quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Gume, o Oi! da terra dos Mouros


Acaba de sair o EP de estreia de um novo grupo, Gume, projecto musical que tem por principal influência o Oi! (especialmente o Oi! Francês), embora estejam patentes mais influências na sonoridade dos Gume, Punk-rock ou mesmo o post-punk. O prato forte é sem dúvida o som das ruas, neste caso de Lisboa, fonte de inspiração para as letras, que tornam o registo dos Gume em algo de épico. O ep "Lisboa", está repartido por 3 temas, lado A, "Lisboa" o tema mais fortificado de todo EP, uma música que tem todos os ingredientes para se tornar num hino, a música acaba num estilo mais Morricone, influências do cinema spaghetti western.

No lado oposto da rodela, estão duas músicas que tem como principal aliado o saxofone, "Rumores" e "Somo nós", para mim esta ultima música é o ponto alto do disco, uma faixa onde o ritmo tribal vai-se revezando com um som mais urbano e denso, o saxofone está muito bem enraizado na música, fazendo com que a melodia seja de fácil encaixe.

O Ep tem uma tiragem de 300 cópias, com 3 edições diferentes, com 3 capas diferentes e com alguns extras (fotos...), já saíram as primeiras 100 cópias, e pelo que sei já estão a esgotar.
O disco que tem a recomendação do Blog "Rock no Liceu". (4/5)
Fico à espera do segundo capítulo dos Gume.

http://www.myspace.com/gumelx

Nenhum comentário: