quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ShellShock Rock , Punk Rock em directo , 1978

Shellshock Rock , é um documentário filme de 1978 , que ilustra bem o começo do punk rock na Irlanda do Norte .
Há quem meta o punk rock do Ulster no mesmo saco do Punk Inglês , mas existem algumas diferenças , basta ouvir bandas como os Protex , Outcasts , Victim , Undertones para detectar as diferenças. O Punk do Ulster tem uma melódia próxima do rock'n roll americano dos anos 50/60.
O documentário tem momentos antologicos , desde a cena na loja Good Vibrations , onde Terry Hooley , (o dono da loja e da editora) põe a tocar o single dos Rudi "Big Time" (o primeiro registo a sair das mãos da Good Vibrations) , outra sequencia do documentário , são as entrevistas de rua (desde os velhinhos a falarem de Punk até aos putos a dizerem que gostam dos Boomtown Rats) , onde aparecem os Idiots na rua (ao som da cover dos anos 50 "Teenager in Love" gravada pelos próprios Idiots) , e muito mais à para ver.







Parte 1




Parte 2



Parte 3




Parte 4




Parte 5




Parte 6


3 comentários:

Hercules disse...

Boas,

É sem dúvida alguma um grande documentário que merece ser visto!
O Punk no "Ulster" diz-me muito, é difícil eleger uma banda!
No passado, numa festa Punk77 realizada no Porto, passei a maior parte das bandas dessa "região".
Já agora aconselho aos mais desatentos o cd Good vibrations the punk singles collection da Anagram Records.
Mais um excelente tópico de um blog 5estrelas!

Um abraço.

Merton disse...

Porreiro saber que há mais um fã do ulster punk , com essa ementa sonora a festa no Porto deve ter corrido bem.
Concordo que escolher a melhor banda do Ulster é tarefa complicada , 80% das bandas são do melhor que o punk já viu e ouviu , claro que muitos dirão que os Undertones e os Stiff Little Fingers são o expoente maximo do punk norte irlandês. Mas não se pode esquecer bandas seminais , como os Outcasts , Rudi , Protex , Moondogs , Victim , Defects e por ai fora.
Outro documento video essencial , é o concerto dos The Outcasts em Belfast , na altura que os Outcasts estavam no pico da sua carreira , bastava ver o inicio do video , o magote de punks (quase tudo chavalada) à porta da sala de concerto. Outro pormenor é o senhor John Peel fazer a apresentação dos Outcasts para a audiência , fica o link , por acaso tenho sorte de ter o concerto completo (ainda da altura da cassete de video) , no you tube só lá está umas quantas malhas do concerto.

http://www.youtube.com/watch?v=a4XD7xotu8M&feature=related

Para além do Cd Good Vibrations , que é essencial , aconselho ao pessoal do vinil os dois volumes da serie "Bloodstains across Northern Ireland" , ai pode-se ouvir os P45 , demos dos Tearjerkers , Ex Producers etc...

cheers

Merton disse...

agora vendo no you tube , os Shame Academy (pessoal dos Outcasts e dos Rudi) a tocar no Rebellion 2008 , ehehehe , a parte em que acabam a "Self conscious over you" e começa a "Time to be proud" o gajo que está a filmar começa no pogo , ahahhahahaha , genial. fica aqui o video:

http://www.youtube.com/watch?v=8q0zEa06IjE