segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Corpo Diplomático , A Festa , 1979




Corpo Diplomático - "A Festa do Bruno " , 1979 , 7" , Nova , download


Já todos nos sabemos que o inicio do movimento Punk em Portugal , teve uma fraca adesão por parte do público , das rádios , das editoras , dos promotores de espectáculos. Num ambiente um quanto "hostil" , aparece uma banda que fazia questão de provocar , intitulavam-se de Punks , e tinham o nome de "Faíscas". Com uma passagem meteórica pelo universo musical português , os Faíscas "perecem" no ano de 1979. Sem nunca terem prensado a sua música numa rodela de vinil , os Faíscas deixam a sua marca e o seu suor nos palcos.


Mas a vontade de fazer música era muita e no mesmo ano aparecem os "Corpo Diplomático" , com praticamente o mesmo line-up dos Faíscas e com mais três elementos.


Praticantes de uma new wave e post punk fora do vulgar , pelo menos em Portugal. Os CD gravam o single "A Festa" , que servia de engodo para o LP "Musica Moderna" , que seria editado logo a seguir. A dar corpo ao single estão duas músicas , que musicalmente são opostas uma a outra , se no lado A , "A Festa do Bruno" , temos uma new wave bastante vigorosa e convincente , no lado oposto temos uma música com contornos experimentais , "Engrenagem" , é um original José Mário Branco , completamente transfigurado pelos CD , aconselhável a ouvidos temerários.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Meninos do Coro - Revolta no Zoo , PowerPop Pub-rock



Meninos do Coro - Revolta no Zoo , 7" , 1982 , Movieplay , download


Meninos do Coro , banda formada por ex. membros dos Speeds , continuaram com a sonoridade Pub-Rock , mas sem a intensidade e a chama dos Speeds. Um single mais comercial , quer a nível sonoro quer a nível de letras.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Street Kids - Hospital Report , 1981 , Synth PowerPop



Street Kids - Hospital Report , 1981 , 7" , Vadeca , download



Segundo single dos Street Kids e o ponto alto da sua discografia , tudo por culpa de uma música , "Super wen" , uma música de índole new wave , mas com o power do powerpop e com uns sintetizadores a servir de exemplo à restante comitiva do rock português (tal mal tratados foram os sintetizadores nessa época em Portugal).


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Homenagem , Stuart Adamson (1958-2001)



Este post serve de homenagem a Stuart Adamson , um dos grandes guitarristas da sua geração. Fundou em 1977 os Skids , uma das bandas punk escocesa de nomeada. Depois de abandonar os Skids , Adamson formou os Big Country , banda bastante influenciada pelo som celta , a banda alcança algum sucesso , com singles fortes como "In a big country" de 1983. Stuart Adamson continuou nos Big Country até 1999. Em 16 de Dezembro de 2001 , Adamson é encontrado morto num quarto de hotel.
De relembrar que os Skids chegaram a tocar em Portugal , em 1980 no 1º Festival Cascais Rock , juntamente com os 999 , Tourists , Original Mirrors , UHF e os Panchito Hi-Rockers. Pode-se ler um relato interessante sobre a passagem dos Skids por portugal , aqui

English Boys , a new wave no seu pior.







English Boys , mais uma obscuridade do universo New wave/PowerPop. Com um album "On the Edge" de 1981 , editado pela RedBus , onde o efeito "new wave-powerpop" nos ouvidos é quase nulo , concluindo , um disco sem importancia no panorama Powerpop.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Tilt , a vida é só bolinhas de sabão


Tilt - Bolinhas de sabão / Passatempo , 7" , 1981 , Roda Rock , Download


Eis a altura de falar de uma das grandes bandas portuguesas , os portuenses , Tilt , para quem não conhece os Tilt poderá pensar que foi mais uma das muitas bandas sem interesse a emergir do famigerado Boom do rock português. Ai se enganam , porque os Tilt foram uma banda onde o rock da rua circulava pelas veias , com letras directas e sem nenhum tipo pejo ( bolinhas de sabão é disso exemplo , ou a malha "Neste País" do primeiro single). Também havia lugar para a diversão , basta escutar a música "Passatempo".


