quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nevermind the Sex Pistols, here's Satan's Rats


Já se sabe que Inglaterra foi um dos berços do Punk, e não foi só nas grandes urbes que nasceram bandas Punk, a epidemia "Punk" alastrou por todos os recantos da ilha. E numa humilde cidade de nome Evesham, aparecem uns tais de "Satan's Rats", já com os ouvidos impregnados de punk rock/garage e aliciados por bandas como os The Damned, The Clash ou mesmo os Sex Pistols, os Satan's Rats avançam para a composição de originais.

Passados dois concertos gravam a primeira demo, no mesmo ano de 1977 tocam no primeiro festival punk em Birmingham, para depois assinarem um contrato com a editora DJM (editora do Elton John). No mesmo ano e para marcar presença no movimento Punk, editam o primeiro 45 rotações, "In my love for You" com produção de Rikki Sylvan (companheiro de editora dos Satan's Rats). Nesse mesmo ano de 1977 gravam o segundo single "Year of the Rats" com a produção a cargo do mesmo Rikki Sylvan, de destacar o lado B do single, "Louise" pura pérola de punk-rock com laivos de garage, malha que cola-se que nem mel aos ouvidos. Um exemplo em que o lado secundário (entenda-se lado B) é superior ao lado principal do disco.

Em 1978 os Satan's Rats continuam a sua jornada pelo universo do Rock'n'roll, com concertos em que abriam para as grandes bandas, ponto alto, foi o concerto com os Sex Pistols em Wolverhampton, com direito a encore. Um dado curioso, é que um dos actos de promoção do terceiro single "You make me sick", foi um anúncio no jornal NME em que dizia "Never mind the Sex Pistols, here's Satan's Rats", uma pequena provocação.

O terceiro single "Years of the Rats", teve na produção o Vic Maile (produtor dos Dr. Feelgood) e por insistência do produtor, os Satan's Rats vêem-se "obrigados" a regravar a música "Louise" e a colocar outra vez a música no lado B.


Mas o tempo passava e o sucesso não batia à porta dos Satan's Rats, era tempo de mudanças, sai o vocalista Paul Rencher e entra uma rapariga de seu nome Wendy Wu, e senão bastasse o grupo passa a ter outra designação, "The Photos". Com uma nova imagem, mais limpa e um som mais cristalino, powerpop/new wave, foi altura para receber os louros de um efémero sucesso com os The Photos.




Satan's Rats - Louise




Satan's Rats - Lady is a tramp

Nenhum comentário: