, pois com um single com estes predicados, o óbvio é a procura ser maior do que a oferta, logo a tendência é o preço do disco ser elevado, o que se confirma no caso do single dos KnD.

Se o single com capa (foi editado em menor número) atinge valores entre as 50-70 libras, o single sem capa anda pelas 20 libras, mas posso dizer que fui um afortunado ao conseguir esta relíquia por 4 euros(já com os portes incluídos).

Curiosidade, no seu pouco tempo de vida, os Kidz next Door participaram numa tour com os Cockney Rejects, será inútil dizer que os concertos resvalaram para a violência.


Kidz Next Door- Kidz Next Door

Um comentário:

Anônimo disse...

Este é simplesmente um great great record. Adorei!!!

ABC

M.Cobretti