Os Tilt deixam como legado histórico 3 singles e um mini-Lp , dois dos singles são essenciais para quem goste de punk rock.




domingo, 14 de dezembro de 2008

Guilty Razors , o punk laminado


Guilty Razors , banda Punk formada pelos irmãos Tristan (vocalista) e Perez (guitarra) de origem Espanhola. Os Guilty Razors fizeram parte da primeira leva do Punk francês , tendo sido uma das grandes apostas do Punk francês , cedo ficaram na gaveta da major Polydor. Com o único single a ser editado em 1978 "Idon't wanna be a rich" , não chegou para que os Guilty Razors vingam-se no mundo da música , sendo o single retirado do mercado pela Polydor.




Ainda chegaram a ser alvo da atenção dos média , com a participação num programa/concurso musical da televisão francesa , existem imagens das actuações dos guilty razors nesse programa de tv. Mas foi preciso mais de duas décadas para o reconhecimento merecido a umas das grandes bandas do Punk francês , e porque não dizer do Punk europeu.

Pela mão da editora seventeen , o single homonimo , foi reeditado em vinil e em CD , e o album que nunca tinha visto a luz do dia por recusa da editora da altura a Polydor é editado pela mesma editora Seventeen.

Mas os ecos do que se passava em França por alturas do Punk chegaram a este cantinho onde nada se passava , uma noticia da revista Musica & Som , em que o Antonio Sergio escreve um pequeno texto sobre os Guilty Razors , respectivo texto está anexado a este post.

Como curiosidade , o single "I don't wanna be a rich" conta com a participação da banda punk inglesa The Slits.







Guilty Razors - Provocate mp3

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Go Graal Blues Band - Touch me Now , 1981 , Punk R&B

Go Graal Blues band - Touch me Now / Lay Down , 7" , 1981 , RCS , Pub-rock Punk
download

O único single de sucesso da editora RCS , single um pouco surpreendente , em que o pub rock se confunde com o punk rock nas duas faces do single. Se o tema que dá titulo ao single , começa num tom de balada , com a voz rouca de Gonzo a dar um tom rude a uma balada que deveria ser tudo menos agressiva , à voz crua de Gonzo junta-se a guitarra frenética de Allain nuns soberbos dois minutos onde a guitarra atinge todos máximos de velocidade admitidos pelos códigos do Pub-rock. No lado B do single , Lay Down , nem permite pensar duas vezes , isto é mesmo Dr Feelgood apunkalhado , ou melhor , uns Eddie Hot Rods de Lisboa e arredores.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tributo aos Crise Total


A editora Subsoundz lançam o desafio às bandas portuguesas para participarem no tributo aos Crise Total. Para mais pormenores , aceder ao myspace www.myspace.com/manoloxines ou o email, smoothal@fsmail.net

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Joe Jackson , entrevista , 4-5-1980







Entrevista de Joe Jackson , por ocasião da sua primeira visita a Portugal em 1980 , uma entrevista em tom provocante, a lêr. Passados 23 anos Joe Jackson voltou a Portugal e tocou para uma Aula Magna repleta , com um começo contagiante ao som de "one more time" , para depois amainar, com Joe Jackson ir para o piano e a dispensar o resto da banda , mesmo assim não deixou de ter sido um concerto interessante.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cartaz ,The son of Stiff-Tour 1980 , Portugal


Cartaz alusivo a tournee da Stiff Records por Portugal , para saber mais sobre o concerto , aqui

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exploited , houve Punk em Cacilhas , 13-11-2008





O regresso aguardado dos Exploited a Portugal não defraudou as expectativas de quem os foi ver. Com lotação quase esgotada (talvez mais de 200 pessoas) , o concerto primou pela excelente empatia entre a banda e o público , a ajudar esteve a proximidade do palco com publico (sem nenhum tipo de barreiras). A interacção entre a banda e público foi muito boa , com o publico a corresponder em plenos pulmões aos refrões das músicas dos Exploited , também houve lugar a musicas pedidas (houve quem pedisse a malha "Sid Vicious was innocent" , pedido esse que não foi correspondido). O começo não poderia ser outro senão com a música "Let's start a war" , a partir dai foi um disparar de clássicos , com momentos de completa loucura , "Cops Cars" , "Beat the bastards" , "USA" , "I believe in anarchy" e claro o clássico "Punk's not dead" entre muitas outras músicas.





Antes dos Exploited tocaram os Subcaos , com o seu crust metalizado , uma actuação coesa e intensa dos veteranos do Crust tuga.


Para rematar , um excelente concerto , e que venham mais concertos destes , que o povo agradece.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

The Chords , em Leon-Espanha , Purple Weekend



Uma excelente noticia para todos apreciadores do Mod revival , os The Chords vão tocar no Purple Weekend , dia 6 de Dezembro em Leon , Espanha.

Segue-se o resto das bandas que iram tocar no PW de 5 a 7 de Dezembro , destaque para a banda Los Negativos , banda Mod revival espanhola dos anos 80 , Graham Day & The Gaolers (ex membro dos The Prisoners) , The Fuzztones , The Madd Mark & the Spies , Eddie Floyd , Lori Meyers , The Outsiders , Tahiti 80 , Hollywood Sinners , Carrots , Les Bof , Fred Leslie's Choo Choo Missing Link , Los Coronas , The Moog , Thee Attacks

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Speeds , the finest Punk made in Portugal







Os Speeds uma das poucas bandas do boom do rock dos anos 80 a tocar Punk , com dois singles lançados no mesmo ano , 1980 , o primeiro "Today is not a good day" , onde o som punk se misturava com o pubrock mod. O segundo single "She's Gonna Leave me" o som é punk garage.

domingo, 26 de outubro de 2008

Sid Vicious na TV Cabo , canal 18 , 22 horas, Documentário , Domingo 26 Outubro



No dia 26 Outubro , Domingo , no canal Infinito (canal 18) da Tv Cabo , vai ser exibido um documentário que retrata os últimos dias de Sid Vicious , "Final 24" , haverá duas exibições no mesmo dia , uma às 15 horas e outra as 22 horas , a confirmar na programação da Tv Cabo http://www.tvcabo.pt/Televisao/ListaProgramas.aspx?cat=&channelSigla=Inf&dia=4&package=9
fica um excerto do documentário


sábado, 25 de outubro de 2008

Concerto Punk , Domingo 26 , estreia dos The Levities


Amanhã dia 26 de Outubro na CASA DE LAFÕES - Rua da Madalena, nº 199, Lisboa , Metro -Rossio , começo 18 h , entrada - 5 euros


Bandas : Rat city Riot (US) ; Reltih ; Radio 99 , The Levities

sábado, 18 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Novidades Mod , loja Two Tone e festa Vespa Gang



A Two Tone Store, loja identificada com a cena modernista/scooterista em Almada, apresentou há dias o seu blog. Meio de divulgação dos produtos disponíveis na loja e não só. Neste novo espaço comercial podes encontar as seguintes marcas (roupa, música, etc): Ben Sherman, Fred Perry, Lambretta, Warrior, Jump The Gun, Resina/Mad, Jah Spirit, Coisas com História, Tela Bags, Lollipops, Lambretta Watches, Vespa, Taschen, Detour Records, Captain Oi! e Elefant Records. Para os apreciadores de musica foi criado um espaço com Cd's, Vinil e Dvd's, novos e em 2ª mão. Os estilos que ali podes encontrar são muito variados: Jazz, Pop, Indie, Rock, Ska, Power Pop / Mod, Dub / Rock Steady / Reggae, Punk / New Wave e Post-Punk. http://www.twotonestore.blogspot.com/


Amanhã sábado 18 Outubro , festa mod , Vespa Gang no Europa , 3 euros , cais sodre - Europa , 24 h.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pearl Harbour , em cascais 1981 , "a esquecida"


Quando se fala do concerto de cascais de 30-4-1981 , fala-se dos Clash , e as vezes dos Taxi , mas da Pearl Harbour pouco ou nada.
Mas Pearl Harbour bem pode agradecer aos Clash o facto de ter estado em tournee pela Europa , incluindo Portugal , tal era a indiferença por parte da editora que suportava Pearl Harbour. Mas com o alto patrocínio dos Clash , foram os Clash que pagaram o cachet a Pearl Harbour , já que a sua editora pouco ou nada se interessava pela evolução da sua carreira musical.


O disco homónimo de Pearl Harbour and the Explosions "Don’t Follow Me, I’m Lost Too" de 1981 chegou a ser lançado no mercado nacional. O disco exalava um rock n roll revival (vulgo rockabilly) misturado com a new wave da época , o disco foi produzido por Mickey Gallager (teclista dos Ian Dury e durante uns tempos o 5º elemento dos Clash por altura do London Calling , também encarregue das teclas).


Ficam as fotos do concerto de Cascais.

Ps: aviso à navegação , está disponível para pilhagem um dos melhores albuns de punk rock dos últimos anos , a banda já é velhinha e finou em 1981 , mas não deixa de ser uma das melhores bandas punk de inglaterra , daquelas que editaram 1 ou 2 singles em vida , o album está aqui para duwnloud , e um blog tuga da especialidade já falou deles aqui
Here comes the Night !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lene Lovich , 2008 , o regresso , a desilusão.



O último dia do Drop Dead Festival prometia , com Lene Lovich a encabeçar o cartaz , e com mais 6 bandas , com lotação quase esgotada.







Mas no que toca a Lene Lovich , o concerto foi paupérrimo , apenas acompanhada pelo seu parceiro Les Chappel (que ora tocava teclados ora tocava guitarra) , foi num registo quase semi-acústico que se desenrolou a actuação de Lene Lovich , o momento alto do concerto deu-se com a música "Angels". Um momento peculiar ocorreu quando Lene Lovich dá por terminado o concerto , dando origem a exaltação de uma "fã"que subiu ao palco (o que veio agitar um pouco o concerto , tal foi a calmaria do concerto) e pediu "pessoalmente" a música "Lucky Number". E Lene Lovich volta para o encore , tocando a musica pedida "Lucky Number".



Para salvar a noite estiver os tugas Les Baton Rouge , com o seu punk , houve agitação na linha da frente com algum Pogo , para ajudar a festa estiveram as malhas de serviço , "Chloe Yurtz" , "Maria Lamas" ...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lene Lovich , de volta a Portugal , 12 Outubro , Lisboa































Lili-Marlene Premilovich (ou melhor Lene Lovich) está de volta aos palcos portugueses depois de uma passagem por Portugal em 1980 , em duas datas uma em Cascais e outra no Porto , com a primeira parte encarregue aos Aqui d'el Rock . Lene Lovich um dos nomes incontornaveis da new wave, nascida em detroit em 1949 , cedo seguiu o trilho do mundo da música. A sua carreira atinge a maioridade com o hit single "Lucky Number" que alcançou os tops por essa Europa fora , mas outras musicas fazem parte da carreira de Lene Lovich , "Bird Song" , "Angels" , "Home" ...
Lene Lovich teve algum impacto em Portugal , muitos dos seus discos e singles foram editados em Portugal , Lene Lovich fazia parte do contigente da Stiff Records (na altura talvez a editora independente mais importante).
O regresso de Lene Lovich vai ser já este fim de semana , domingo dia 12 Outubro , na sala Tuatara em Lisboa na zona de alvalade , integrada no Drop Dead Festival , vindo substituir a banda Theatre of Hate. Não sendo a primeira vez que toca no DDF , já que em 2006 , dá o seu primeiro concerto depois de um hiato de vários anos.
Para ilustrar o post , várias fotos do concerto de cascais , entrevistas e a review ao concerto.
Um dia antes no sábado tocam os Uk Decay , na sala Tuatara.

http://dropdeadfestival.com/
http://www.myspace.com/50847998 - lene lovich myspace