sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

uma Rockalhada à Portuguesa

É certo que o natal já passou, mas como diz o velho ditado "o natal é quando o homem quiser" e hoje é dia de presentear todos os curiosos do rock Português com um achado arqueológico, desta vez não é um disco mas sim uma cassete áudio. Cassete áudio algo que nos dias hoje carrega o rótulo de obsoleto, pese embora esta cassete ter algo de especial, além de ser uma edição única, só existe neste formato, as 4 bandas que surgem, nunca editaram nada em outro formato, excepção vai para os Sui Generis que viram os dois temas presentes nesta compilação serem editados num single em vinil.


A cassete foi editada em 1982 pela Discossete, em pleno boom do rock, embora não tenha sido caso único no que toca a edições exclusivas em formato cassete,  já que na mesma altura também foi lançada a cassete/álbum da banda Sui Generis. Com uma capa um pouco tosca, o bom gosto foi coisa que nunca imperou no design de capas durante o período boom rock, abstenho-me de comentar o título da cassete "Burro da Pesada" (ahahahah).


 Em relação ao conteúdo da cassete, temos altos e baixos, os pontos altos vão sem dúvida para os Vodkas, praticantes de um nwobhm meio apuncalhado, basta por os ouvidos no tema "Eles andam a solta", para notar isso. O outro tema não tem o feeling do anterior, mas também não compromete, nwobhm corrido. Se os dois temas dos "Os Vodkas" tivessem sido editado em single, acho que tínhamos uma pérola cobiçada pelos coleccionadores.
Os Globo Sounds, tocavam um roquinho sem sal, com os teclados da praxe e a guitarrinha sem chama. Os Sui Generis com o seu Pub-rock mantém o nível, já o Jorge Humberto, é o parente pobre da cassete, com o seu rock/ska de baile.

Colaboração (foto/audio): André Carneiro

Os Vodkas

 Globo Sounds

2 comentários:

Unknown disse...

Boas!

Essa faixa "eles andam á solta" até é um belo malhete, fez-me lembrar os BARRIKADA de Espanha, que foram contemporâneos de OS VOKCAS.

Kisses,

Nelson

Marion Cobretti disse...

Boa discoberta, o tema dos Vodkas é muito cool.

abc

Marion Cobretti