quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eddie Hot Rods, ser ou não ser Punk, eis a questão.






Decerto que já todos estamos fartos de ouvir as bandas rejeitarem influências, catalogações com x e com y, etc... é algo que se percebe, os Eddie Hot Rods foram uma banda que nunca se assumiu como Punk, chegando mesmo a evitar até certo ponto a ligação ao Punk.






Se esse associação foi benefica para os EHR, só eles podem responder, na minha modesta opinião, foi o Punk que catapultou a banda para uma exposição que dificilmente teriam se tivessem ficado pela tribo do Pub-rock.





Aliás aconteceu algo de inédito com os EHR em 1977 foram nomeados pelo NME com uma das bandas mais promissoras na categoria Punk e na categoria Pub-rock.
E falando em 1977, um dos anos mais importantes de toda a história da música, foi um ano bastante activo para os EHR, onde editaram o seu segundo album "Life on the Line" e uma mão cheia de singles.





Vou focar-me no album, "Life on the Line", começando por dizer, que é o "maior" album dos EHR, um disco encorpado, sem grandes desvios, onde a matriz continuava a ser o r&b rock n roll, músicas como "The Beginning Of The End" e "We sing..the cross", são um bom exemplo para entender as raizes dos EHR.


"Ignore them"







"Life on the Line" não se fica só pelo Pub-rock, é um disco que se move com grande destreza dentro do Punk em "Ignore them" e "Life on the Line", se calhar o melhor é dizer pub-rock "disfarçado" de Punk-rock.


"Don't believe your eyes"








Mas além do Punk, também há powerpop de primeira categoria, em "Don't Believe in your eyes" e "Quit Town", duas soberbas faixas, não esquecendo o hit "Do anything you wanna do", palavras para quê, uma daquelas músicas que todos deviam conhecer.






Os Eddie Hot Rods ficam ligados a história do Punk em Portugal, porque foram a primeira banda estrangeira a tocar em Portugal, já lá vão quase 33 anos, foi em 1978, altura em que saiu o album "Life on the Line" cá no burgo, como o devido atraso de 1 ano, o normal.





Para os cromos do vinil, o único aspecto de interesse da edição Portuguesa, é que não é em gatefold sleeve, como as restantes edições dos outros países.






Por fim de referir que 2011 é o ano em que os EHR comemoram os seus 35 anos de carreira, e para festejar, nada melhor que uma tour pela Europa, já têem várias datas marcas, ah claro Portugal não faz parte do roteiro dos EHR, para variar.

2 comentários:

Nelson disse...

Mestre não consigo ver os videos de EHR.

Merton disse...

problema já está resolvido.