segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O antes do Punk, Pub-rock e afins







A publicação de hoje é uma pequena retrospectiva das edições em Portugal de bandas cujo seu domínio andava muito pelo Pub-rock. O pub-rock é por muitos considerado uma das alavancas para o surgimento do Punk-rock.


Portugal criou um certo fervor em volta do pub-rock, com concertos de bandas estrangeiras, os Dr. Feelgood chegaram a vir 2 vezes(os DF chegaram a dizer numa entrevista, que tiveram algum receio em vir tocar a Portugal devido a possíveis desacatos), os Blues Band uma vez, os Pirates com um concerto caótico onde a primeira parte esteve a cargo de Jorge Palma(JP sofreu nesse concerto, o arremesso de todo tipo de objectos, incluso sacos com urina), Wilko Johnson 2 vezes a solo e uma a acompanhar o Ian Dury.
Também houve agitação local com os Go Graal Blues Band, o maior nome do pub-rock português, outras bandas tentaram seguir o rasto dos GGBB, os Tânger, que editaram um único single que resultou num fracasso de vendas, Sui Generis editaram um único single e uma cassette-album em 1982, só para dar uns exemplos.


A nível de discos(Lp e singles) editados em Portugal, houve muito pub-rock e para todos os gostos, para isso ajudou a distribuição de editoras como a Stiff Records, Chiswick, Sonet, em Portugal.
Algumas das bandas que foram editadas, Dr Feelgood, Little Bob Story(França), Blues Band, Wilkon Johnson & The Solid Senders, Nine Below Zero, Chris Spedding, Fabulous Poodles, Herman Brood his Wild Romance(Holanda), Ducks Deluxe, Bijou(França), Mickey Jupp, Sniff'n Tears, Kursaal Flyers, colectanea Southend Rock.

Nenhum comentário: