quinta-feira, 4 de junho de 2009

Discobertas : Rock em Stock , o disco , 1º Aniversário 1980



"Rock em Stock" um programa de rádio que ficou no éter da história do rock em Portugal. A primeira emissão do "Rock em Stock" foi em Abril de 1979 , por isso este ano cumpre-se os 30 anos do programa. Um programa que tinha como timoneiro , Luís Filipe Barros (que tinha como epíteto , o "Berros") , foi um programa de rádio que conseguiu fidelizar muitos ouvintes , sequiosos por novidades musicais de lá de fora. Foi um programa de rádio que iniciou muita gente em estilos de musicas diversos , tais como , a new wave , o pub rock , o nwobhm .


O top do rock em stock , tornou-se num barómetro importante para o mercado nacional de discos , muitos discos tinha o patrocínio do programa , com autocolantes alusivos ao programa colados nas capas dos discos. Alguns discos alcançaram algum sucesso graças ao "Rock em Stock" , exemplos , o single dos Go Graal Blues Band "Touch me now".
Outros grupos saltaram do anonimato e tiveram alguma promoção radiofónica graças ao "Rock em Stock" , exemplo , os The VIP's , que tiveram algum tempo de antena , com o single "Quarter of Moon" , sucesso moderado que permitiu a edição de um segundo single em Portugal "Thing’s aren’t used to be ".


Em 1980 foi editado um duplo Lp "Rock em Stock" , que agrupava uma boa diversidade de bandas , que iam desde o powerpop , new wave , punk , nwobhm. Este duplo lp é algo a discobrir sem falta , pois tem registos únicos editados em Portugal , Little Bo Bitch como o seu powerpop viciante , o punk firme e eficaz dos The Monks e dos Buzzcocks , new wave synth dos Reducers e dos Berlin Blondes , o post punk dos Punishment Luxury , a new wave cosmo-ética dos Craze , o nwobhm dos Iron Maiden e dos Ethel the Frog.






The Monks - Johnny B Rotten


The Buzzcocks - Harmony in Head


Reducers - Airways


Gang of Four - Damaged Goods


Punishment Luxury - Puppet Life


6 comentários:

Anônimo disse...

Punisment of luxury "puppet life" é um classico do Punk! Tenhos os albuns todos deles!!!

Parabéns pelo blog!

Cheers

Old School

Pedro Temporao disse...

Que maravilha os Vip's!!
Ainda hoje soa tão bem.

Nuno disse...

Não se arranja nada de "Wire" uma das melhores bandas punk dos idos anos 70? Tinham um "baixo" demolidor!

Anônimo disse...

Sobre os Wire é engraçado. Lembro-me deste rapaz, o Nuno, adorar, na altura duas performers musicais que estavam noutra onda. A Gloria Gaynor e as Sister Sledge. Lembro-me de que o seu filme musical favorito era o Saturday Night Fever. Mas mudam-se os tempos, mudam-se os gostos. Posso estar enganado.

ordep disse...

A RC foi mesmo uma lufada de ar fresco no nosso éter.

Curioso que encontrei no site under-review uma capa da Gabriela Schaaf com um autocolante da Grafonola Ideal que também era da RC mas penso que apenas em Onda Média. Apenas diz Grafonola mas penso que diz respeito ao programa. O disco


http://underrrreview.blogspot.com/search?q=schaaf

O disco dos Pizzo Lizzo também refere a Grafonola Ideal na contracapa.

Nuno disse...

Pronto, c'um catano fui desmascarado... estes gajos que eram fans dos Village People, Bee Gees, e Patrick "born to be alive" Hernandez, são terríveis... 'tou-te
a ver ó Álvaro... a propósito, ainda tens a discografia completa dos Boney M ???
Manda sempre, punk's not dead... 1 abraço.